ALMANAKITO (06-07-20) + ANCINE (ESTREIA) + O “machadiano” ENNIO MORRICONE + CANAL BRASIL + FIAF (WALTER SALLES) + CINEOP 2020 + REVISTA DE CINEMA



******ALMANAKITO
SEGUNDA-FEIRA

(06-julho-2020)

+ O “machadiano” ENNIO MORRICONE + HOJE: FERNANDO
HADDAD NO RODA VIVA (TV CULTURA) + FIAF (WALTER SALLES) + CINEOP 2020

+ FAM FLORIPA 2020 + NOVO FILME DE MARIA AUGUSTA RAMOS + ATRÁS DA SOMBRA + MACABRO + CANAL BRASIL: HOMENAGEM A LEO VILLAR

+ NA REVISTA DE CINEMA: MAUREEN BISILLIAT + LAIVE ABRACCINE + ANCINE E A ESTREIA EM DRIVE-IN E STREAMING

+ ADEUS A ENNIO MORRICONE,
um dos gênios pensinsulares das trilhas
sonoras (junto com Nino Rota e Nicola Piovani)

+ INSCRIÇÕES PARA CINEOP ATÉ 20
DE JULHO (informações detalhadas nessa remessa)

****Meus sinceros agradecimentos
a dois amigos que me ajudaram,
na correria, a fazer a matéria de
ENNIO MORRICONE:
Marcelo Lyra, que indicara “Desenterrando Sad Hill” (Netflix) e Fabiano Mauro, que recebeu a “carta de adeus aos entes queridos” do “machadiano” compositor, arranjador e maestro e me mandou…
bjs especiais aos dois, rô

+ NA REVISTA DE CINEMA:
ADEUS A ENNIO MORRICONE

http://revistadecinema.com.br/2020/07/ennio-morricone/

+ HOJE, 05-07-20, NA CAPA DO
Segundo Caderno, de O Globo:
ampla matéria sobre os destinos
da Cinemateca Brasileira

+ ANCINE E A ESTREIA
EM DRIVE-IN E STREAMING
Li, hoje, creio que na coluna do Ancelmo (O Globo), que a Ancine avalia aceitar que filmes brasileiro patrocinados com recursos públicos — cuja estreia deve se dar obrigatoriamente em salas de cinema — possam (durante a pandemia) estrear em drive-in e (creio, mas posso estar enganda) em streaming…..

+ FAM FLORIPA FAZ CAMPANHA
DIGITAL DE FINANCIAMENTO

+ Prêmio FIAF 2020 para Walter Salles

+ ERRATArô:
ESTUDO DE LUIZ
FELIPE LABAKI SOBRE DZIGA
VERTOV (INEDITO em livro)

+ ZUZA HOMEM DE MELLO
prepara biografia de João Gilberto:
belas matérias em O Globo e Estadão.

+ ADEUS A LEONARDO
“MATRAGA” VILLAR
Canal Brasil presta homenagem a Leonardo Villar

O Canal Brasil exibe, nesta terça, dia 07, uma homenagem ao ator Leonardo Villar, falecido no último sábado, dia 03. A partir das 14h00, vai ao ar uma sessão dupla com os filmes A Madona de Cedro (1968), drama policial assinado por Carlos Coimbra baseado na obra homônima de Antonio Callado, e O Pagador de Promessas (1962) – ambos protagonizados por Villar. Caso perca a exibição na TV, o assinante poderá alugar o clássico O Pagador de Promessas nas plataformas NOW (NET/Claro) e Vivo Play. O tributo continua no YouTube do Canal Brasil. Também a partir de terça, dia 07, um episódio do programa Retratos Brasileiros dedicado a Villar, assinado por Joel Pizzini, estará disponível.

