FEST LATINO SP: DE PEDRO MACHUCA A PEDRO MAPUCHE
+ BILHETERIAS BRASILEIRAS + FEST BRASILIA 50

* MACHUCA, PIXOTE, COMO
NASCEM OS ANJOS, FEST
BRASILIA 50 (histórias no site ano 50):
Amigos — Lhes recomendo que leiam (endereço abaixo) o texto que escrevi para a Revista de Cinema sobre a emoção de re-encontrar (reencontro na tela e encontro ao vivo), no CineSesc-Fest Latino SP, o ator Ariel Mateluna, o menino PEDRO MACHUCA, do filme “MACHUCA”. Hoje com 28 anos, Ariel segue carreira no cinema e na TV. Destino em tudo diferente à tragédia que levou Fernando Ramos da Silva, o Pixote, aos 19 anos (assassinado a tiros por um policial). Hoje, num depoimento ao Espaço Digital (site) do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (ano 50), a jornalista que me entrevistou me pediu que relembrasse momentos emocionantes vividos nas muitas (42, das 49 já realizadas) edições do festival candango. Lembrei vários. Um deles, a consagração, ao som de “Magrelinha”, de Luiz Melodia, de “Como Nascem os Anjos”, de Murilo Salles (1996), quando a plateia aplaudiu de pé e demoradamente os atores Priscila Assum (a Branquinha) e Silvio Guindane (o Japa). Murilo tudo fizera, por causa do trauma de Pixote, para trabalhar com atores mirins vindos de famílias estruturadas. Priscila e Silvio seguiram carreira. Dela não tenho notícias recentes. De Guindane, tenho muitas. Além de trabalhar no teatro e no cinema, ele tornou-se marido da bem sucedida realizadora Júlia Rezende (de várias comédias, algumas blockbuster) e genro do casal Mariza Leão-Sérgio Rezende. Para alegria de Murilo Salles.
*FEST LATINO SP 2017
(NA REVISTA DE CINEMA)

DE PEDRO MACHUCA A PEDRO MAPUCHE

Ariel Mateluna, que protagonizou “Machuca“, filme de Andrés Wood, visto por 660 mil espectadores (um blockbuster num país, o Chile, de 18 milhões de habitantes), participa, em São Paulo, do XII Festival de Cinema Latino-Americano de SP com novo filme, “Más Companhias” (Mala Junta), de Claudia Huaiquimilla, diretora chilena de origem mapuche. Leiam, na Revista de Cinema/Uol (endereço abaixo), matéria de Maria do Rosário Caetano.

http://revistadecinema.uol.com.br/2017/08/fest-latino-2017-–-ariel-mateluna-de-pedro-machuca-a-pedro-mapuche/

******ERRATA:
Amigos, na nota que escrevi sobre o projeto de Marta Meszáros de recriar “Crepúsculo dos Deuses”, com Jeanne Moreau no papel de Norma Desmond (Gloria Swanson), troquei a Guerra da Chechênia pela do Afeganistão. Na época em que fomos, Zanin e eu, à Rússia, acontecia a Guerra da Chechênia. Então a ameaça de bomba que nos retirou do avião, em Moscou, seria consequência do conflito russos X chechenos.

**BILHETERIAS
BRASILEIRAS
Fonte: Boletim Filme B
Data: 01-07-17
Editor: paulo Sérgio Almeida
Assinaturas: filmeb

PRE-ESTREIA:
. O Filme da Minha Vida…………………….4.840

ESTREIAS:
Esteros (Estuário)…………………………………1.422 (Arg-BR)
Love Film Festival………………………………….891

CONTINUAÇÕES:
. DPA – Detetives do Prédio Azul…………….915.335
. Meus Quinze Anos…………………………………730.013
. Um Tio Quase Perfeito……………………………551.512
. Real, Um Plano Por Trás da Hist………………46.607
. DIVINAS DIVAS………………………………………30.869
. Soundtrack………………………………………………….12.968
. FALA COMIGO……………………………………………8.101
. MULHER DO PAI…………………………………………6.569
. Danado de Bom……………………………………………..1.287

*****CINEMA PENINSULAR:
8 ½ Festa do Cinema Italiano chega
a sete capitais em sua décima edição

www.festadocinemaitaliano.com.br

Anúncios