NOVOS BRASILEIROS NA ACADEMIA DE HOLLYWOOD + LIMA DUARTE + NOVO FILME DE MARCOS PRADO

+ 819 NOVOS INTEGRANTES DA ACADEMIA DE HOLLYWOOD (SEIS BRASILEIROS) + LIMA DUARTE

+ FILME DE MARCOS PRADO: ‘MACABRO’ estreia no Belas Artes Drive-In + GABO + FLORESTAN 100 + PAULO ARANTES (JACOBIN)

+ OS CAVALEIROS DA TAVOLA QUADRADA (TV 247) + TVT + DOIS FILMES ALICE GUY-BLACHÉ + OLGA “MULHERES DE RAZIAN” PRYOBSKAYA + CINEMA RUSSO E SOVIETICO

+ GREG NEWS + LUGAR

DE FALA (RACISMO ESTRUTURAL): CLAUDIO JORGE + VENCEDORES DO PLATINO (NA REVISTA DE CINEMA)

+ ‘MACABRO’, DE MARCOS PRADO,
estreia no Belas Artes Drive-In

** Uma pergunta:
será que essas sessões

especiais, do
Festival Espaço Itau on-line

e do Belas Artes à la
Carte valerão como “lançamento” para concorrer ao Oscar?

*ENTREVISTAS à TV 247:
. De Tata Amaral
. De André Klotzel

+ NA REVISTA DE CINEMA:
NOVOS BRASILEIROS
NA ACADEMIA DO OSCAR

http://revistadecinema.com.br/2020/07/seis-brasileiros-na-academia-do-oscar/

***** CPC-UMES:
****Novos DVDs: último lançamento – “Andrei Rublev”, de Tarkovski ***** Podcast sobre cinema russo e soviético: duas erratas: eu disse que: 1. O livro de Salvyano Cavalcanti de Paiva
(o da inusitada parceria com Pudovkin) abordava o cinema das 15 repúblicas soviéticas (na verdade são as repúblicas do Leste Europeu) e 2. Ana Carolina e Larisa Sheptiko teriam integrado, juntas, júri em Berlim. Creio que estiveram juntas em festival nos EUA (não é Marcus Mello????) – Quando o podcast foi gravado, em 25 de maio, eu ainda não tinha lido o livro de Wandyr Villar sobre “Salvyano”. Quanto ao livro “Salvyano-Pudovkin” já o adquiri, há 20 dias, mas a Estante Virtual ainda não me entregou… Houve uma complicação que não sei explicar bem….

***CINEMA SOVIETICO E RUSSO EM
podcast CPC-UMES – ENDEREÇO ABAIXO

Link específico do programa (assistam, caso se
interessem, sem as hilárias legendas):
https://bit.ly/3dJXkAu

+ CURTA GABO
* CEM ANOS DE SOLIDÃO
Uma produção venezuelana, creio, em parceria com a Fundação do Novo Periodismo Latino-Americano (sediada em Cartagena de Indias). Com Ricardo Darín, Alice Braga, Leo Sbaraglia, Dolores Heredia e muitos outros…

+ EDUARDO COUTINHO:
A Vila das Artes, de Fortaleza, promoveu laive com Beth Formaggini, Consuelo Lins e Carlos Alberto Mattos, moderada por Kamile (acertei?). Assisti e recomendo.