+ BRASILEIROS NA ACADEMIA DO OSCAR + PLATINO PARA “DEMOCRACIA EM VERTIGEM” E CAROL DUARTE (REVISTA DE CINEMA)

+ CINEOP 2020 TERÁ EDIÇÃO DIGITAL

+ NOVOS FILMES BRASILEIROS:
* Não Toque no Meu Companheiro” – De MARIA AUGUSTA RAMOS — Novo filme da realizadora
ganha trailer e data de estreia no streaming (15 de julho)
* ATRÁS DA SOMBRA, de Thiago Camargo (Goiás) chega dia 17 de julho ao streaming
* MACABRO, de Marcos Prado,
no Drive-in Belas Artes:
dias 28, 30, 31 de julho
e primeiro de agosto

+ “LIQUID VOICES – A HISTÓRIA
DE MATHILDA SEGALESCU”
“ALÉM DO ROTEIRO (LIVRO
E FILME DE JOCY DE OLIVEIRA)

****FAM 2020

lança Campanha

de Financiamento Coletivo

(informações detalhadas no final dessa remessa)

+ NA REVISTA DE CINEMA:
MAUREEN BISILLIAT E
SEU DOCUMENTARIO “Equivalências – ”

+ Prêmio FIAF 2020 para Walter Salles (ver abaixo)

**TEXTO DE MYRNA
BRANDÃO, NO JB DIGITAL
Sobre A HORA DA ESTREAL
E SUZANA AMARAL

https://www.jb.com.br/cadernob/2020/07/1024513–a-hora-da-estrela—legado-de-clarice-e-suzana.html

+ ERRATA: ESTUDO DE LUIZ FELIPE LABAKI
sobre Dziga Vertov ainda segue INEDITO em livro.
Na abertura do podcast “Cinema Russo e Soviético”,
com João Lanari e Igor Oliveira, chamei, por falha mental, de livro.
Trata-se de dissertação de mestrado do pesquisador, apresentada à
USP. Que, aliás, aguardamos em livro!!!
**********E MAIS:
se dei a entender que as legendas absurdas (que acompanharam
o mesmo podcast) eram de responsabilidade do CPC-UMES, me
perdoem. Tudo referente ao mundo digital em que me meto corre
sérios riscos por minha conhecida ignorância (sou mesmo uma analfabeta digital). Bernardo Torres, do CPC-UMES, em educadíssimo e-mail, me esclareceu que tais legendas são de responsabilidade única do YouTube.
E que podem ser retiradas pelo usuário (Alysson Oliveira já me alertara, quando fiquei estarrecida com as tais legendas. Tão estarrecida — e hipnotizada — que não consegui tirar os olhos delas)….

******PREMIO FIAF A WALTER SALLES — Merecidíssimo.
Walter vem trabalhando, há décadas, em defesa da memória de nosso cinema. Foi assim com o acervo Mário Peixoto (origem do filme “Onde a Terra Acaba”, de Sérgio Machado) e vem sendo assim com o empenho demonstrado no trabalho com a Film Fondation, cujo presidente de
honra é Martin Scorsese. (ver abaixo)

****Prêmio FIAF 2020 – Walter Salles

Por José Quental – Coordenador de Cinema/Cinemateca do MAM

A FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes) acaba de anunciar o novo laureado do prêmio FIAF 2020. A escolha foi pelo cineasta Walter Salles. O anúncio foi feito na edição do Boletim online da FIAF que pode ser encontrado neste endereço: (https://en.calameo.com/read/000918540224d2e94bc4d). A indicação do nome de Salles partiu da Cinemateca do MAM.

ALMANAKITO
SEXTA-FEIRA (03-07-2020)

+ O ADEUS LEO “MATRAGA” VILLAR

+ CINEOP 2020 ON-LINE (EM SETEMBRO)

+ OLIVER STONE NO NOCAUTE E NA TVT

+ NA REVISTA DE CINEMA:
MAUREEN BISILLIAT
– “Equivalências” revê trajetória da
fotógrafa inglesa que adotou o Brasil

+ ANDREA HORTA NO PAÍS DO CINEMA (CANAL BRASIL – NOVIDADES e ótima entrevista da atriz ao Caderno 2, do Estadão)

+ POSCAST ABRACCINE (laive dia 11 de JUNHO)

+ ERIC NEPOMUCENO (NOVOS PROGRAMAS)

+ DVDs DO CPC-UMES FILMES
50 filmes soviéticos e russos em DVD e bluray

+ ORIENTANDA DE SHEILA
SCHVARZMAN ESTUDA O CINEMA
DE PIONEIRA DO CINEMA RUSSO (OLGA
“MULHERES DE RAIZAN” PRYOBSKAYA
(dissertação de mestrado) + O CINEMA DE
ARQUIVO DE ESTHER SHUB

+NOVAS INTERVENÇÕES DE ERIC
NEPOMUCENO NO ESPAÇO DIGITAL (ver abaixo)

