PAULO MIKLOS: MAIS ATOR QUE MÚSICO? + BILHETERIAS BRASILEIRAS + TERROR: MORTO NÃO FALA

+ A NOITE
DE “O INVASOR” NO PETRA

BELAS ARTES (30 ANOS DA PANDORA)

*******DEBATE DE “O INVASOR”

no encerramento da MOSTRA 30 ANOS DA PANDORA: na última quarta-feira, 18, um publico dos mais interessados desfrutou de uma noite de ótimos depoimentos de Beto Brant, o diretor, Marçal Aquino, o roteirista, e Paulo Miklos, o invasor de nome Anísio. Um reencontro 17 anos depois. O INVASOR, lançado pela Pandora em 2002, vendeu 105 mil ingressos. A Mostra foi fruto de parceria entre a Pandora, o Petra Belas Artes e a Abraccine (Associação Brasileira de Criticos de Cinema). Paulo Miklos evocou em suas falas (e em sua camiseta) o rapper Sabotage, seu parceiro na mais antológica das cenas do filme: os dois personagens exigindo grana para a gravação de um CD (e fazendo um rap “gutural”) dos empresários da construção civil representados por Alexandre Borges e Marco Ricca. O ex-integrante dos Titãs está cada vez mais ligado ao cinema (e ao teatro: faz temporada com “Chet Baker”) e acaba de ganhar o Kikito de melhor ator em Gramado, por seu desempenho em “O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho, o mesmo de “Cine Drive-in”. Miklos protagoniza o novo filme de Aly Muritiba e está convidado, por Marcos Jorge, para “Estômago 2”. Ah, fará também a versão longa de “Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas”, de Tiago Vieira, ao lado de Matheus Nachtergaele.

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS
Estreias:

.Vai Que Cola 2…………………………..224.306
. Divaldo, Mensageiro da Paz……..105.131
. Legalidade…………………………………….3.050
. Tse……………………………………………………290
. A Música do Tempo (UFF)………………110
. Mares…………………………………………………91
.Continuações:
. Turma da Monica, Laços………….2.086.886
. BACURAU………………………………….388.023
. SIMONAL…………………………………….64.774
. Amor dá Trabalho…………………………57.785
. Socorro! Virei Uma Garota…………….26.406
. Mulher do Meu Marido…………………..2.810
. Alma Imoral…………………………………….2.704
. Eu Sou Brasileiro……………………………..1.428
. O Corpo é Nosso………………………………1.206

PARA OLHOS CRENTES
(em todos os sentidos): acredita quem quiser…

. NADA A PERDER 2…………………………5.560.454

+ Breves observações:
“Bacurau” seguiu (terceira semana) em 196 salas, com queda de apenas 16%. Média de 382 espectadores/sala. *** “Legalidade”, de Zeca Pires, apesar do circuito reduzido (e dos poucos horários que conseguiu) teve uma arrancada significativa: mais de 3 mil ingressos*** Fui ver “Vai Que Cola 2”, sem Paulo Gustavo no elenco. Produção esmerada da Conspiração, mas narrativa muito apelativa. No meio do elenco (muitos caricatura pura, destacam-se Catarina Abdala e o baiano Fábio Lagos: os dois não gritam, interpretam!!)
+ Fui ver “Divaldo, o Mensageiro da Paz”, da produtora espírita cearense. Não que eu me interesse por espiritismo. Me interesso, sim, pelo filão cinematográfico… Foi duro de aguentar. Bons atores num filme que faz proselitismo “religioso” o tempo inteiro. Começa em Feira de Santana, onde nasceu Divaldo, e segue em locações em Salvador. “Chico Xavier”, de Daniel Filho, e “Kardec”, de Wagner Assis, continuam sendo bons exemplos de filmes “espíritas” feitos para todos os públicos, e não só para os que acreditam na reencarnação. E ARIGÓ? Aguardemos!!!!!!

+ “SOLARIS”
no Circuito SPCine:
Nesta quarta-feira, dia 25, 19h00,
no CCSP-Vergueiro,
Sala Paulo Emilio
. Ingressos a 4 e 3 reais.

