ALDIR BLANC: DocTV-MinC + CANAL BRASIL traz programação especial em homenagem
a Aldir Blanc nesta quinta, dia 7

**** FEST INFFINITO
ON LINE:

Homenagem a Domingos Oliveira reúne mais de dez filmes, um deles 100% inédito: “Os Oito Magníficos”, com Wagner Moura, Maria Ribeiro, Alexandre Nero, Matheus Solano,

Du Moskovis, entre outras e outros….

**ALDIR BLANC
Canal Brasil traz programação
especial em homenagem a Aldir
Blanc nesta quinta, dia 7.
****E assistam, no YouTube, ao belíssimo documentário “Aldir Blanc – São 2 Prá Lá 2 Prá Cá”, de três realizadores: José Roberto Morais, Alexandre R. de Carvalho e André Sampaio, este filho do maravilhoso “cangaceiro-montador” Severino Dadá. Já vi duas vezes e vou ver de novo, de tão bom que é. Com depoimentos do pai de Aldir, Guinga e muita gente boa. O depoimento de Aldir é arrebatador (a história da morte do Vargas, a relação com o o Vasco da Gama, o Salgueiro e os blocos de rua — Muda ou Sai de Cima (acertei?), com a psiquiatria, com a música, a parceria com João Bosco — João participa de conversa com o amigo — a vida de tijucano (Muda, Vila Isabel, Maracanã e cercanias da Zona Norte), a censura ao “Almirante NEGRO” (não podia usar NEGRO, daí o Mestre-Sala dos Mares), etc, etc, etc. Muita música, muito carnaval, muito amor ao Brasil e ao Rio… Enfim, programa obrigatório. Pego carona no assunto para lembrar que este filme de 52 minutos faz parte do DocTV-MinC, projeto da gestão Gilberto Gil (mais Juca Ferreira e Orlando Senna). Tive a alegria de organizar um livro ( Instituto Cinema em Transe), em 2011, sobre este projeto.
Nome: “DocTV – Operação em Rede”. Pena que este projeto, que chegou a ter edição latino-americana, além da brasileira, tenha sido descontinuado…. Espero que o livro esteja no espaço digital, pois as edições em papel acabaram. Com textos de Ismail Xavier, Ivana Bentes, Amir Labaki, entre outros.

+ Hoje tem BENZINHO,
de Gustavo Pizzi, em horário
nobre, na Rede Globo.

+ Graças a Marcus Mello, tive acesso, via
facebook, a duas fotos geniais de Larisa Sheptiko,
a vencedora do Fest Berlim 1977, com “A Ascensão” (disponível no Sputnik Brasil – CPC-UMES, gratuitamente): numa foto, Larisa, que morreu jovem, num acidente de carro, com toda sua equipe (buscavam locações para novo filme) aparece com Agnès Vardá. Em outra, com Werner Herzog de cabeça para baixo. Ela e outro cineasta — seria Schlondorf??) o seguram pelo pé. ***Marcus me explicou que as fotos são do acervo do Festival de Teluride e que foram disponibilizadas para a série WOMEN MAKE FILM, de Mark Cousins. E este as colocou no twitter.

+ II MOSTRA CAVIDEO ON LINE APRESENTA
“NERVOS DE AÇO” (LUPICINIO RODRIGUES):
A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

+ TEXTO DE FRANCISCO BOSCO NA COLUNA DO ANCELMO GOIS (reflexão sobre nossos dias)

+ COLUNA DE MARCELO
COELHO (Folha S. Paulo):
vale a pena ler

+ Na Revista de Cinema:
ALDIR BLANC
NO CINEMA

http://revistadecinema.com.br/2020/05/aldir-blanc-em-filmes/

***No Blog
Almanakito:
Depoimento de
ALDIR BLANC e JOÃO BOSCO
ao cineasta João Batista de Andrade
sobre “O Bêbado e a Equilibrista”.
Filme “Vlado, 30 Anos Depois”.

***Canal Brasil traz programação especial em homenagem a Aldir Blanc, nesta quinta, dia 7

Canal Brasil traz programação especial em homenagem a Aldir Blanc nesta quinta, dia 7

Aldir Blanc, um dos principais compositores da MPB, faleceu no dia 4 de maio e deixou como herança mais de 600 canções de sua autoria marcadas na memória do povo brasileiro. Para homenageá-lo, o Canal Brasil exibe amanhã, dia 7, às 15h15, um compilado do programa “Cantos Gerais”, apresentado por Aldir entre 2007 e 2010 no canal. Na atração, ele fala sobre o orgulho em ser um compositor popular, comenta as diversas parcerias que marcaram sua carreira e se declara para os netos.

Na sequência, vai ao ar o show “João Bosco – 40 Anos Depois”, uma celebração que marca a amizade e a longa parceria entre os dois. O espetáculo conta com sete faixas escritas pela dupla Bosco/Blanc, incluindo as clássicas “Agnus Sei” e “De Frente pro Crime”.

HOMENAGEM A ALDIR BLANC

Quinta-feira, 7 de maio, às 15h15

Cantos Gerais + show João Bosco – 40 Anos Depois

Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link.

Caso não deseje mais receber nossos e-mails, por favor clique nesse link.