+ “MACABRO”, DE MARCOS PRADO:
No DRIVE-IN BELAS ARTES

****VENCEDORES DOS
PREMIOS PLATINO
Na Revista de Cinema
www.revistadecinema.com.br

+ 819 NOVOS INTEGRANTES DA ACADEMIA DE HOLLYWOOD (SEIS BRASILEIROS) + LIMA DUARTE + FILME DE MARCOS PRADO: ‘MACABRO’ estreia no Belas Artes Drive-In + GABO + FLORESTAN 100 + PAULO ARANTES (JACOBIN)

+ OS CAVALEIROS DA TAVOLA QUADRADA (TV 247) + TVT + DOIS FILMES ALICE GUY-BLACHÉ + OLGA “MULHERES DE RAZIAN” PRYOBSKAYA + CINEMA RUSSO E SOVIETICO + GREG NEWS + LUGAR DE FALA (RACISMO ESTRUTURAL): CLAUDIO JORGE + VENCEDORES DO PLATINO +

+ ‘MACABRO’, DE MARCOS PRADO,
estreia no Belas Artes Drive-In

** Uma pergunta:
será que essas sessões especiais, do
Festival Espaço Itau on-line e do Belas Artes à la
Carte valerão como “lançamento” para concorrer ao Oscar?

*ENTREVISTAS à TV 247:
. De Tata Amaral
. De André Klotzel

+ NA REVISTA DE CINEMA:
NOVOS BRASILEIROS
NA ACADEMIA DO OSCAR

http://revistadecinema.com.br/2020/07/seis-brasileiros-na-academia-do-oscar/

***** CPC-UMES:
****Novos DVDs: último lançamento – “Andrei Rublev”, de Tarkovski ***** Podcast sobre cinema russo e soviético: duas erratas: eu disse que: 1. O livro de Salvyano Cavalcanti de Paiva
(o da inusitada parceria com Pudovkin) abordava o cinema das 15 repúblicas soviéticas (na verdade são as repúblicas do Leste Europeu) e 2. Ana Carolina e Larisa Sheptiko teriam integrado, juntas, júri em Berlim. Creio que estiveram juntas em festival nos EUA (não é Marcus Mello????) – Quando o podcast foi gravado, em 25 de maio, eu ainda não tinha lido o livro de Wandyr Villar sobre “Salvyano”. Quanto ao livro “Salvyano-Pudovkin” já o adquiri, há 20 dias, mas a Estante Virtual ainda não me entregou… Houve uma complicação que não sei explicar bem….

***CINEMA SOVIETICO E RUSSO EM
podcast CPC-UMES – ENDEREÇO ABAIXO

Link específico do programa (assistam, caso se
interessem, sem as hilárias legendas):
https://bit.ly/3dJXkAu

+ CURTA GABO
* CEM ANOS DE SOLIDÃO
Uma produção venezuelana, creio, em parceria com a Fundação do Novo Periodismo Latino-Americano (sediada em Cartagena de Indias). Com Ricardo Darín, Alice Braga, Leo Sbaraglia, Dolores Heredia e muitos outros…

+ EDUARDO COUTINHO:
A Vila das Artes, de Fortaleza, promoveu laive com Beth Formaggini, Consuelo Lins e Carlos Alberto Mattos, moderada por Kamile (acertei?). Assisti e recomendo.

