FERNANDO MEIRELLES (DOIS PAPAS EM 30 FESTIVAIS ) + ELY AZEREDO E O OSCAR + NOVO DARÍN MOVIE + MOSTRA SP 2019 (PREMIAÇÃO) NA REVISTA DE CINEMA + SONIA BRAGA

* SOBRE O OSCAR 2019:

+ ELY AZEREDO + BILHETERIAS + FERNANDO MEIRELLES
(DOIS PAPAS) E FILMES MARVEL + NOVO DARÍN MOVIE E MOSTRA SP 2019 (PREMIAÇÃO) NA REVISTA DE CINEMA + SONIA “Bacurau” BRAGA + MURILO SALLES (TV 247) + BOM PARA TODOS (TVT) + CINEMA CHINÊS (MERCADO E CENSURA), EM O GLOBO

+ FERNANDO
MEIRELLES (SOBRE OS
NOVOS RUMOS DO OSCAR)

Rô,

Versão 2 da explicação.

O novo presidente da Academia, David Rubin, está fazendo um enorme esforço para que a premiação deixe de parecer algo da indústria norte-americana e passe a ser mundial. No mês passado convidaram 800 novos membros, a maioria de fora dos EUA. Fui a uma festa da Academia, no mês passado, em Roma, onde estavam todos os membros ilustres italianos: Lina Wertmuller, Storaro, Tornatore, Morricone… uma enorme homenagem ao cinema Italiano para aproxima-los da Academia. Entre as mudanças está a troca do nome da categoria que deixa de ser “Melhor Filme de Língua Estrangeira” – acharam que “estrangeiro” é pejorativo – e passo a ser “Melhor Filme Internacional”
Há um grande movimento para tentar colocar o mundo na fita, uma porque o mundo hoje está menor mesmo, mas talvez a movimentação seja também uma oportunidade para aumentar a audiência do evento.

fm

+ Ver abaixo texto de Ely Azeredo

*MATERIA SOBRE FERNANDO
MEIRELLES E SEU RENCONTRO COM O SUCESSO:

“DOIS PAPAS” FESTEJADO EM 30 FESTIVAIS

+ NA REVISTA DE CINEMA:
FERNANDO MEIRELLES REENCONTRA
O SUCESSO COM “DOIS PAPAS”

E resume o que falou em master class
em Mumbai (Bombaim/Bollywood), que o homenageou por
sua trajetória no audiovisual, sobre os fimes Marvel

http://revistadecinema.com.br/2019/11/fernando-meirelles-reencontra-o-sucesso-com-dois-papas/

**** Link da entrevista
com Murilo Salles
(por Regina Zappa):
ESTAÇÃO SABIÁ
https://www.youtube.com/watch?v=n5CQcH_C0g4

*****CARLOS ALBERTO MATTOS
NO PROGRAMA “BOM PARA TODOS”,
DA TVT (TV DOS TRABALHADORES).

****** HOJE, EM O GLOBO,
duas páginas de Carlos Heli de Almeida sobre
O CINEMA CHINÊS. Realizada durante festival,
em solo chinês, com curadoria de Jia Zang-Ke e Marco Muller

*******ALMANAKITO
SEXTA-FEIRA (01-11-19)

+ O IDIOMA E O OSCAR

Por Ely Azeredo

Rô, sobre suas dúvidas sobre o Oscar dito “internacional”: <O Oscar para o que tantos chamam “melhor filme estrangeiro”…
(que o Regulamento chama de “melhor filme em OUTRO idioma”) pode ser disputado por qualquer longa-metragem com no mínimo cinquenta por cento do tempo de projeção falado em língua(s) que não seja(m) a inglesa.

Estou sabendo hoje que podem concorrer a tal prêmio quaisquer produções com pelo menos quarenta por cento do tempo falado EM OUTRO IDIOMA.

>Para tal disputa a Academia só aceita filmes que tenham sido
exibidos PELO MENOS SETE DIAS NO PAÍS DE ORIGEM. Bj, Ely

+ OSCAR INTERNACIONAL:
Aguardem os filmes RETABLO, do Peru, uma história homoafetiva de grande sensibilidade (nada a ver com o Oscar 2019), e ADAM, o (delicado e feminino) filme que representa o Marrocos na disputa de uma vaga ao Oscar internacional. Alguém sabe me explicar o que significa a mudança de Oscar Estrangeiro para Oscar Internacional??? O que mudou no regulamento? Caiu a questão do idioma????? O filme pode ser falado em inglês, desde que seja uma “produção internacional”?
********SOBRE “EMPUXO” (IMPULSO) — Na correria
da Mostra SP, vi uns 3 ou 4 filmes australianos, cheios de qualidades
e com aquela pegada meio doidona que os caracteriza (incluindo, caso extremo, um western quase punk). Gostei do corajoso (e indignado) EMPUXO, selecionado para representar o país no Oscar Internacional. Estranhei a escolha, já que o filme foi realizado no Cambodja (com idiomas da região) e trata da situação de pescadores escravos no leste asiático. Quando externei minha impressão a CHICO FIREMAN ele me explicou que, por falar inglês (e ser um país anglo-saxão), a Austrália pode concorrer, em tese, ao Oscar em todas as categorias, inclusive a principal. Por isto, cineastas de lá estão produzindo filmes em outros países e falados nos idiomas destes países, podendo assim concorrer ao Oscar Estrangeiro, agora Internacional. Que isto teria acontecido com um filme deles realizado no Laos. (No caso, a Academia Australiana não indicou DENTE DE LEITE, com atores e história locais, falado em inglês, claro!) por estas razões. ****Para dizer a verdade, as regras da Academia de Hollywood parecem muito maleáveis. Não?? Por que ROMA, produzido por empresa de Cuarón, em parceria com a poderosa Netflix, com atores mexicanos, idioma espanhol, etc, foi ao Oscar principal? O que conta???? Apenas ser lançado no circuito norte-americano por xis semanas? A origem da produtora principal????

