ALMANAKITO SEGUNDA-FEIRA (22-07-13)
+ BILHETERIAS BRASILEIRAS (AMANHÃ)
+ DUAS CRITICAS DE “A VOZ ADORMECIDA” (ESTADÃO)
+ MERTEN (ESTADÃO): “ENTRE VALES”, DE
BARCINSKI, VENCE O FEST LATINO
+ PALOMA DUARTE NO ANUNCIO DO CANAL BRASIL
+ SILVANA ARANTES E O FEST VERMELHO
+ DIA 28 DE JULHO: “O BANHEIRO DO PAPA”,
15h00, NO CANAL BRASIL
+ JOSÉ WILKER E TONICO PEREIRA (GENIAIS!!)
+ DIA 29 DE JUNHO: MEU AMIGO CLAUDIA (NO CANAL BRASIL, 22h00)
+ BLOG ABRACCINE: ACESSE O BLOG DA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRAS DE CRITICOS DE CINEMA.
+ FELLINI E NELSON PEREIRA DOS SANTOS 
+ SERGIO AUGUSTO NO ALIÁS/ESTADÃO
+ NO CCBB-SP: MOSTRA OSCAR MICHEAUX
– CINEMA NEGRO E SEGREGAÇÃO RACIAL: LEIA BELA MATERIA SOBRE ESTA MOSTRA, NO VALOR ECONOMICO (AUTOR: SERGIO RIZZO)
+ VIA BRASIL (GLOBO NEWS): POÇO VERDE,
PAIXÃO COROMANDELENSE
+ JORNAL DA ABI: NUMERO 391
+ AUGUSTINE, POR SUSANA SCHILD
+ MORREU AOS 72 ANOS, VICENZO CERAMI,
ROTEIRISTA DE “A VIDA É BELA”,
DE ROBERTO BENIGNI, VENCEDOR DE 3 OSCAR:
melhor filme estrangeiro, melhor ator (Benigni) e melhor trilha sonora (Nicola Piovani????)
+ WISNIK, SERGIO GUERRA,
VALE DO CAPÃO, HEREROS + DISCOS:
                  li, com enorme atraso, a bela crônica que José Miguel Wisnik dedicou, em O Globo, às ações culturais do fotógrafo, produtor cultural e cineasta (“Hereros Angola) Sérgio Guerra.
+ FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHORO (DF, SP,RJ, BH)
+ VITOR RAMIL: “FOI NO MÊS QUE VEM”: SEGUE O SUCESSO DO SONG BOOK DO COMPOSITOR GAÚCHO (ele vive em Pelotas):neste final de semana li mais duas ótimas resenhas do disco. Uma de Julinho Bittencourt, em A Tribuna, de Santos, e outra de Tárik de Souza, na Carta Capital.
+ BRASIL DE FATO,
10 ANOS: LEIA E ASSINE:
        A edição que está nas bancas, a de número 542, traz ampla cobertura da (recente) Festa no Anhangabaú, que comemorou onascimento do semanário bancado por movimentos sociais organizados (MST, sindicatos), há uma década, no Fórum Social Mundial. Três edições atrás, o jornalista Carlos Alberto de Almeida escreveu um pequeno (mas denso) artigo, que em breve divulgarei aqui no Almanakito, pois aborda tema que me inquieta desde os 19 anos (tenho 58): por que, no Brasil, nunca conseguimos manter um jornal diário de esquerda e com circulação significativa?
 + OITAVA TEMPORADA DO PROGRAMA ESPELHO, DE LAZARO RAMOS — Com Itamar Assumpção (no Canal Brasil).
+ SETIMA TEMPORADA DO “SOM DO VINIL”, DE
CHARLES GAVIN (CANAL BRASIL)

+ PABLO TRAPERO & ERIC NEPOMUCENO

+ ESCUELA DE CINE Y TV DE SAN ANTONIO DE LOS BAÑOS: UM ANO SEM VESTIBULAR!