** LIMA DUARTE E A EDUCAÇÃO:
Semanas atrás, um amigo colocou post no facebook com críticas pesadas ao ator Lima Duarte, que dera entrevista “execrável” a Bial (TV Globo). Só recentemente pude assistir à conversa. Nela, Lima repete o que diz há muito tempo: que “Lula de ignorante e cultor satisfeito de sua ignorância“. O resto do papo foi delicioso, com Lima contando histórias como só ele sabe contar. Todo mundo sabe que o “Zeca Diabo-Sinhozinho Malta-Sargento Getúlio” vem do Teatro de Arena e tem ligação histórica com a turma do velho Partidão. A turma que, mais tarde, agregar-se-ia aos tucanos e excerceria cargos, em especial na área da Cultura (seja em municípios, estados ou na Federação). Direito pleno dele de aproximar-se da força política que fosse (seja) de sua escolha. ***Marilena Chaui costuma dizer que a inteligência de Lula impressiona, pois sendo ele um homem de pouco estudo escolar, mostra que aprendeu muito ao longo da vida. Uma inteligência intuitiva e afetiva. Lima tem direito de achar que o petista é homem de poucas letras (pois é mesmo: não chegou nem ao segundo grau). Só não pode dizer que Lula cultiva a ignorância. Como é que um presidente que manteve, por 8 anos, o mesmo ministro da Educação (Fernando Haddad, professor da USP) e criou mais de 15 universidades federais (a do ABC, a de Foz do Iguaçu, com ênfase na América Latina, a Afrolusobrasileira, no Ceará, a do Recôncavo da Bahia, etc, etc) e o Prouni, pode ser um cultor da ignorância???? Prá encurtar: entre Haddad e Bozo, Lima Duarte escolheu Haddad. ****E — que transtorno desesperador — em ano e meio de governo, bozo teve três titulares no MEC. Dois destrutivos e um que faltou com a verdade de forma muito grave… (Por falar em universidade, um registro: colunistas respeitados de
nossa imprensa não sabem que Mestrado exige dissertação e Doutorado, tese!!!)…

+ ERIC NEPOMUCENO:
Nova incursão em canais digitais com
programas de leituras, correspondências
virtuais com escritores, e vídeos curtos

**** OLIVER STONE
ENTREVISTA VLADIMIR PUTIN
—NO NOCAUTE E NA TVT

https://nocaute.blog.br/2020/07/02/nocaute-e-tvt-em-exclusividade-nacional-exibem-a-minisserie-as-entrevistas-com-putin-dirigida-por-oliver-stone/

*****MAIS SETE BRASILEIROS
NA ACADEMIA DO OSCAR:
Instituição se aproxima de dez mil sócios. Li que
outro “brasileiro” foi associado à instituição:
MARCOS WALTENBERG, da Netflix.
Os seis citados nas matérias são: Cristina Amaral, Vincent Carelli,
Otto Guerra, Julia Bacha (Budrus), Mariana Oliva (Maria Farinha Produções) e Tiago Pavan (Democracia em Vertigem)

Na Revista de CinemaADEUS LEONARDO VILLAR,
o MATRAGA, o Zé do Burro, o Lampião….
Conto aqui uma breve história. No único contato que tive com ele na minha vida (nunca o entrevistei em mais de 40 anos de ofício), deu-se algo curioso. Em 1994, creio que Luizinha Dornas ainda estava no comando do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, houve homenagem à equipe de “A Hora e Vez de Augusto Matraga”. Foram a Brasília Marília Santos, esposa do saudoso diretor, Roberto Santos, Leo Villar, o protagonista, Geraldo Vandré, autor da trilha sonora (que Kleber Mendonça e Juliano Dornelles revalorizaram no “Bacurau”), Guará, etc. Os jornais fizeram fotos maravilhosas. Com Itamar Franco no governo, havia uma intensa agitação cultural. Ministros dele, uns dois ou três, foram ao Teatro Nacional (Sala Villa-Lobos) prestigiar a sessão. (Estou escrevendo sem conferir nenhum dado). Um dos presentes era Ciro Gomes, ministro da… Fazenda???? (não me lembro do posto dele. Só que era ministro). No dia seguinte, saíram vários e belas fotos no Jornal de Brasília, veículo no qual eu trabalhava. Alguém me indicou a Villar: ele queria cópias das fotos em que aparecia. Selecionei quatro, as mais bonitas, e o diretor do jornal autorizou que fossem feitas cópias para ele, Villar. No dia seguinte, fui entregar as fotografias e Leo, desapontado, me disse: “ah, a que eu mais queria era aquela com o ministro Ciro Gomes!!!”. (Não me lembro se me empenhei em batalhar por uma quinta foto!!!!!). Foi o ano em que Bernardo Bertolucci e Vandré estavam no Festival e eu trabalhei como uma remadora de Ben-Hur.