+ BILHETERIAS + CPC-UMES (DVDs)
+ DOIS PAPAS (FERNANDO MEIRELLES)

+ LIVRO SOBRE ISMAIL XAVIER
+ ARTIGOS DE INÁCIO, ZÉ GERALDO E ZANIN

+ “VAQUINHA” (FESTIVAL DO RIO E REVISTA DE CINEMA) + LIVRO DE LUIZ FELIPE MIGUEL (UnB): Colapso da Democracia no Brasil: Da Constituição ao Golpe de 2016

+ CINEMA DE TERROR: MORTO NÃO FALA

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS

+ LIVRO DO ISMAIL
XAVIER NESTA SEXTA

+ “DOIS PAPAS”, DE
FERNANDO MEIRELLES

+ DOIS FESTIVAIS:
. Na próxima terça-feira, começa no Espírito Santo,
o Festival de Vitória. Com competição brasileira, seminários, debates, mostras e homenagem à atriz
Vera Fischer. Até domingo, dia 29.
. Dia 26, quinta-feira, começa em Florianóplis,
o FAM, Festival de Cinema do MercoSul. Que
prossegue até dia 2 de outubro.

***NA REVISTA DE CINEMA:

Adiamento de “Marighella” complica
ainda mais bilheterias brasileiras do ano –
…………………35 LANÇAMENTOS BRASILEIROS
NO QUARTO E ULTIMO TRIMESTRE DO ANO

http://revistadecinema.com.br/2019/09/adiamento-de-marighella-complica-ainda-mais-bilheteria-brasileira-do-ano/

. Meu Mundial – Para
Vencer Não Basta Jogar:

http://revistadecinema.com.br/2019/09/meu-mundial/

+ POR EVALDO MOCARZEL:
Curso Serguei Eisenstein
(o cineasta soviético é tema de curso
de Evaldo Mocarzel no Espaço
Itaú Augusta, inscrições abertas)

+ “DOMINGO”, FILME DE
CLARA LINHARDT E FELLIPE BARBOSA:
pré-estreias em Pelotas, Porto Alegre, São Paulo e Rio. A atriz Itala Nandi, que integra o ótimo elenco do file e foi premiada no Fest do Rio, ano passado, com o trofeu Redentor, convida a todos para as pré-estreia.

+ CROWDFUNDING (VAQUINHA):
. Festival Internacional de
Cinema do Rio (pelo Benfeitoria)
. Revista de Cinema (pelo Catarse)

*****REVISTA DE CINEMA:
CAMPANHA DE CROWDFUNDING
www.catarse.me/revistadecinema

A Revista de Cinema, que editou mais de cem números em papel, continua circulando em edições digitais (semanais, renovadas com frequência quase diária). A equipe da Revista, comandada por Hermes Leal & Julie Tseng, está realizando campanha de crowdfunding (via CATARSE). “Uma publicação há quase 20 anos fomentando o audiovisual”. Assine e leia a Revista + E, de brinde, ganhe um livro da atriz (“Iracema, Uma Transa Amazônica”), roteirista e cineasta Conceição Senna, que dará origem ao filme”A Menina Azul”, com direção de Manuela Dias, escritora, teledramaturga e diretora.

+ CINEMA DE TERROR: MORTO NÃO FALA
Tenho horror a filme de terror. Nunca gostei, pois detesto passar susto. Hoje de manhã fui assistir a um ótimo… filme de terror: “Morto Não Paga”, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, dirigida por Dennisson Ramalho. O filme foi selecionado para a competição do Festival do Rio, ano passado, e em breve chega aos nossos cinemas. Com lançamento caprichado da Pagu Pictures, de Bruno Beauchamps. Esperava muito do filme, pois sou admiradora convicta de dois curtas .. de terror … do Dennison: Amor Só de Mãe e Ninja. Mas o longa ramalhiano é muito melhor do que eu esperava. Elenco da pesada (Daniel Oliveira numa entrega total, Fabiula Nascimento, Nélson Diniz, Bianca Comparato, Marco Ricca… timaço), fotografia primorosa (confesso que não conheço o profissional que a realizou!), roteiro inacreditavelmente bem engendrado… Enfim, um filme para convencer até quem tem horror a filme de terror, como eu!!!!.

+ QUE DECEPÇÃO:
Fui ver, tardiamente, YESTERDAY, de Danny Boyle. Que decepção. Como é que se joga fora ideia tão boa (alguém — um cantor que busca o sucesso — que se lembra das canções dos Beatles, depois que ninguém mais lembra-se da existência dos 4 de Liverpool). Custei a aguentar a clicheria e a historinha de amor… Em compensação, Arnaldo Bloch escreveu uma crônica maravilhosa, em O Globo, tendo um filme como elemento motivador.

