*PRIMEIRO DISCO DE CLAUDIO JORGE Disponível no espaço digital. Assistam também ao podcast dele, sobre Aldir Blanc, que foi seu parceiro em duas composições.
+ EDITORA da UnB: “MUITOS ESCRAVOS…”LIVRO DE SEXTA”
+ Ótima capa da Ilustrada sobre “live” da cantora Teresa Cristina + Filmes aguleses recentes no Fest Varilux e no Festival Meu Filme Francês (gratuitos) – ON LINE
+ Carlos Alberto Mattos faz “live” (será “live” ou outro “mecanismo”????) sobre a obra de Capô (na II Mostra de Cinema Cavídeo, que exibe “Nervos de Aço”, com a cantriz gaúcha Ana, com Arrigo Barnabé e músicos de Porto Alegre).
+ DE LEITURA obrigatória a coluna de Bernardo Mello Franco sobre Regina Du.. (Mattos sugere que se suprima o “arte” do nome de quem age com a tresloucada senhora). Hoje, em O Globo
+ NA REVISTA DE CINEMA: Morre o criador da ROLIÚDE NORDESTINA, WILLS LEAL + UMA HISTÓRIA COM JEAN-CLAUDE BERNARDET E WILLS (LIVRO E PREFÁCIO-POSFÁCIO): endereço abaixo
+ ARRIGO BARNABÉ EM “NERVOS DE AÇO” (na II Mostra Cavideo de Cinema, on line)
+ CLAUDIO JORGE
DEDICA SEU “LUGAR DE FALA” A ALDIR
BLANC (PODCAST)
+ MOSTRA
DOMINGOS OLIVEIRA NO FESTIVAL
INFFINITO ON LINE
Incluindo o inédito “Os 8 Magníficos”, no qual Fernanda Torres e Wagner Moura roubam a cena. E Du Moscovis lembra um estranho comentário de Gilberto Braga…
***GUERRA E PAZ (romance e filme): Leram o texto de Fernanda Torres sobre a leitura de GUERRA E PAZ, na capa da Ilustrada (06-05-20). ****Viram o filme soviético, versão do romance em sete horas, que Ronaldo Cunha Brito (errei??), médico e escritor (“Galileia”) considera um dos melhores filmes do mundo??? Viram A ASCENSÃO, de Larisa Sheptiko??? ******Assistiram ao belíssimo BOLA DE SEBO, do acervo CPC-UMES?????
+ ASSISTAM AO DocTV-MinC: “ALDIR BLANC – São Dois Prá Lá, Dois Prá Cá”, de três autores (muito bom, já vi duas vezes e verei a terceira: disponível no YouTube)
+ “Dilili em Paris”, animação de Ocelot, chega ao streaming
+ Belíssimo texto de Paulo Roberto Pires, sobre Aldir Blanc, em sua coluna na revista “451”.
+ FESTIVAL DE GRAMADO 2020: Encerradas as inscrições para a 48a. edição do Festival
Por Daiane Evangelista,
Da Assessoria de Imprensa
Seguem os números de filmes inscritos para o 48º Festival de Cinema de Gramado.
Evento registra 667 inscrições
entre longas e curtas para seleção.
. Gramado, 07.05.2020 — Gramado anuncia balanço dos filmes inscritos para o 48º Festival de Cinema de Gramado. No total são 667 títulos: 146 longas-metragens brasileiros (LMB), 93 longas-metragens estrangeiros (LME) e 428 curtas-metragens brasileiros (CMB) participarão da seleção. A organização comemora os resultados positivos, ainda que em um cenário desafiador. “Estamos muito contentes e otimistas com os resultados. Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual nacional. Ter recebido esse número de inscrições nos reforça a confiança para realizar o Festival”, avalia o gerente de projetos da Gramadotur, Diego Scariot.
Produções de 23 estados e do Distrito Federal marcaram presença entre os inscritos. São Paulo com 46 longas e 136 curtas, Rio de Janeiro com 30 LMB e 67 CMB, Rio Grande do Sul com 13 LMB e 55 CMB e Minas Gerais com nove LMB e 31 CMB são os estados que concentram o maior número de produções.
Entre os estrangeiros, 49 filmes são argentinos, 10 espanhóis, seis uruguaios e cinco mexicanos, mas também há produções da Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela.
Vale lembrar, que a realização do 48º Festival de Cinema de Gramado está garantida, apesar do cenário de prevenção vivido atualmente no mundo. Programado para 14 a 22 de agosto, a data ainda poderá sofrer alteração, conforme o avanço da normalidade das atividades pós pandemia. O presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento, Edson Néspolo, repete que está otimista, mas com responsabilidade. “Estamos atentos à evolução da pandemia e acompanhando as informações do Brasil e do mundo diariamente. Nossos eventos somente serão realizados com total segurança e, embora estejamos trabalhando para realizar o Festival de Cinema em agosto, não descartamos o adiamento para setembro”, informa.
Assessoria de Imprensa:
Pauta – Conexão e Conteúdo
+ Graças a Marcus Mello, tive acesso, via facebook, a duas fotos geniais de Larisa Sheptiko,a vencedora do Fest Berlim 1977, com “A Ascensão” (disponível no Sputnik Brasil – CPC-UMES, gratuitamente): numa foto, Larisa, que morreu jovem, num acidente de carro, com toda sua equipe (buscavam locações para novo filme) aparece com Agnès Vardá. Em outra, com Werner Herzog de cabeça para baixo. Ela e outro cineasta — seria Schllondorf??) o seguram pelo pé. ***Marcus me explicou que as fotos são do acervo do Festival de Teluride e que foram disponibilizadas para a série WOMEN MAKE FILM, de Mark Cousins. E este as colocou no twitter.
+ II MOSTRA CAVIDEO ON LINE APRESENTA “NERVOS DE AÇO” (LUPICINIO RODRIGUES): A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA
+ TEXTO DE FRANCISCO BOSCO NA COLUNA DO ANCELMO GOIS (reflexão sobre nossos dias) -06-05-20
+ COLUNA DE MARCELO COELHO (Folha S. Paulo, 06-05-20): vale a pena ler
***No Blog Almanakito: Depoimento de ALDIR BLANC e JOÃO BOSCO ao cineasta João Batista de Andrade sobre “O Bêbado e a Equilibrista”. Filme “Vlado, 30 Anos Depois”.