**NA REVISTA DE CINEMA:
MAUREEN BISILLIAT –
“Equivalências” revê trajetória
da fotógrafa inglesa que adotou o Brasil

http://revistadecinema.com.br/2020/07/equivalencias-reve-trajetoria-da-fotografa-inglesa-que-adotou-o-brasil/

*****15a CineOP tem nova data e novo formato (ver abaixo)

*****15ª CineOP abre inscrições para filmes da Mostra Educação e Projetos Audiovisuais Educativos

Inscrições gratuitas podem ser

realizadas até o dia 20 de julho pelo site cineop.com.br

Estão abertas as inscrições para Filmes da Mostra Educação e Projetos Audiovisuais Educativos que serão exibidos e apresentados na programação do Encontro da Educação: XII Fórum da Rede Kino durante a realização 15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 3 a 7 de setembro de 2020, em formato online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sitewww.cineop.com.br – até o dia 20 de julho, às 23:59 horas, horário de Brasília.

Os interessados em inscrever devem consultar o regulamento, realizar o cadastro e preencher o formulário no ato da inscrição. Os filmes e projetos inscritos serão avaliados por uma comissão oficial nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação da 15a CineOP, assinada por Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga.

A Temática Educação da 15ª CineOP vai enfocar “Telas e Janelas: Tempo de Cuidado, Delicadeza e Contato” com o propósito de abordar de um modo particular a relação das telas e janelas com este tempo que requer cuidado, delicadeza e outras formas de contato. Considerando que talvez como nunca na história, o cinema tenha estado tão presente nas diferentes telas que circulam em boa parte dos espaços, sejam eles domésticos ou públicos, as janelas foram ressignificadas, tornando-se um novo marco de enquadramento por onde se vê o mundo de modo direto, mas à distância, e por onde ainda é possível registrá-lo.

FILMES PARA A MOSTRA EDUCAÇÃO

Poderão ser inscritos filmes brasileiros e latino-americanos, de até 3 minutos, produzidos em contexto educacional – por estudantes, professores, professoras ou cineastas, vinculados a escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal. Produções internacionais deverão obrigatoriamente conter legenda em português.

Nesta edição a produções dos filmes deve se organizar em torno da pergunta: COMO VIVER ENTRE TELAS E JANELAS? Devem ser levadas em consideração os seis temas com os quais as respostas a essa pergunta devem se relacionar: Delicadeza // Cuidado // Conexões // Memórias // Cura // Sonhos.

A proposta consiste em filmar pequenas histórias ou fazer ensaios experimentais ou simplesmente registrar um momento específico da vida em casa, na cidade, na aldeia ou comunidade quilombola, desde que respeitando o momento de isolamento social.

O único elemento comum de criação a todos(as) é a abordagem da presença do cinema em relação com outras mídias no cotidiano de nossas relações nos dias de hoje. Salvo esta restrição, é possível inventar e propor livremente breves documentários; filmes utilizando exclusiva ou parcialmente as imagens de arquivos; ensaios; exercícios experimentais; registros do cotidiano, de espaços e tempos diversos; pequenas histórias afetivas; imagens de uma determinada personagem ou de um grupo familiar; entre outros.

Em 2020, a Mostra Educação tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os(as) estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores(as) dos materiais elaborados, filmados, editados.

A divulgação dos resultados dos filmes selecionados está prevista para ser a segunda quinzena de agosto de 2020, através do email que consta na ficha de inscrição. Os filmes selecionados serão exibidos na plataforma digital da 15ª CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto.

PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

Poderão se inscrever projetos audiovisuais educativos – ações que buscam algum tipo de reflexão junto a produção e circulação de conteúdos para mídias digitais, cinema e televisão, pautados por processos de produção audiovisual escolar – de qualquer país latino-americano, desde que escritos em língua portuguesa.

Serão seis categorias de Projetos no Encontro da Educação – XII Fórum da Rede Kino:

Delicadeza: pequenos gestos ganham uma dimensão amplificada num momento em que, devido ao isolamento social, boa parte da população está com suas atividades restritas e circulando por espaços menores, domésticos. O que podemos aprender desses gestos?

Cuidado: nunca o cuidado com o outro, consigo e com os grupos foi tão vitalmente importante como no presente. No mesmo momento em que aquilo que é de todos é ameaçado, surgem iniciativas de cuidado em relação àquilo que é público (a comunidade escolar, as comunidades de cinema) que nos interessam compreender.

Conexões: estar isolado e ao mesmo tempo establecer outras conexões, seja por meio da experimentação da tecnologia, seja pela possibilidade de reatar laços que ficaram no pasado, pela possibilidade do estar junto, dentro oufora das redes, de formas as mais variadas e impensadas até pouco tempo atrás.

