+ BILHETERIAS BRASILEIRAS + FESTIVAL DE BRASÍLIA DÁ INICIO, NESTA SEXTA-FEIRA, À SUA 52a. EDIÇÃO (NA REVISTA DE CINEMA) + PREMIO PARA CESAR CHARLONE: FROG DE PRATA PELA FOTOGRAFIA DE “DOIS PAPAS”

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS + FESTIVAL DE BRASÍLIA DÁ INICIO, NESTA SEXTA-FEIRA, À SUA 52a. EDIÇÃO (NA REVISTA DE CINEMA) + CINE SÃO PAULO + O IRLANDÊS

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS:
. Pré-estreias:
. Os Parças 2……….237.380
. Vida Invisível……..14.028

. Estreias:
. Azougue Nazaré………………..1.112
. Diaz a Ela Q Me Viu Chorar…784

. Continuações:
. Vai Que Cola 2……………….847.885
. BACURAU……………………..718.379
. Divaldo, Mensg Paz………..433.828
. Ela Disse, Ele Disse………….239.783
. Hebe…………………………………116.953
. Maria do Caritó…………………38.112
. Morto Não Fala………………….27.448
. GRETA………………………………..6.934
. Bate Coração………………………..5.902
. Meu Amigo Fela…………………..1.833

+ FEST BRASILIA (ANO 52) E A MOSTRA “TERRITORIO BRASIL”: NA REVISTA DE CINEMA + FEST ITALIANO (O TRAIDOR) + CINE MULHER (LIVRO)

***NA REVISTA DE CINEMA:
Festival de Brasília abre “Território”
para a produção de todos os Brasis (festival mais antigo
do país realiza sua edição número 52 a partir desta sexta-feira)

http://revistadecinema.com.br/2019/11/festival-de-brasilia-abre-territorio-para-a-producao-de-todos-os-brasis/

+ SCORSESE E O IRLANDÊS + TENDLER E “IBIÚNA” + MILTON HATOUM (NO TUTAMEIA)

+ “VÁ E VEJA” + REVOLTA DOS MALÊS + REVISTA
DE CINEMA (MOSTRA DE CINEMA AFRICANO, NO
RIO DE JANEIRO)

+ FESTIVAL MINO DE FILMUSICIAS

+ PETRA BELAS ARTES E SEU
STREAMING COM FILMES DE ARTE

+ CINE SÃO PAULO + GIL REFAZENDA NA HBO + GIL E HADDAD
NO CANAL BRASIL + HOJE TEM “MACHUCA” NO MESMO CANAL
BRASIL + NOVO WOODY ALLEN + MOSTRA SOVIÉTICO-RUSSA
DE CASA NOVA + SETE AFLUENTES DO RIO OTA

+ VINTE DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, TEM “REVOLTA DOS MALÊS” NO SESC TV + DVDs DO CPC-UMES + FES ARUANDA COMEÇA DIA 28 EM JAMPA-PB + FEST ITALIANO COMEÇA HOJE

+ PRÊMIO EUROPA DE CINEMA + “O IRLANDÊS” BOMBA NO BELAS ARTES + MARIGHELLA E WAGNER MOURA EM PORTUGAL + SANTOS DUMMONT NA TV + TVT E TV 247 +. BILHETERIAS DO PROJETA BRASIL ANO 20 + FILME DE EMILIA SILVEIRA NO MIX BRASIL 2019

+ PETRA BELAS ARTES E SEU
STREAMING COM FILMES DE ARTE

+ MARATONA DE FILMES:

+ BILHETERIAS DO
PROJETA BRASIL ANO 20;
Não consegui as bilheterias em nenhuma
fonte, nem no Boletim Filme B

+ CESAR
CHARLONE TRIUNFA
NO CAMERIMAGE:
Ganha Frog de Prata pela melhor
fotografia (DOIS PAPAS)
. Ouro para “Coringa” e Bronze
para “O Pássaro Pintado”, da República Tcheca.

Este é o mais importante festival dedicado à fotografia de cinema no mundo. Só há prêmio para diretor (metteur-en-scène) e, destaque maior, para o diretor de fotografia. Acontece, creio, na cidade de Lodz, na Polônia, onde existe há muitos anos, uma grande escola de cinema, onde formou-se, por exemplo, Roman Polanski.