+ A GRANDE FAMILIA E ROGERIO CARDOSO

+ COLEÇÃO DE DVDs DOCANAL BRASIL ME PRESENTEIA COM “O SOL DO MEIO-DIA”, DE ELIANE CAFFÉ.
+ ARTIGO DE MARTA ARRETECHE, NO VALOR
ECONÔMICO (CADERNO EU): recomendo a leitura
+ PAULO FREIRE: NÓS DOIS:
   Convite Lançamento livro
“Nita e Paulo Freire” – dia 29
                    AMIGOS:
               Depois de quase um mês vivendo praticamente dentro do CineSesc ou do Memorial da América Latina, passei quatrodias numa Santos chuvosa e fria. Mesmo assim, caminhamos e tomamos banhos em piscina aquecida (que ninguém é de ferro, né?). E vi ótimos DVDs (um dos Taviani, depois falarei do que se trata) e muito programa na TV. Na quinta me diverti com a homenagem de “A Grande Família” a Rogério Cardoso, saudoso (e amado) ator! No sábado tentei assistir ao Cinejornal, mas nosso Canal Brasil saiu do ar (deve ser por causa dos fortes ventos e chuvas). Voltou no domingo e, ao meio-dia, assisti à reprise de SANGUE LATINO, programa de Eric Nepomuceno, com o cineasta argentino Pablo Trapero. Não vou negar: eu esperava mais conversa sobre os filmes do realizador platino!!!!. Mas Nepomuceno gosta de falar de destino, perdas, tempo, utopias, legados geracionais!! Valeu, mas…
Depois do Sangue Latino (ou foi antes??), assisti, por acaso, a um programa maravilhoso, no mesmo Canal 66: José Wilker entrevistando Tonico Pereira. Quase me acabei de rir. Que delícia, quanta inteligência!! Entrevistado e entrevistador deram um show. Wilker sabia/sabe tudo do entrevistado. Mas nunca é invasivo … ou quer falar/aparecer mais que seu convidado!!!
E Tonico é uma figuraça!!  Na linha de “Pai Tonico Pereira d’Angola traz a interpretação para você em três dias”, tem blog mas nunca escreveu uma linha, diz que não lê, mas é um sábio, tem dois livros publicados e se define como “um analfabeto que escreve…”, etc, etc. Nota dez para este programa. Se houver reprise, não percam!!!!
            Desliguei a TV e fui caminhar. Quando voltei, fomos Zanin e eu almoçar. Como já tínhamos conversado muito na caminhada, liguei a TV para ouvir alguma notícia (que não fosse do Papa). Fui para a … Globo News. E aí, quase caí da cadeira. Vi o POÇO VERDE, maior (e única!) beleza natural de minha amada cidade natal: Coromandel-MG. Dei um grito de surpresa. Afinal, uma dupla sertaneja (telúrica e não breganeja!!!) cantava “Saudades de Coromandel”, de Goyá. “Zanin, olha lá o Poço Verde, de Coromandel, na GloboNews”!!!!. Já levei Zanin, lá, claro!!. “É mesmo”, reconheceu ele. A reportagem durou uns 5 minutos. Pelo menos a parte que sintonizei. Quero ver inteira. O programa se chama VIA BRASIL (passou perto das 15h00). Será que haverá reprise?? Quero gravar para ter estas imagens — que calam tão fundo nas minhas memórias de infância —-comigo para eu ver sempre que sentir falta!!!).
                       PALOMA DUARTE — Vi muitos e deliciosos anúncios no Canal Brasil. O de Lázaro Ramos com gente do povo o auxiliando na divulgação da oitava temporada de Espelho (bom demais, show de bola!), os do “Som do Vinil” (não vejo o programa há meses!!!), os dos filmes que serão exibidos em breve, etc, etc. Um anúncio, em especial, me alegrou: ele mostra imagens de atores de diversos filmes, numa corrente… um dos nomes citados é Paloma Duarte. Todo mundo sabe que gosto muito do trabalho dela e lamento não vê-la mais em filmes ou novelas…. Bem que alguém do Canal Brasil podia fazer uma boa entrevista com ela!! Quem sabe o próprio Wilker (será que ela tem um acervo teatral para comentar??!!!)