** LIMA DUARTE E A EDUCAÇÃO:
Semanas atrás, um amigo colocou post no facebook com críticas pesadas ao ator Lima Duarte, que dera entrevista “execrável” a Bial (TV Globo). Só recentemente pude assistir à conversa. Nela, Lima repete o que diz há muito tempo: que “Lula de ignorante e cultor satisfeito de sua ignorância“. O resto do papo foi delicioso, com Lima contando histórias como só ele sabe contar. Todo mundo sabe que o “Zeca Diabo-Sinhozinho Malta-Sargento Getúlio” vem do Teatro de Arena e tem ligação histórica com a turma do velho Partidão. A turma que, mais tarde, agregar-se-ia aos tucanos e excerceria cargos, em especial na área da Cultura (seja em municípios, estados ou na Federação). Direito pleno dele de aproximar-se da força política que fosse (seja) de sua escolha. ***Marilena Chaui costuma dizer que a inteligência de Lula impressiona, pois sendo ele um homem de pouco estudo escolar, mostra que aprendeu muito ao longo da vida. Uma inteligência intuitiva e afetiva. Lima tem direito de achar que o petista é homem de poucas letras (pois é mesmo: não chegou nem ao segundo grau). Só não pode dizer que Lula cultiva a ignorância. Como é que um presidente que manteve, por 8 anos, o mesmo ministro da Educação (Fernando Haddad, professor da USP) e criou mais de 15 universidades federais (a do ABC, a de Foz do Iguaçu, com ênfase na América Latina, a Afrolusobrasileira, no Ceará, a do Recôncavo da Bahia, etc, etc) e o Prouni, pode ser um cultor da ignorância???? Prá encurtar: entre Haddad e Bozo, Lima Duarte escolheu Haddad. ****E — que transtorno desesperador — em ano e meio de governo, bozo teve três titulares no MEC. Dois destrutivos e um que faltou com a verdade de forma muito grave… (Por falar em universidade, um registro: colunistas respeitados de
nossa imprensa não sabem que Mestrado exige dissertação e Doutorado, tese!!!)…

+ DODÔ AZEVEDO:
Belíssimo artigo desse articulista afro-brasileiro,
hoje (01-07-20), na Folha. Para ler e reler. Sobre o
ministro (MEC) que “descobriu” tardiamente
sua negritude.

***OLGA “PRYOBSKAYA” (simplificando!)
* AS MULHERES DE RIZIAN (1927)
(A ALDEIA DO PECADO)
Ontem dediquei minha tarde inteira a presenciar (virtualmente) a defesa de tese de doutorado de aluna de Sheila Schvarzman e a assistir ao filme mais famoso de Olga Pryobskaya (diretora de obras infantis e desse belo melodrama, realizado em 1927: na era muda, portanto). Não assistia a uma defesa de tese há milênios. A última foi presencialmente, na UnB, quando uma conhecida (Kilma Pinheiro) estudou o “Mundo Castanho” de Ariano Suassuna. ****Olga, a pioneira: Doutoranda, orientadora e “examinadoras”: quatro mulheres. Achei incrível. Não li, claro, a tese, debatida com vagar e minúcias pela banca, mas parece que a aluna da Sheila tem em mãos um trabalho que, reelaborado, pode resultar em importante livro sobre esta pioneira do cinema russo (Olga, que era atriz, estreou na direção em 1913). Ela e a documentarista-montadora Esfir (Esther) Shub são, portanto, as duas grandes pioneiras do cinema feminino no Leste Europeu. Sheila levantou a hipótese de que Olga seja, inclusive, pioneira do cinema educativo (tema que a professora conhece muito bem, pois estudou o trabalho de Humberto Mauro no INCE, tema de um livro notável).

*”VA PENSIERO”, DA ÓPERA
NABUCO (VERDI):
Ontem, em O Globo, um articulista escreveu texto maravilhoso sobre a ária “Va Pensiero”, de Verdi, que, apresentada em concerto regido por Riccardo Mutti — na presença de Berlusconi, então primeiro-ministro da Itália — resultou em magnífico protesto artístico-político. Li o texto de manhanzinha. À tarde, Paulo Betti me mandou mensagem dizendo que estava muito tocado com o que vira. Depois Zanin veio me dizer o mesmo. O registro digital, de oito ou nove minutos, garantem todos, é arrebatador. Assistamos!!! Ah, isto foi feito — esse protesto operístico — no momento em que o Governo Berlusconi perseguia os artistas!!!! (Igual a um país que conhecemos tanto)!!!!

****Premiado filme brasileiro
‘MACABRO’, DE MARCOS PRADO,

estreia no Belas Artes Drive-In

  • 28/07 – Terça às 21h00

    30/07 – Quinta às 18h00

    31/07 – Sexta às 23h00

    01/08 – Sábado às 20h30

    Local: Belas Artes Drive-In – Memorial da

    América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru, s/no. – Portão 2

    Ingressos: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

    Capacidade para 100 carros por sessão

    Mais informações e ingressos: https://www.cinebelasartes.com.br/drive-in/