Memórias: num momento que estamos forçosamente limitados em nossas ações, a subjetividade trabalha para elaborar o momento presente, acionando o investimento na memoria como um componente que atravessa as experiências presentes, remetendo-as ao passado e ao futuro.

Cura: nunca foi tão importante pensar em encontrar um caminho para a cura. Essa busca nos faz questionar as soluções que vinham sendo utilizadas até pouco tempo atrás para a vida social e individual. Nesse sentido, o bem viver ganha uma importância fundamental.

Sonhos: as figuras que o sonho nos traz são imagens daquilo que estamos vivendo no presente, nos trazendo outras perspectivas de entendimento e de produção subjetiva, menos ancoradas na universalidade e mais abertas ao trabalho subjetivo e imagético.

A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão, composta por no mínimo três membros, nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para ser divulgada na última semana de agosto de 2020 no site www.cineop.com.br.

******15a CineOP tem
nova data e novo formato

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o único evento audiovisual dedicado à preservação, história e educação, comemora 15 anos de trajetória e ganha edição online em 2020. O evento já tem nova data: 3 a 7 de setembro de 2020.

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luciana d’Anunciação – ETC Comunicação – (31) 99742 7874

15a CineOP tem nova data e novo formato

O único evento audiovisual

dedicado à preservação, história

e educação comemora 15 anos de trajetória e ganha edição online em 2020

A Universo Produção, empresa responsável pela idealização e realização da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, comunica que a 15a edição do , inicialmente agendada para o período de 24 a 29 de junho de 2020, já tem nova data – 3 a 7 de setembro de 2020 e novo formato, adaptando sua programação para o ambiente digital, em função da pandemia de Covid 19.

A coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak ressalta “Diante do cenário incerto e complexo, concluímos que a forma mais segura e indicada é planejar e migrar a CineOP para o ambiente digital para garantir a continuidade e realização do evento. Este novo desafio está nos movendo e também criando oportunidade de crescimento. Então, mãos à obra!”.

Uma Mostra de Cinema promove o encontro da cadeia produtiva do audiovisual, seja no formato presencial, seja no formato digital. Cada modelo tem as especificidades próprias, linguagens e experiências diferentes, que em algum momento, se cruzam e se complementam. A CineOP em 2020 chega até você em ambiente digital – redes sociais, plataformas online, de streaming e videoconferências.

“Na internet, vamos expandir nossa atuação, ampliar o alcance e o engajamento do público, proporcionar mais visibilidade e projeção para o evento, para a cidade de Ouro Preto, para Minas e para o Brasil. Quem não conhece a CineOP, terá a oportunidade de participar, sem sair de casa, da programação abrangente, diversificada e gratuita que está sendo preparada para esta edição”, complementa Raquel Hallak.

Será levado para o ambiente digital, o mesmo propósito de realização da CineOP presencial. A programação permanece estruturada nas três temáticas – preservação, história e educação. “Estamos animados para estarmos juntos, cada um da sua casa, num momento em que mais precisamos de sentir e reunir forças. Ouro Preto, nosso patrimônio, continua sendo nossa conexão e inspiração”, descata a coordenadora geral do evento.

Integram a equipe de curadoria da 15a CineOP, os profissionais José Quental e Ines Aisengart Menezes (Temática Preservação), Francis Vogner dos Reis (Temática Histórica + seleção de longas e médias contemporâneos), Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga (Temática Educação) e a Camila Vieira (seleção de curtas).

SOBRE A CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020, em formato digital, reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo – centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.

*** ATENÇÃO: Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15a edição da CineOP. Canais e endereços:

Na Web: www.cineop.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

****ERIC NEPOMUCENO:
Nova incursão em canais digitais com
programas de leituras, correspondências
virtuais com escritores, e vídeos curtos