            PRIVILEGIADA???? — Sabem que eu me tenho como espectadora privilegiada do Canal Brasil. Eu acho que Paulo Mendonça, diretor do Canal, & sua equipe fazem tudo para me agradar!!!!. Que são leitores fieis do Almanakito!!!. Pode ser tudo “coisa da minha cabeça”. Mas vou levando a vida assim, acreditando nisso!!!! (risos) E digo porque: muitosss meses atrás contei, aqui, que NÃO EXISTIA DVD de “O Sol do Meio-Dia”, nem de “Narradores de Javé”, no mercado. Meu filho necessitava de uma cópia de “Narradores”, fui comprar, pois não queria mandar a minha, e nada!!! NÃO EXISTIA MAIS!!! Lamentei, reclamei, xinguei!!! Passaram-se alguns meses e, hoje, chego em casa e há uma cópia em DVD oficial de “O Sol do Meio-Dia”, de Lili Caffé, lançada peloSelo Canal Brasil. De 2010 para cá, quando foi criado, o Selo já lançou 31 títulos. “O Sol do Meio-Dia” é o trigésimo-segundo. Me sinto presenteada!!!!!! (vou pedir ao pessoal do Canal Brasil para me mandar o release digital, com a lista completa de lançamentos,pois pode ser útil a professores, estudiosos e amantes do cinema brasileiro, não é????????)
            ENTRE VALES — Além de ver os programas de TV que citei e assistir a alguns filmes em DVD, li muitos jornais e revistas atrasadosssssss. Pilhas acumuladas nos últimos meses. Crônicas do Wisnik, do Francisco Bosco, do Daniel Aaarão Reis, da Maria Cristina Fernandes (uma de minhas colunistas políticas preferidas), de Marta Arreteche, do Marco Aurélio Nogueira, etc, etc, etc.
           Na sexta de manhã, recebi da turma do Memorial da América Latina, a lista dos vencedores do Fest Latino 8 (não esperei a festa de encerramento). O grande ganhador foi “ENTRE VALES”, de Phillipe Barcinski, com Ângelo Antônio em entrega total, e Walter Carvalho na direção de fotografia e câmara. Metidos em lixões até a medula!!!. O filme, co-produção entre Brasil-Uruguai-Alemanha, passou em brancas nuvens no Fest do Rio 2012.  Agora, venceu o juri oficial (Prêmio Itamaraty, no valor de R$90 mil) e o Juri Popular (até porque teve um público votante dos mais formidáveis: 800 pessoas lotaram o Memorial). Gostei do filme e fiquei feliz com tamanho (e merecido) reconhecimento.
           Mais feliz ainda fiquei em ver a matéria da noite de premiação do Merten (Luiz Carlos Merten), crítico de cinema no Estadão. Numa sessão do festival, no CineSesc, um dos atores do filme, me contara que Merten não gostara do filme, que vira no Fest do Rio.Tomara que, após a revisão, tenha reconhecido os méritos do filme. Mas voltando à matéria: ela se fez ilustrar com ótima cena protagonizada por Ângelo Antônio. No texto, Merten citou (para minha alegria) o Almanakito. Alguém deve ter contado para ele(Francisco César Filho???) o que eu escrevi no Blog (sobre a significativa presença de público para ver dois filmes EQUATORIANOS,no Memorial, numa terça-feira fria!).. Sim, pois Merten não dá a mínima para a internet. Como eu, é semi-analfabeto digital. Só sabe colocar notas e matérias dele no Blog (dele). E olha lá!!!! O Almanakito já tinha sido “fonte” de uma matéria na Folha de S. Paulo, de autoria de Silvana Arantes. E matéria-encrenca. Eu havia recebido um e-mail de João Jardim, diretor de cinema (do belíssimo “Pro Dia Nascer Feliz”). Em pauta, o programa que a Globo (Por Toda a Minha Vida, ou nome similar!, já que me falha a memória) dedicara a Elis Regina. E que, por incrível que pareça, escondera que ela morrera, aos 36 anos, no auge da carreira, por consumo de alcool com cocaína. Jardim me dera a versão dos fatos. Coloquei, com autorização