+ DILILI EM PARIS (FOTO) + BILHETERIAS BRASILEIRAS + CINECLUBISMO NO BRASIL + O JOVEM AHMED + AS INVISÍVEIS

+ CINECLUBISMO

+ EXPÔ LOUIS PASTEUR + PRÊMIOS CESAR 2020: DIA 28 (EM PARIS)

+BILHETERIAS
BRASILEIRAS
+ FILMES RUSSOS
NO CIRCUITO SPCINE E NO STREAMING BELAS ARTES + “DILILI EM PARIS” (OCELOT)

+ TVT E TV 247 (Bom Para Todos, Programa de Zé Trajano, Entrevistas de Juca Kfouri)

+ PRÊMIOS CESAR 2020: “OS MISERÁVEIS” VERSUS POLANSKI: PRÊMIO FRANCÊS EM CLIMA DE GUERRA (SEXTA, DIA 28)

+ “DILILI EM PARIS” GANHA IMENSO
DESTAQUE NO ESTADÃO E GLOBO

+ NOVAS MATERIAS NA REVISTA DE CINEMA.

+BILHETERIAS
BRASILEIRAS:
Estreia: nenhuma

. CONTINUAÇÕES:
. Minha Mãe é Uma Peça 2…………….11.121.186
. Bacurau……………………………………………..740.943
. A Vida Invisível………………………………..129.332
. Melhor Verão de Nossas Vidas……………34.777
. Adoniran (Rubinato)……………………………..3.285
. Açúcar…………………………………………………….1.298

***”MÃE 3″, protagonizado por Paulo Gustavo, tornou-se a maior bilheteria auditada da história do cinema brasileiro no meio desta semana. Até domingo passado, tinha feito 11.121.186. Passou (no meio da semana!!!) o campeão TROPA DE ELITE 2 (que fez 11.146.815). As bilheterias dos três filmes religiosos da Record não merecem (nem devem) ser levadas em conta, pois os ingressos foram adquiridos pela Igreja Universal (através de seus pastores) e distribuidos entre fieis que, na maioria das vezes, não saíram de casa para ir a um cinema de shopping (ou não). Se quisermos tratar bilheterias com seriedade, temos que registrar os filmes que tiraram o espectador de casa e, com dinheiro do próprio bolso, cada um deles pagou o bilhete, entrou, assistiu e aplaudiu (ou não). Esta é a história de “Tropa de Elite 2” e de “Dona Flor e Seus Maridos”. Bruno Wainer, cauteloso, disse, em suas primeiras declarações sobre “Mãe 3”, que acreditava que ele venderia um pouco mais de ingressos que Mãe 2 (9.250.000). Márcio Fraccaroli, da Paris Filmes, parceira da Downtown (de Wainer) ficou tão empolgado com a arrancada e com as primeiras semanas de “Mãe 3”, que arriscou: “chegaremos a 12 milhões”. Tudo indica que o filme pode, realmente, chegar lá (ou bem perto). Em cartaz há sete semanas, o filme continua programado em 600 salas e com média (ainda) espantosa de 343 espectadores. “Dona Hermínia 3” vendeu 214.453 na semana passada. Se mantiver parte deste pique nas próximas semanas poderá, sim, vender 12 milhões de tíquetes. Aguardemos.

*LOUIS PASTEUR + CINECLUBISMO:
Leiam, na revista “E” do Sesc, matéria sobre Expô PASTEUR, no Sesc Interlagos (até julho) e dois artigos, um de Ugo Giorgetti e outro de Giovanni Pirelli, sobre CINECLUBISMO. Ambos muito bons. Ugo presta tributo ao trabalho de Adhemar Oliveira (no Cineclube Bixiga) e a Leon Cakoff (na Mostra SP). *** Por falar em Pasteur, a França vai comemorar o bicentenário de nascimento do grande cientista em 2022. E ele é um dos personagens do encantador “DILILI EM PARIS”, novo longa de Michel Ocelot (que ganhou imensa chamada de capa no Estadão da última quinta-feira e ótimas críticas de Neusa Barbosa, Sérgio Rizzo e Carlos Alberto Mattos. No Estadão, entrevista de Merten com Ocelot. ****Nesta quinta, dois filmes de expressão francesa chegam aos cinemas brasileiros: “O Jovem Ahmed”, dos Irmãos Dardenne
(Bélgica/França) e “As Invisíveis”, deliciosa comédia protagonizada por mulheres (uma daquelas que ganhariam nota dez no Teste Bechedel!!!). ****Leiam, hoje, as importantes reflexões da ombudsman da Folha sobre o espaço “referendador” que vem sendo dado a cultores do “design inteligente”….

* NA REVISTA DE CINEMA: Artistas e cenários de Paris trazem encantamento à aventura feminista de Dilili

http://revistadecinema.com.br/2020/02/dilili-em-paris/

***STREAMING
BELAS ARTES:
À LA CARTE: Mizoguchi, QUEIMADA, ETC, no Cardápio da semana!

+ Roda Viva com o cineasta espanhol Pedro Almodóvar. DATA: 06/11/1995 –

https://youtu.be/f-xmsUG-X4A

+ RODA VIVA COM FERNANDO
MEIRELLES (endereço de ACESSO abaixo)

https://youtu.be/_VFFn1M_Omw

*** ME FALARAM MUITO BEM DO RODA
VIVA COM DRAUZIO VARELLA. Vou procurar

+ REVISTA DE CINEMA:
Matéria sobre a aventura feminista
“DILILI EM PARIS”, de Michel Ocelot.
O filme, aliás, ganhou ótima cobertura nos
jornais brasileiros: coisa rara para uma

+ Consagração do sul-coreano “Parasita” traz
cosmopolitismo ao Oscar de Hollywood
– Na Revista de Cinema

http://revistadecinema.com.br/2020/02/consagracao-do-sul-coreano-parasita-traz-cosmopolitismo-ao-oscar-de-hollywood/

+ ANIMAÇÃO FRANCESA

+ LUIZ GÊ + NOVO FILME DE KEN LOACH + NOVO POLANSKI (J’ACCUSE) ESTREIA DIA 12 DE MARÇO + SEMIFINALISTAS AOS PREMIOS PLATINO 2020