Transamazônica uma Estrada para o Passado, série de BODANZKY E MACIEL é finalista ao GRANDE PRÊMIO BRASIL DO CINEMA BRASILEIRO (Troféu GRANDE OTELO) + NA REVISTA DE CINEMA: SYLVIE PIERRE COMENTA BASTIDORES DO TRIUNFO DE “O PAGADOR DE PROMESSAS”, EM CANNES1962, COM TESTEMUNHOS DE TRUFFAUT E DAVID NEVES

+ SYLVIE PIERRE E A PALMA DE OURO DO “PAGADOR” (SEGUNDO TESTEMUNHO DE TRUFFAUT E DAVID NEVES), NA REVISTA DE CINEMA

+ O ADEUS A JEAN-LOUIS TRINTINGNANT, ILKA SOARES, MARIA LUCIA DAHL E NEILA TAVARES

+ FESTIVAL VARILUX COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA COM “ O ACONTECIMENTO” NA PROGRAMAÇÃO

+ CineOP COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA E EXIBE FILME RARO DE ROBERTO MOURA

+ FESTIVAL ROSKINO DE CINEMA RUSSO MOSTRA O CINEMA-ORAÇÃO DE TARKOWSKY

+ “A JANGADA DE WELLES”, DE PETRUS CARIRY E FIRMINO HOLANDA, CHEGA AOS CINEMAS

+ O TRUQUE DA GALINHA, FILME EGIPCIO PREMIADO PELA FIPRESCI, ESTÁ ENTRE AS ESTREIAS INTERNACIONAIS.

+ Transamazônica, uma Estrada para o Passado, série de BODANZKY E MACIEL é finalista ao GRANDE PRÊMIO BRASIL DO CINEMA BRASILEIRO (Troféu GRANDE OTELO)

+ HOJE, 19 DE JUNHO: DIA DO CINEMA BRASILEIRO: nas telas e/ou streaming: AMIGO SECRETO, UM BROTO LEGAL, A SUSPEITA, MEDIDA PROVISÓRIA, AMADO, PUREZA, DPA 3, TARSILINHA, SAMBALANÇO, NO BALANÇO DA BOSSA… + MOSTRA DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NO BELAS ARTES ( e no streaming Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo)

+ ILUSÕES PERDIDAS: OBRA-PRIMA DE BALZAC, ADAPTADA POR XAVIER GIANNOLI, CONTINUA EM CARTAZ NO CIRCUITO DE ARTE BRASILEIRO.

 Transamazônica
uma estrada para o passado

A série TRANSAMAZÔNICA – UMA ESTRADA PARA O PASSADO, que Jorge Bodanzky dirigiu com Fabiano Maciel, é finalíssima ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022-Trofeu Grande Otelo, na categoria MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT.
A série, porém, não está em exibição em nenhuma plataforma ou canal. Todas as demais podem ser vistas em alguma plataforma, o que facilita a análise dos jurados da Academia.

EIS AS FINALISTAS:
. ABRE ALAS – Youtube Originals
. SOCIEDADE DO CANSAÇO – NOW-Globoplay
. SOM DA RUA – Tamanduá-Curta!-NOW
. TRANSAMAZÔNICA – UMA ESTRADA PARA O PASSADO ….
. TU CASA ES MI CASA – HBO-HBO MAX

BODANZKY COMENTA: É curioso que a série, que foi um dos fenômenos de audiência das produções originais da HBO BRASIL ano passado, ficando por mais de 10 semanas entre as mais vistas na antiga HBOGo, entre fevereiro e maio de 2021, simplesmente tenha desaparecido da grade com a passagem para HBOMax e até hoje não haja previsão de lançamento nesta plataforma.
E o DOCUMENTARISTA TORCE: Quem sabe agora com a classificação para o Grande Prêmio l, a WARNER/HBO resolva disponibilizá-la na HBOMAX para que o público possa ter a oportunidade de assisti-la.
AFINAL, PONDERA BODANZKY, UM APAIXONADO PELA AMAZÔNIA: a série faz uma reflexão muito lúcida sobre como a estrada simboliza o delírio de grandeza dos militares, enquanto demonstra monstruoso equívoco do modelo de ocupação da região estabelecido e que segue vigente até hoje.
QUEM VIU A SÉRIE SABE TRATAR-Se de verdadeira aula sobre como a Amazônia chegou à dramática situação em que está hoje.