dele, o texto no Almanakito. Quando ele, o texto, foi parar na capa da Ilustrada, a coisa cresceu! Pensei que tinha perdido um amigo. João Jardim não me mandou mais e-mails. Até que nos encontramos num Festival Brasil-Argentina, em Santos, nos Cines Miramar, do Adhemar Oliveira. Ele, então, falou comigo, mas ainda estava assustado com a dimensão que o texto dele ganhara. Hoje, me responde a e-mails, sempre com educação e elegância, mas bem contido!!! Grande João (estou louca para ver a ficção varguiana dele!!). E por falar em Silvana Arantes, registro a falta que sinto dela na Ilustrada. Adorava as coberturas que ela fazia do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Me lembro de uma, na capa da Ilustrada, intitulada FESTIVAL VERMELHO. “Lá vem a rainha da encrenca”, comentavam alguns. Eu adorava as coberturas dela. Dia destes, ao anunciar os selecionados do Fest Brasília,a Folha puxou pelo gancho POLITICO, destacando alguns filmes que têm este recorte. Inclusive um curta da paraibano-brasiliense Dácia Ibiapina, sobre o Movimento Passe Livre. Mas a matéria nem tinha assinatura. Assim não tem graça. Volta, Silvanaaa!!!!!
+ JORNAL DA ABI (391):
           Meus amigos sabem que adoro ler jornal impresso em papel. Zanin diz que sou movida a celulose e celulóide. De vez em quando ganho presentes maravilhosos. O último foi o Jornal da ABI, número 391. Já conhecia alguns exemplares desta publicação bimestral da Associação Brasileira de Imprensa, sediada no Rio de Janeiro. (Um, inclusive, trouxe excelente entrevista com Ancelmo Gois).
E tenho amigos que nela colaboram. Caso de Celso Sabadin. Pois foi ele quem me presenteou com o número 391 (Junho-Julho 2013). Na capa: “O Povo Sai às Ruas e… O Poder Promove o Terror” + Mia Couto – Entrevista Exclusiva + Crise na Imprensa Brasileira: De Quem é a Culpa? + CineOP: A Censura Nunca Acabou. Hoje é Sutil (esta, assinada por Sabadin) + VIDAS (Jacob Gorender, Scarlet Moon, Miguel Borges, Richard Matheson, Tatiana Belinsky, Robert Appy). Li muitas matérias neste número doJornal da ABI e a que mais me apaixonou traz a assinatura de Paulo Chico e intitula-se TODOS CONTRA ULTIMA HORA (Livro analisa a polêmica relação entre o jornal de Samuel Wainer e o Governo Vargas, que acirrou os ânimos da imprensa na década de 1950). Texto brilhante, culto e embasado sobre o livro “O Caso Última Hora e o Cerco da Imprensa ao Governo Vargas”, prefaciado por Maria Aparecida Aquino, da USP, e com orelha escrita por Alberto Dines). O autor do livro é Aloysio Castelo de Carvalho, doutor em História pela USP e professor da UFF (Universidade Federal Fluminense).
+ LEIA O BLOG
BAIANO-BRASILEIRO
CADERNO DE CINEMA
EDITADO POR JORGE
ALFREDO GUIMARÃES
Compositor gravado por Caetano
Veloso e diretor de “Samba Riachão”
+ METEGOL & CAMPANELLA:
              Ano passado, em Gramado, Juan José Campanella, que recebeu o Kikito de Cristal, por sua contribuição ao Cinema Latino-Americano,  nos contou que não tinha mais sossego. Vivia de e para “Metegol” (Pebolim ou Totó), seu primeiro longa de animação.Finalmente o filme estreou na Argentina e em breve estará em cinemas de todo o mundo. Trata-se da mais cara produção do país platino (US$20 milhões), quiçá da América Latina. Valor Econômico (Caderno EU) deu bela matéria sobre o aguardadíssimoMetegol!!!!!
O CASAMENTO DE
 DONA BARATINHA:
NAO DEIXEM DE LER, DOMINGO (21-07-13),
NO ALIÁS-ESTADÃO, EXCELENTE COLUNA
DE SERGIO AUGUSTO:
 BARATA E OS SANS COULOTTES.
Sobre a noiva DONA BARATINHA, 
filha do rei dos ONIBUS, no RIO…