O escritor e tradutor Eric Nepomuceno participa de novas produções feitas em celular na quarentena, onde está com a família em uma casa na serra de Petrópolis, e que serão lançadas, a partir de 5 de julho de 2020 nos canais digitais youtube e instagram. Os programas, séries e clipes musicais são todos produzidos pela Nepomuceno Filmes, de Tereza Alvareze do cineasta Felipe Nepomuceno, filho de Eric, também em isolamento social. Serão dois programas de leitura – um dedicado à obra do poeta argentino Juan Gelman (1930-2014), de quem foi amigo e tradutor, com estreia no próximo dia 6 de julho, e outro em que lerá contos de seu livro “Antologia Pessoal” (Editora Record), – e quatro curtas-metragens. A programação traz conversas virtuais com o escritor angolano Ondjaki, com a escritora paulistana Aline Bei – e fotografia de Walter Carvalho – tradução inédita de um livro infantil de Eduardo Galeano, entre outros vídeos produzidos com celulares durante isolamento social. Tenho o link e as senhas dos vídeos, se vc quiser assistir. Envio anexo mais informações e fotos. Estou à disposição para o que vc precisar. Abs,

Estreias: ******· Curtas

05 de julho, domingo, às 20hPalavras Úmidas (2020/12min). Eric Nepomuceno e Aline Bei; fotografiade Walter Carvalho; trilha sonora de Marcos Rogozinski.

12 de julho, domingo, às 20h A Pedra Queima (2020/13min). Eric Nepomuceno e Martha Vianna lêem a tradução inédita de “La Piedra Arde” (1980), escrito para crianças por Eduardo Galeano; trilha sonora do acordeonista Bebê Kramer; e ilustrações originais de Luis Horna.

19 de julho, domingo, às 11h Memórias de Resistência (2020/10min). Eric Nepomuceno e Ondjaki.

26 de julho, domingo, às 20hAs Livrarias (2020/6min). Eric Nepomuceno; desenhos em aquarela e ilustrações de Guto Nepomuceno.

· Programas

6 de julho, às 11h Fábricas do Amor (dez episódios). Eric Nepomuceno lê poemas do argentino Juan Gelman (1930-2014).

Novos episódios de segunda a sexta, às 11h, até 17 de julho.

20 de julho, às 11h Antologia Pessoal (dezepisódios).Eric Nepomuceno lê contos de seu livro “Antologia Pessoal” (Editora Record).

Novos episódios de segunda a sexta, às 11h, até 31 de julho.

Canais: Youtube – http://www.youtube.com/ericnepomucenoescritor

http://www.youtube.com/nepomucenofilmes

****FAM 2020 lança Campanha

de Financiamento Coletivo

A 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul pode deixar de ser realizada por falta de recursos

Com 832 filmes inscritos no 24º Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2020 – e com dificuldade de patrocínio a organização lança a Campanha de Financiamento Coletivo #SomosTodosFAMdeCinema.

“Nesses 23 anos, duas gerações de catarinenses tiveram acesso do que se produziu do cinema latino-americano. Esse ano necessitamos do apoio de todos para que possamos realizar mais a 24ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul”, Celso dos Santos, idealizador e diretor-geral do FAM.

O FAM é um dos 15 festivais mais antigos do Brasil e sempre foi feito com muita emoção, esforço e convicção da importância do Cinema na vida de todos. Este ano, o Festival foi planejado em formato “Híbrido” – on-line e presencial, principalmente em tempo real – em plataforma digital, sessão de cinema, debates com realizadores, ações do mercado de coprodução, formação profissional e se os protocolos de saúde permitirem, projeções ao ar livre, de 24 a 30 de setembro. Cumprindo o papel educador do festival, após a pandemia, estão programadas exibições com palestras em associações de bairro da Grande Florianópolis, Santa Catarina.
“Estamos fazendo essa campanha para manter o nosso propósito de formação de público, conexão com profissionais da área da América Latina, dando suporte a novos projetos e assim gerando nosso futuro, contribuindo com o bem-estar, a saúde mental de todos com cultura e entretenimento”, explica Tiago Santos, produtor executivo do FAM.

O FAM foi contemplado com o Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, na linha Arranjos Regionais, fundo de recursos originados pelo próprio setor. Porém a ANCINE deu início ao processo de contratação há poucos dias e ainda não existe a certeza do recebimento do recurso.

O Projeto também está apto para captação na Lei Federal de Incentivo à Cultura, já tendo o apoio da Celesc, porém na situação atual muitas empresas paralisaram todos os patrocínios via lei de incentivo.