+ FEST ITALIANO COMEÇA HOJE NO
AUDITORIO DO IBIRAPUERA, COM PREMIÈRE
BRASILEIRA DE “O TRAIDOR”, DE BELLOCCHIO
“O Traidor”, de Marco Bellocchio, tem pré-estreia
HOJE, dia 19, no Brasil , na abertura do 14° Festival
de Cinema Italiano em novembro
+ STREAMING DO PETRA BELAS ARTES

Ontem, fomos ao conjunto de salas da Consolação para assistir ao doc CINE SÃO PAULO, sobre um apaixonado, falante e carismático dono de sala de exibição de Dois Córregos, cidade-nome de filme de Carlão Reichenbach. Ao ver um adesivo na mesa do cafezinho propagando o streaming do Complexo Belas Artes — no caso os dois filmes iranianos que ganharam o Oscar estrangeiro — fiz de Luiz Zanin o garoto-propaganda involuntário deste projeto maravilhoso, que tem FELLINIs e BERGMANs em seu acervo. E no filmete que promove o novo lançamento só dá o peninsular GIANCARLO GIANNINI, muso de Lina Wertmuller.

+ CESAR CHARLONE
TRIUNFA NO CAMERIMAGE:
sua fotografia de DOIS PAPAS ganhou o Frog de Prata (ele já tinha um sapo de ouro e outro de prata: o cara é craque e respeitado no mundo inteiro). Glória uruguaio-brasileira.

+ “CINE SÃO PAULO”
(CINEMA SOBRE CINEMA):
Só ontem consegui assistir ao doc “Cine São Paulo” (no Petra Belas artes). Recomendo a todos e conto que, por longos anos, João Luiz Vieira, da UFF, e eu sonhamos com uma grande Mostra de Cinema na Cinema (ou seja, só com filmes curtas, médios ou longos, sobre o fazer cinematográfico, o exibir, etc, etc. Com recorte brasileiro, senão o alcance seria gigantesco!). Nosso ponto de partida era DIB, belo documentário fluminense sobre o grande fotógrafo Dib Lufti. Nunca tiramos nossa ideia do papel….Vendo filmes como “Cine Marrocos”, “Cinelândia” (Paulistana) e, agora, este “Cine São Paulo”, só concluo que há material para uma mostra maravilhosa. * Sobre CINE SÃO PAULO: um breve comentário: enquanto reforma a sala situada no município paulista de Dois Córregos” (que Carlão Reichenbach tanta amava), o dono do cinema, muito simpático e falante, conversa com os cineastas que realizam o filme-doc ou recebe pessoas que ajudam na recuperação do cinema. Uma deles relembra que ali assistira “Ben-Hur” e ficara comovido com trecho referente a personagens leprosos. Pois na minha memória de infância (vi este filme dezenas de vezes, na Semana Santa, no Cine União, do meu pai e de um tio, em Coromandel-MG) mais que a corrida de bigas, o que mais me impressionou foi a família leprosa, isolada do convívio social… Há uns cinco anos, comprei um DVD para rever a sequência. Ou ela foi podada, ou era um nada no filme. Tenho para mim que foi cortada, talvez por falar em lepra (hoje, dizemos hanseníase), já que no DVD ela não durou míseros segundos. Na minha memória, durava ao menos um minuto. *** Como Fernando Meirelles cedeu “Cidade de Deus” (em 35 mm) para a festa de reinauguração do Cine São Paulo (transformado em Centro Cultural de Dois Córregos) esperei a projeção da sequência “Dadinho é o caralho/ Meu nome agora é Zé Pequeno”, que não apareceu!!!. Será que acharam “pesado” para um filme tão edificante e tão apaixonado pelos cinemas de rua? Hoje, creio que qualquer criancinha vê, sem nenhum problema, esta sequência!!! Ou estou enganada???

+ GILBERTO “REFAZENDA” GIL NA HBO + GIL
E HADDAD NO CANAL BRASIL

+ HOJE TEM “MACHUCA”,
o lindo filme chileno,
NO MESMO CANAL BRASIL

+ NOVO WOODY ALLEN (UM
DIA DE CHUVA EM NOVA YORK)

+ MOSTRA SOVIÉTICO-RUSSA DE CASA NOVA

Festival sai da Cinemateca Brasileira e ocupa dois
novos palcos: Espaço Augusta e Circuito Spcine.