+ CIA DO LATÃO E A

MONTAGEM DE “O PAI CORDIAL”:
quando a trupe estreia este espetáculo em SP????
+ RUY CASTRO & OMAR JUBRAN
Que bela coluna Ruy dedicou aos esforços de Omar Jubran, que resgatou a íntegra da obra de Noel Rosa. E agora de Ary Barroso!! Na FSP (20-07-13)
+ ONÇAFARI:
que belo neologismo, não? Li em algum lugar e achei curioso. Desde que não dizimem as onças. Li que elas eram mais de cem no Parque do Iguaçu (PR) e que restam apenas 20 (lá, naquele paraíso ecológico do Brasil & Argentina).
+ ESPACIO INCAA,
EM BUENOS AIRES,
REINAUGURA SUA
SEDE COM DIGITAL E 3D:
O Instituto de Cinema e Audiovisual da Argentina
mantém seu circuito de salas voltado à exibição de filmes argentinos e de seus parceiros. Um projeto maravilhoso. Conheci apenas oCircuito reserva (no Cine Monumental, pois o projeto não sofreu solução de continuidade enquanto se processava a reforma!). Por que o Brasil não cria algo semelhante!!!!????
MOSTRA DE CINEMA
DE ANIMAÇÃO NO CINUSP:
        Com exibição e debate (com Luiz Bolognesi) de “Uma História de Amor e Fúria”, longa brasileiro que venceu, pela primeira vez em nossa história, o Fest de Annecy, espécie de Cannes da Animação.
+ A GRANDE FAMILIA
E ROGERIO CARDOSO:

há anos não assistia ao seriado da TV Globo. Assisti a dezenas de edições na época em que Djenane Machado, Brandão Filho, Jorge Dória, Eloísa Mafalda, Osmar Prado e L. A. Queiroz eram os integrantes da família criada por Vianinha e Armando Costa. Vi muitas edições nos primeiros dos 12 ou 13 anos da “nova” Grande Família, liderada por Marieta Severo & Nanini. Mas é tanta mostra e tanto festival de cinema, que tenho parado pouco em casa. Neste final de semana, em Santos, descansando das maratonas Billy Wilder e Fest Latino 8, que fizeram do CineSesc e do Memorial da América Latina, minha segunda casa, fui conferir o “Grande Família” dedicado a ROGERIO CARDOSO, ator que sempre amei. Foi emocionante!!! Que figuraça, heim, Ratton?

“A VOZ ADORMECIDA”,
de Benito Zambrano
Pedi, recebi e li a crítica de
neusa barbosa, do site
                                
      (*) Hoje, segunda-feira, dia 22-07-13, o Caderno 2, do Estadão, publicou duas belas críticas do filme do Zambrano: uma do Merten (que deu 3 estrelas) e uma do Zanin(4 estrelas). Portanto minha reclamação abaixo está superada!!! Bjs rô
             (…) Fui ver o filme “A Voz Adormecida”, à tarde, na Reserva Cultural. Havia, em sessão vespertina, um bom público. No final, muitas lágrimas. Benito Zambrano, diretor de “Solas” (Sozinhas) e de “Havana Blues”, ex-aluno da Escola Internacional de Cinema de San Antonio de los Baños, nos arredores de Havana, investe no melodrama (e no cinema de corte clássico). O filme é aparentado com a obra-prima de Ken Loach, “Terra e Liberdade”. Claro que Zambrano não investe no realismo documental de Loach, nem tem todo o talento do mestre britânico. Mas A Voz Adormecida é um belo filme. Na Folha, Sérgio Alpendre deu duas estrelas e destacou as duas atrizes-protagonistas (realmente magistrais, além de lindíssimas). Na Vejinha, Miguel Barbieri deu 3 estrelas. No Estadão, NADA sobre o filme (*). Eu daria umas quatro estrelas (em cinco), pelas atrizes, pelo enfoque feminino, por enfrentar a conivência da Igreja com o franquismo, por não escamotear a opção política dos personagens e pela originalidade do tema — o pós-Guerra Civil Espanhola, com o triunfo dos falangistas, visto pelos olhos de duas irmãs: Tensia (Hortensia, interpretada por uma “penélope cruz” ainda mais bela: Inma Cuesta) e Pepa (a estreante María León, que ganhou o Goya de revelação). SOLAS também era (é) um filme essencialmente feminino: mãe e filha numa história de sentimentos e solidões. “A Voz Adormecida” é feminino até a medula!!!! O filme ganhou 3 GOYAS, o oscar espanhol: atriz revelação (María Leon), atriz coadjuvante (Ana Wagener) e canção original (deve ser aquela que fala da hierbabuena (“Nana de la Hierbabuena”), que descobri ser hortelã!!, pensei que fosse outra coisa!!!!). O filme baseia-se em romance de Dulce Chacon, venceu o Fest San Sebastían (melhor atriz) e foi filmado em Madri e Huelva. A história se passa em 1940, segundo ano do triunfo falangista….
TEXTO DE LUIZ
BERNARDO PERICÁS
Novo texto blog Boitempo, mês julho
 