*********Este Almanakito é dedicado à memória do cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, que perdia seu precioso tempo lendo remessas por mim enviadas. Às vezes, respondia, e com muito bom humor… Ele fará muita falta. (LEIAM no caderno Eu, do Valor Econômico, belas reflexões de Fernando Abrúcio sobre WGdos Santos)

+ AGUARDEM A CAMAREIRA”,
filme mexicano que disputa uma vaga na
lista de finalistas (categoria filme internacional)

+ DOCUMENTARIOS BRASILEIROS
em busca de uma vaga no Oscar:
Semana passada, em sua coluna no Valor Econômico, Amir Labaki analisou os filmes mais cotados a integrar a listona de 15 títulos (semi-finalistas) que disputarão as cinco vagas ao Oscar DOC longa-metragem. Dos brasileiros, citou “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, indicado por entidade importante em duas categorias (melhor filme e melhor narração). Citou, também, “Cine Marrocos”, de Ricardo Calil, habilitado por ter vencido a fase brasileira do Fest é udo Verdade. Eu acrescento “Meu Nome é Daniel”, que se qualificou via Fest Cartagena de Índias. ***A coluna do Amir foi ilustrada pelo macedônio do Norte (agora, Macedonia, sem qualificativo restritivo, é a grega) HONEYLAND. Este filme, tudo leva a crer, deve ser um dos
finalistas. É formidável. Aliás, o único duplamente premiado pela
Mostra SP (júri oficial e Crítica).
*** Um recado a BETO BRANT: cumprimente seus colegas de juri pelo belo resultado que produziram. Eu amei as esclhas de vocês. Nota mil!!! E parabenizo a Mostra SP por ter colocado, num mesmo dia, O INVASOR e seu remake francês, “Persona non Grata”.

+ NA REVISTA DE CINEMA:
BALANÇO DOS PREMIADOS
DA MOSTRA SP 2019 (ANO 43)
(segue o endereço). E ânimo para
leitura, pois são 26 mil caracteres e uma tabela!!! (risos)

http://revistadecinema.com.br/2019/10/mostra-sp-consagra-cinema-feminino/

***NA REVISTA DE CINEMA:
“A ODISSEIA DOS TONTOS”,
NOVO DARÍN MOVIE

http://revistadecinema.com.br/2019/11/a-odisseia-dos-tontos/

*****************Ricardo Darín, o mais famoso dos atores

argentinos, comanda a revolta dos otários

+ LUTA DE CLASSES + OSCAR INTERNACIONAL + RETABLO + ADAM + A CAMAREIRA + REVISTA PERSEU 18 (DEBATE NA SÉ)

+ NOVO DARÍN MOVIE (A REVOLTA DOS OTARIOS): NA REVISTA DE CINEMA + NOVO LIVRO SOBRE O ATLETICO MINEIRO

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS

+ MOSTRA SP 2019 (PREMIAÇÃO) NA REVISTA
DE CINEMA + SONIA BRAGA CONVIDA: “BACURAU”
EM SESSÃO NO MTST

+ COLUNAS OBRIGATÓRIAS
(VERISSIMO, O CHILE E A IGUALDADE,
desta quinta, 31-10-19, em vários jornais,
a de RENATO TERRA, hoje, sexta-feira, na Folha……..

+ LUTA DE CLASSES:
Comédia francesa segue em cartaz no Augusta 5 (aquela sala
deliciosa e pequenina) e no Petra Belas Artes. Aliás, o PETRA
BELAS ARTES acaba de lançar seu streaming com filmes clássicos
e independentes vindos de várias partes do mundo.

+ CACO CIOCLER mostra PARTIDA,
seu segundo doc, na Repescagem da
Mostra SP. Dia 5 (esta terça-feira)

+ REVISTA PERSEU 18
(NÚMERO TEMÁTICO:
OS MILITARES E A POLITICA)

+ VEM AÍ “MEU AMIGO FELA”,
sobre a trajetória do nigeriano Fela Kuti.
De Joel Zito Araújo. Não percam!!

+ MURILO SALLES NA TV 247