+ SETE AFLUENTES DO RIO OTA:
finalmente conheci esta belíssima montagem do texto do canadense Robert Lepage, dirigida por Monique Gardenberg. Caco Ciocler, Helena Ignez e Marjorie Estiano (e um “tradutor ao vivo”, de quem não sei o nome!!!) maravilhosossss!!
O imenso Sesc Pinheiros abarrotado!!!!!! Quem organizará uma retrospectiva de filmes de LEPAGE no Brasil????????

+ VINTE DE NOVEMBRO, DIA DA
CONSCIÊNCIA NEGRA, TEM
“REVOLTA DOS MALÊS” NO SESC TV

+ DVDs DO CPC-UMES: incluindo blu-ray de
VÁ E VEJA, épico de Elem Klimov

+ FEST ARUANDA
COMEÇA DIA 28 EM JAMPA-PB

+ PRÊMIO EUROPA DE CINEMA

+ “O IRLANDÊS”
BOMBA NO BELAS ARTES

Chegamos cansadíssimos de São Miguel do Gostoso, de uma viagem que durou muito, por atrasos e por falta de teto para pouso (ficamos sobrevoando o interior de São Paulo!!!!). Mal pisou em Sampa, Zanin avisou: “Quero ver O IRLANDÊS em tela grande”. Claro que não coloquei nenhuma objeção. Ele comprou nossos ingressos pela internet e na quinta-feira mesmo fomos ao Petra Belas Artes. Sala cheia, aplausos no final. Ontem, nós dois fizemos uma maratona para nos atualizarmos com filmes perdidos durante a viagem potiguar. Começamos com cabine do brasileiro “Carcereiros” (Belmonte) e, no Petra Belas Artes, vimos “Cadê Vc Bernadette” (do Linklater, por causa da Cate Blanchett, atriz magnífica e protagonista de meu Woody Allen preferido: “Blue Jasmine”). Em seguida vimos “Cine São Paulo”). Quando descíamos da Sala 2, pelo elevador, o funcionário do Belas Artes perguntou se passáramos frio? Antes que respondessemos “sim”, ele emendou: “a sala está fria para dar conforto ao público que está lotando ‘o holandês” — foi assim que ouvimos, mas entendemos na hora que era O IRLANDÊS, que teria três sessões seguidas na Sala 2. E ele continuou: “a fila está prá lá das pernambucanas”… Só na fila dos idosos, que gostam de subir de elevador, havia umas 30 pessoas. Sorrimos felizes em ver que o belo e poderoso drama criminal de SCORSESE, este combatente por um cinema denso e instigante, está bombando!!!!!! Que pazer ver o quinteto De Niro-Al Pacino- Pesce – Keitel-Scorsese junto!!!! — Ah, depois destes três filmes fomos ver os longuíssimos “Ford X Ferrari” e “Doutor Sono” (ai que saudade do iluminado kubrickiano!!!)

+ MARIGHELLA E WAGNER
MOURA EM PORTUGAL

+ SANTOS DUMMONT NA TV

+ PRESTIGIEM A TVT E A TV 247

+ FILME DE EMILIA SILVEIRA NO MIX BRASIL

+ HOJE, EM SÃO PAULO :
“O Traidor”, de Marco Bellocchio,
terá pré-estreia no Brasil no 14° Festival
de Cinema Italiano

+ DIA 21, QUINTA-FEIRA,
14h00, no MUSEU AFRO-BRASIL
Palestra com o Artista João
Câmara no Museu Afro Brasil

Mês da Consciência Negra – Palestra com o Artista
João Câmara e Seminário do Prof. Dr. Flávio Gomes

+ Documentário
“Gilda Brasileiro
Contra o Esquecimento” estreia no
Canal Brasil no Dia da Consciência Negra
Nesta quarta-feira, dia 20, estreia no Canal Brasil, às 18h00, o documentário “Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento”, de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer

+ LIVRO
(uns dos oito lançamentos
da Abraccine):
“MULHERES ATRÁS
DAS CÂMERAS: AS CINEASTAS
BRASILEIRAS de 1930 a 2018″
Lançamento no Rio de
Janeiro, dia 27 de novembro.
Editora Estação Liberdade, em parceria com a
Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)
HORÁRIO: às 19h00, na Livraria da Travessa Ipanema