Novo texto no blog da Boitempo Editorial,
 mais um sobre as manifestações.

LONGA “A ALMA DA GENTE”

LANÇA TRAILER OFICIAL NOS CINEMAS

 Dirigido por Helena Solberg e David Meyer, documentário retrata o dia a dia dos jovens do Corpo de Dança da Maré ao lado do coreógrafo Ivaldo Bertazzo

 Os cineastas Helena Solberg e David Meyer apresentam em “A Alma da Gente” um documentário produzido em dois tempos, com um intervalo de dez anos. O longa-metragem tem início em 2002, quando os realizadores filmaram o dia a dia dos ensaios de 60 adolescentes integrantes do Corpo de Dança da Maré, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O trailer oficial

– http://youtu.be/40kL2FtSPyE –

chega aos cinemas hoje, dia 19 de julho. Com distribuição da Eh Filmes!, o documentário será lançando no dia 23 de agosto no circuito nacional.

                                       Durante os seus três anos de existência, o grupo coordenado pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo montou três espetáculos: “Mãe Gentil”, “Folias Guanabaras” e “Dança das Marés” – e foi este último que os diretores acompanharam de perto, desde os meses de ensaios, passando pela construção da coreografia e do texto, até a prova do figurino e o grande dia da apresentação final. O documentário “A Alma da Gente” foi patrocinado pela Petrobras Programa Cultural e foi realizado com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura, e do Prêmio Adicional da Qualidade da ANCINE.

 

FESTIVAL DE CINEMA

LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

ENCERRA SUA OITAVA EDIÇÃO

 E ANUNCIA VENCEDORES

Entre Vales,

de Philippe Barcinski,

conquistou 2 prêmios: o

Itamaraty e o do Público

E mais uma edição do Festival de Cinema Latino-Americano chega ao fim. Ao longo dessa uma semana de evento, que tomou cinco salas de cinema da capital, muitas foram as sessões lotadas, os convidados trazidos de fora, os debates, encontros, conversas sobre cinema e co-produções. E também falou-se muito sobre o cineclubismo (que comemora um século em 2013 e teve homenagem do festival), a ABD (que completa 40 anos de atuação e também foi lembrada pelo Latino) e as novas formas de se produzir cinema.

Em cerimônia realizada ontem à noite, 18/07, no Memorial da América Latina, com Anelys Assunção como mestre de cerimônias, revelou-se os vencedores das três categorias.

Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano

Filme vencedor: Entre Vales, de Philippe Barcinski (Brasil, Alemanha, Uruguai).

 

E o Júri oficial ainda concedeu duas menções honrosas a:

AninA, de Alfredo Soderguit (Uruguai, Colômbia) e

Fora de Hora, de Bárbara Sarasola-Day (Argentina, Colômbia, Noruega.

 

Filmes recentes realizados em coprodução envolvendo pelo menos dois países da América do Sul concorreram ao Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano. Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a premiação conferiu R$ 90 mil ao vencedor, eleito por um júri internacional (abaixo).