+ DVDs DO CPC-UMES:
Como só falo de “Bola de Sebo”,
uma obra-prima, e de “Dersu Uzala”, outra, hoje vou expandir os destaque entre os 40 títulos soviéticos e russos lançados pelo Centro Popular de Cultura da União Municipal de Estudantes
Secundaristas, de São Paulo:
1. Alexandre Nevsky e O Velho e o Novo, ambos de Serguei Eisenstein (tema de curso de Evaldo Mocarzel no Espaço Itaú Augusta)
2. A Ascensão, de Larisa Sheptiko (Urso de Ouro em Berlim)
3. O Fascismo de Todos os Dias, de Mikhail Room (o mesmo de Bola de Sebo, by Maupassant, autor deste que é o “maior”, sentido qualitativo, CONTO do mundo ocidental, na minha modesta opinião — O longa documental soviético foi tema de ótima coluna de Eugenio Bucci, no Estadão)
4. Quando Voam as Cegonhas (Mikhail Kalatozov, o mesmo de Soy Cuba) – Palma de Ouro em Cannes
5. Vá e Veja, Elem Klimov, um dos épicos (de guerra) mais originais do mundo – Prêmio Veneza Classics (restaurados)
6. Solaris, Tarkowski (dispensa comentários)
7. Boris Gudonov – De Serguei Bondarchuk (dele, cujo centenário lembraremos em 2020, o CPC-UMES lançou, também, “O Destino de um Homem”)
8. Anna Karenina (Vronsky), de Karem Shakhnazarov

****CARTEIRA ESTUDANTIL:
Leiam, hoje, na Folha de S. Paulo, artigo do presidente da UNE sobre o caso das cateirinhas estudantis. bjs rô — Leiam e divulguem programação abaixo, do CPC-UMES (DOIS FILMES): ver abaixo

+ BACURAU — COMENTARIO TARDIO:
Ao longo dos últimos dez dias, vários articulistas liberais escreveram críticas negativas (do ponto de vista político, já que não se interessam pela construção do filme) do longa “Bacurau”. Zanin comentou em dois ou três artigos (no Blog dele), estas objeções “liberais”, José Geraldo Couto também (no apêndice à crítica dele ao filme gaúcho “Legalidade”) e Inácio Araújo (no Uol). O artigo do Inácio tem um momento LUMINOSO: o que constata que filmes mais complexos, hoje, são rejeitados pelo público. Nos anos 1960, por exemplo, ver um filme muito complexo estimulava os espectadores a conversar sobre ele em mesas de bar, cineclubes, etc. Hoje, o “ar do tempo” já faz com que o possível espectador nem passe pela porta do cinema onde está programado um suposto “filme cabeça”. Há, porém, no artigo do Inácio, um ponto do qual discordo: ele aceita que Bacurau, Encouraçado Potenkin, etc, são “filmes de propaganda”. Não cita, mas decerto vê assim — por exemplo — “Batalha de Argel”, de Pontecorvo. Nenhum destes filmes, para mim, é propaganda. São filmes complexos, que levam à reflexão. A publicidade nunca buscou nenhum tipo de REFLEXÃO. A missão dela é incutir em nós o desejo de consumo deste ou daquele produto… O tema é complexo demais… Mas fica o registro… E vejam BACURAU!!!!

+ LIVRO DE
LUIZ FELIPE MIGUEL (UnB):
Colapso da Democracia no Brasil: Da
Constituição ao Golpe de 2016 –
ver no final desta remessa

+ FESTIVAL BRICS
Tudo certo, evento acontecerá em Niterói,
a partir de 2 de outubro. Nota detalhada
na coluna do Ancelmo Gois (17-09-19)

+ FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN:
Desta sexta-feira, dia 20, até
28 de setembro, na Espanha

+ DOIS PAPAS:
Não sei se viram no NYT
ou traduzido no Globo:
O filme do Fernando Meirelles, DOIS PAPAS, passou pelos festivais de Telluride e Toronto, com boa recepção. Matéria que li, traduzida, em O Globo, ante-ontem, diz que o filme do brasileiro é MUITO BEM-HUMORADO e tem chances em várias categorias. Fico devendo o nome do jornalista e depois transcreverei o trecho referente a DOIS PAPAS.

+ NESTA SEXTA, DIA 20,
EM SÃO PAULO (Livraria
Martins Fontes da Avenida Paulista):
Lançamento do livro
“Ismail Xavier: um pensador
do cinema brasileiro”. Em São Paulo