A organização se preocupa com a dificuldades que todos estão passando com a Pandemia e quer continuar fortalecendo a cultura, gerando emprego e construindo o futuro. O setor audiovisual também enfrenta grandes dificuldades, por isso os recursos da Campanha contemplam a remuneração de todos os colaboradores, selecionadores, palestrantes e todos os filmes selecionados. Os valores de remuneração evoluem conforme as metas atingidas. “Precisamos nos unir para realizarmos juntos o Festival, com retribuição e valorização dos filmes e dos profissionais envolvidos nesta edição. Contribuindo com a campanha você está contribuindo com a fonte de renda de integrantes de toda a cadeia produtiva do Audiovisual Latino-americano”, diz Marilha Naccari, diretora de programação.

Festival de Cinema de Florianópolis

Durante essas mais de duas décadas já passaram pela tela do Festival mais de dois mil filmes, trabalho de mais de 100 mil realizadores, técnicos e artistas, apreciados por mais de 300 mil pessoas. Todo esse público também contou com mais de 400 atividades de formação e ações de mercado, gerando novos filmes. O FAM tem a honra de fazer parte da vida de 1.500 profissionais que integraram a família do Festival nesses 23 anos e coloca Florianópolis no mapa do circuito dos Festivais de Cinema Internacionais.

Para contribuir com a Campanha #SomosTodosFAMdeCinema acesse o link: https://benfeitoria.com/famdetodos?ref=rel05pt

Assessoria de Comunicação do FAM 2020
Alissa Azambuja (48 99915.2827)

Barbara Pettres (48 99926.6429)
Leticia Bombo (48 98484.7332)

+ DODÔ AZEVEDO:
Belíssimo artigo desse articulista afro-brasileiro,
hoje (01-07-20), na Folha. Para ler e reler. Sobre o
ministro (MEC) que “descobriu” tardiamente
sua negritude.

***OLGA “PRYOBSKAYA” (simplificando!)
* AS MULHERES DE RIZIAN (1927)
(A ALDEIA DO PECADO)
Dediquei minha tarde inteira a presenciar (virtualmente) a defesa de dissertação de mestrado de aluna de Sheila Schvarzman e a assistir ao filme mais famoso de Olga Pryobskaya (diretora de obras infantis e desse belo melodrama, realizado em 1927: na era muda, portanto). Não assistia a uma defesa de tese há milênios. A última foi presencialmente, na UnB, quando uma conhecida (Kilma Pinheiro) estudou o “Mundo Castanho” de Ariano Suassuna. ****Olga, a pioneira: Doutoranda, orientadora e “examinadoras”: quatro mulheres. Achei incrível. Não li, claro, a tese, debatida com vagar e minúcias pela banca, mas parece que a aluna da Sheila tem em mãos um trabalho que, reelaborado, pode resultar em importante livro sobre esta pioneira do cinema russo (Olga, que era atriz, estreou na direção em 1913). Ela e a documentarista-montadora Esfir (Esther) Shub são, portanto, as duas grandes pioneiras do cinema feminino no Leste Europeu. Sheila levantou a hipótese de que Olga seja, inclusive, pioneira do cinema educativo (tema que a professora conhece muito bem, pois estudou o trabalho de Humberto Mauro no INCE, tema de um livro notável).

*”VA PENSIERO”, DA ÓPERA
NABUCO (VERDI):
Ontem, em O Globo, um articulista escreveu texto maravilhoso sobre a ária “Va Pensiero”, de Verdi, que, apresentada em concerto regido por Riccardo Mutti — na presença de Berlusconi, então primeiro-ministro da Itália — resultou em magnífico protesto artístico-político. Li o texto de manhanzinha. À tarde, Paulo Betti me mandou mensagem dizendo que estava muito tocado com o que vira. Depois Zanin veio me dizer o mesmo. O registro digital, de oito ou nove minutos, garantem todos, é arrebatador. Assistamos!!! Ah, isto foi feito — esse protesto operístico — no momento em que o Governo Berlusconi perseguia os artistas!!!! (Igual a um país que conhecemos tanto)!!!!

****Premiado filme brasileiro
‘MACABRO’, DE MARCOS PRADO,

estreia no Belas Artes Drive-In

  • 28/07 – Terça às 21h00

    30/07 – Quinta às 18h00

    31/07 – Sexta às 23h00

    01/08 – Sábado às 20h30

    Local: Belas Artes Drive-In – Memorial da

    América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru, s/no. – Portão 2

    Ingressos: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

    Capacidade para 100 carros por sessão

    Mais informações e ingressos: https://www.cinebelasartes.com.br/drive-in/