Os filmes concorrentes eramA Chamada, de David Nieto Wenzell (Equador, Argentina, Alemanha), A Eterna Noite das Doze Luas, de Priscila Padilla (Colômbia, Bolivia), A Memória que me Contam, de Lucia Murat (Brasil, Argentina, Chile), AninA, de Alfredo Soderguit (Uruguai, Colômbia), Céu Escuro, Joel Calero (Peru, Venezuela), Edifício Royal, de Iván Wild (Colômbia, Venezuela, França), Entre Vales, de Philippe Barcinski (Brasil, Alemanha, Uruguai), Facas no Céu, de Alberto Chicho Durant (Peru, Venezuela), Fora de Hora, de Bárbara Sarasola-Day (Argentina, Colômbia, Noruega), O Casamento, de Aldo Garay (Uruguai, Argentina), Rodencia e o Dente da Princesa, de David Bisbano (Argentina, Peru), Sem Outono Sem Primavera, de Iván Mora Manzano (Equador, Colômbia, França)

O Júri Prêmio Itamaraty era composto por

Andrea Stavenhagen (México), Diego Lerer (Argentina), Fabiano Gullane (Brasil)

Gabor Greiner (Alemanha), Henning Kamm (Alemanha)

Prêmio Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect

Filmes vencedores: Por uma decisão unânime,

a premiação foi dada a duas produções: Tinha Tanto Medo, de Martina López Robol (Argentina) e Éguas e Maritacas, de Natalia Garagiola (Argentina).

Seção tradicional do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, a Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect reuniu 36 curtas e médias-metragens de graduação das mais importantes instituições do gênero. Tratou-se de uma competição organizada em parceria com a Ciba, regional ibero-americana do Cilect – Centre International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision, com o objetivo de revelar os talentos cinematográficos latino-americanos.

Estavam representadas as seguintes escolas:

Centro de Capacitación Cinematográfica – CCC (México)

Centro Universitario de Estudios Cinematográficos – CUEC-UNAM (México)

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP(Brasil)

Escuela de Cine del Uruguay – ECU (Uruguai)

Escuela Internacional de Cine y TV – EICTV (Cuba)

Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica ENERC (Argentina)

Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (Brasil)

Instituto Superior Tecnológico de Cine y Actuación – INCINE (equador)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (Brasil)

Universidad de Buenos Aires – UBA (Argentina)

Universidad del Cine – UCINE (Argentina)

Universidad Iberoamericana – UIA (México)

Universidade Federal Fluminense – UFF (Brasil)

O Júri dessa Mostra era composto por:

Matias Mariani (Brasil)

Juliana Rojas (Brasil)

Michael Wahmann (Uruguai)

 

Prêmio do Público: Filme vencedor: Entre Vales, de Philippe Barcinski (Brasil, Alemanha, Uruguai).

Resultado de uma parceria firmada entre a ABD-SP, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e a FocoBr – Centro de Treinamento Audiovisual, foram ofertadas duas bolsas integrais  em qualquer um dos cursos oferecidos pela escola para dois projetos selecionados para a Consultoria de Projetos desenvolvida durante o evento.

Projetos vencedores: Histórias de Ninar, curta-metragem de ficção de Fernando Timba (Brasil), e Epifania, documentário de curta metragem de Rogério Pixote (Brasil).

 

O Festival Latino, que exibiu 90 títulos, vindos de 13 países, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e Memorial da América Latina, organização da Associação do Audiovisual e conta com patrocínio da Sabesp, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

CINEMA NAS CIDADES
       Rio de Janeiro dá o exemplo. Três cidades do interior do estado, com menos de 100 mil habitantes, ganharão cinemas. Por empenho da secretária de Cultura, Adriana Rattes, que mobilizou parlamentares fluminenses, que apresentaram emendas no Congresso. Leiam matéria completa no Boletim FILME B desta semana e nota maravilhosa e ilustrada, na coluna de Ancelmo Gois, em O Globo.

 

CURTA NAS TELAS:

Inscrições para o Curta

nas Telas estão abertas
 

Aberta as inscrições para a 41ª Edição do Concurso Curta nas Telas

Estão abertas as inscrições para o 41º Curta nas Telas. A inscrição será formalizada mediante a entrega da Ficha de Inscrição acompanhada de uma cópia em DVD do filme e ficha técnica entre os dias 15 de julho a 6 de setembro, conforme previsto no Regulamento. 

Poderão participar filmes nacionais de curta-metragem que tenham cópia em 35mm, com duração de até 15 min e que tenham sido realizados após o ano de 1990. Neste edital, não serão aceitos filmes que tenham apenas cópia digital.

A Comissão de Seleção será composta por representantes da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, da Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS e Brasileira de Documentaristas – APTC – ABD/RS, do Sindicato das Empresas Exibidoras do RS, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e da imprensa especializada de Porto Alegre.

A premiação consistirá na exibição dos filmes selecionados, pelo período de 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, em sistema de rodízio entre as salas e no pagamento do direito de exibição, pela Secretaria Municipal da Cultura, no valor de R$ 2.000,00.

O projeto Curta nas Telas é fruto de Convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS).

Clique aqui para acessar o edital..

 

. SOY LOCO POR TI AMERICA (TV BRASIL)

 TEM FILME DO CHILENO 
ANDRES WOOD NA TV BRASIL
 
. SÁBADO TENTEI ASSISTIR AO
CINEJORNAL NO CANAL BRASIL, 
MAS A EMISSORA ESTAVA
FORA DO AR (EM SANTOS). 
VOLTOU EM TEMPO PARA EU ASSISTIR AO
TRAPERO, EM REPRISE DO SANGUE LATINO
 
LERAM A CRITICA DE SUSANA
SCHILD, EM O GLOBO, DO FILME
“AUGUSTINE”. EXCELENTE!!!
 
VI, NO GLOBO, QUE FECHOU O
CINE ESTAÇÃO IPANEMA. QUE PENA!!!!!
 
VIMOS NELSON PEREIRA DOS
SANTOS, NOS EXTRAS 
DE OITO E MEIO, DE FELLINI.
Documentação da RAI. Creio que em
1964, no FEST MOSCOU. ACHO QUE 
COMPETIRAM JUNTOS, LÁ!!!!
FOI ISTO, NELSON???
 
….ACESSEM O SITE DE CINE
INFANTO-JUVENIL 
DE SERGIO RIZZO, NO UOL!!!
 
….FORAM VER A
VOZ ADORMECIDA,
do ZAMBRANO????
 E DEPOIS DE MAIO,
DO ASSAYAS???
 
….CinUSP MOSTRA
CINEMA DE ANIMACAO.
 
….CCBB vai mostrar cinema do pioneiro 
Do cinema BLACK nos EUA.
OSCAR MICHEAUX!!!!
 
…. QUANDO ESTREIA
ENTRE VALES, o VENCEDOR DO 
FEST LATINO 8????
EM SETEMBRO!!
 
………Convite Lançamento livro 
Nita e Paulo Freire- dia 
29 de julho, 18h30 na livraria 
cultura, avenida paulista, sp
Convite Lançamento
livro Nita e Paulo Freire

Queridos amigos e amigas,

 

é com enorme prazer que os convido para o lançamento do livro Nós dois, de autoria minha e de Paulo Freire, no dia 29 de julho de 2013, às 18:30, na Livraria Cultura, da Av. Paulista, em São Paulo. Ficarei muito feliz com a sua presença e de seus amigos, que, porventura queiram me prestigiar neste evento tão especial da minha vida com Paulo. Grande abraçonita freire

 

Minha amiga
Zuleica me mandou
 a entrevista abaixo,
que divido com  vocês. Bjs rô

DIOGO 90 – CINEMA E LUTA DE CLASSES 

 BRIGADAS AUDIOVISUAIS E COLETIVOS DE CINEMA

— NA INTERNET: VER O

DOCUMENTARIO “VIDEOLÊNCIA”


Cinema e luta de classes

      Em entrevista à Carta Maior, Diogo Noventa, da Companhia de Estudo de Cena e do Coletivo de Vídeo Popular, analisa a relação entre cinema e luta de classes. “Hoje o que vemos é que a estética do cinema moderno perdeu sua postura anticapitalista e se integrou de maneira confortável no capitalismo estetizado internacional. Por exemplo: as descontinuidades narrativas e a câmera na mão em plano sequencia tornaram-se a iconografia fácil dos comerciais“.

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