AGNES VARDA + CINE FEMININO + LIRA NETO + VITTORIO STORARO NESTA TERÇA, NA OCA + LIVRO DO HERMES LEAL (NA BLOOKS, NESTA TERÇA)

+ MOSTRA SP 41:
OS ROSTOS E VILAREJOS
DE AGNES VARDA & JR

+ VITTORIO STORARO:
O mestre da luz, direto da Itália, para masterclass na Oca, no Ibirapuera paulistano. 19h00. No mesmo espaço mega-expô
sobre a trajetória do grande artista peninsular, fotógrafo de
Bertolucci e tantos outros.

+ HOJE: LIVRO
DO HERMES LEAL
TITULO:
“AS PAIXÕES DA NARRATIVA”
EDITORA: PERSPECTIVA
O livro tem duas capas: uma com imagem de “Central do Brasil” e outra com a tradicional marca visual da Perspectiva, do incansável Jacob Guinsbourg ******NA LIVRARIA BLOOKS, no Frei Caneca, NESTA TERÇA-FEIRA, 31 de
outubro, a partir das 19h00.)

+ CINE FEMININO:
“Mulheres Maravilhosas”, longa-metragem da Suíça: indicado ao Oscar e finalista ao Trofeu Bandeira Paulista da Mostra SP. Inacreditável: as mulhres deste país europue, tido como sinônimo de democracia, lutam, neste filme, pelo direito de voto, nos anos 1970. Quem gostou de AS SUFRAGISTAS (Sarah Gavron, 2015)
não pode perder.

+ MOSTRA SP 41:
“OS ROSTOS E VILAREJOS”
DE AGNES VARDA & JR.
Em 2006, no CCBB, houve uma retrospectiva de VARDÁ, e Jean-Claude Bernardet escreveu magnífico texto sobre “Os Catadores e a Catadora”, o mais belo e festejado filme da realizadora francesa nascida há 89 anos (ano que vem vamos comemorar o nonagenário dela, de NPS e de Barretão). Este documentário Les Glaneurs et la Glaneuse), um dos mais cultuados do mundo, ocupa o sétimo lugar na lista dos “50 Mais” do BFI. Nos anos 1990 (creio que em 1995, Zita Carvalhosa me corrigirá se eu estiver enganada) o FEST CURTA SP (comandado por Zita) promoveu retrospectiva dos curtas e médias de Vardá. Foi uma maravilha ver filmes, muitos da fase em que ela viveu em Los Angeles-EUA, com o marido, o cineasta Jacques Demy. Em especial o dos PANTERAS NEGRAS. O casal se inseriu numa cidade que vivia o auge da contracultura e a inquieta Vardá vivia pelos campi das universidade, com sua câmara apaixonada. No Fest da Zita & equipe, vi, ainda, entre muitos outros, o curta “Les Fiancés du Pont MacDonald – Mefiez-Vous des Lunettes Noires”, de 1961, protagonizado por Godard & Kariná (o filme seria inserido no longa “Cleo de 5 às 7”, também de 1961). Agora, a MOSTRA SP entrega a Agnès Vardá o PREMIO HUMANIDADE e exibe seus principais longas-metragens (incluindo o recentíssimo “Visages, Villages”).
Um dos mais festejados filmes da realizadora “Saudações, Cubanos!” (1963) vi em algum lugar (não sei se no Fest Havana, ou no FEST CURTA SP). Agora, na Mostra, ao assistir ao magnífico “Visages, Villages” (Rostos, Vilarejos), que ela realizou com o fotógrafo
JR — e que conquistou o Olho de Ouro, prêmio máximo de Cannes para todos os longas documentais, estejam em que segmento do festival cannoise estiverem — me coloquei a pensar:
não será Vardá o maior nome da história do cinema feminino?? Quem, entre as realizadoras mulheres fez tantos filmes, foi tão influente, tratou com tanto talento e amor da questão feminina?? (*Quem há de resistir à sequência das mulheres dos portuários em ROSTOS, VILAREJOS? *Quem há de resistir ao cabelo “xinguano” de Vardá neste mesmo filme? Já quase nonagenária, ela pintou de vermelho as bordas dos cabelos totalmente brancos. À moda — mesmo que ela não saiba — de nossos índios do Xingu, quando eles se pintam para suas festas e rituais). ****Para fundamentar esta minha “sensação/percepção” de que ela é a mais importante cineastA — no feminino — do mundo, fui quantificar a obra da realizadora (e fotógrafa) franco-belga. Ela dirigiu 52 filmes de curta, média e longa-metragem, quantia atingida (???) por raras mulheres. Fez cine-auto-biografia em “As Praias de Agnès” e dedicou dois longas ao marido, Jacques Demy (1931-1990). Realizou um filme (montado por Alan Resnais) — La Pointe-Courte (1954) — considerado um dos precursores da Nouvelle Vague (foi a única diretora do movimento a dirigir longas). Causou sensação com “Cleo de 5 às 7”. Ganhou o Leão de Ouro e o Prêmio da Crítica, em Veneza, com o arrebatador “Os Renegados” (Sans Toi Ni Loi, que projetou a talentosa Sandrine Bonnaire, hoje também cineasta) e o belo “As Duas Faces da Felicidade” (Le Bonheur). Reviu a história do cinema no divertido “As 101 Noites”, série de TV e filme, no qual vemos Michel Piccolli e Marcelo Mastroianni “brigando” para saber quem copiou quem nas cenas de banheiras, em que ambos apareciam de chapeu: Piccolli em “O Desprezo”, de Godard, e Mastroianni, em “8 e Meio”, de Fellini (os filmes foram realizados simultaneamente, 1963). E querendo saber qual dos dois era mais “latin lover” (claro que o pensinsular ganha esta disputa; na anterior dera empate!!!). Em novembro agora Vardá receberá um Oscar honorário. Em março, veremos flashes da cerimônia na festa anual da Academia. Creio, que nenhuma mulher-cineasta fez filmes tão bons, tão influentes, tão numerosos, tão… E aguardemos a estreia de ROSTOS, VILAREJOS em nossos cinemas para ver (e rever) este filme que tem potência similar ao arrebatador Os Catadores e a Catadora (inédito em nosso circuito). A franco-belga é grande na ficção e no documentário….

+ RECOMENDAÇÕES
DE LEITURA (nos jornais):
1. Texto de Celso de Barros (Folha SP, 30-10-17)
. Texto de LIRA NETO, na Ilustrada (29-10-17)
. Matérias sobre o impedimento “judicial” de Caetano
Veloso em acampamento do MST, em São Bernardo do
Campo, no ABC paulista.
. Capa com Helena Ignez (Ilustrada, 30-10-17)
. Matéria de Carlos Heli de Almeida na China de Jia
Zhang-Ke (na capa de O Globo, na última sexta-feira, 27-10-17)

*****ENCONTRANDO AMIGOS

*Thiago Stivalletti, Corpo Elétrico, Berliner
e “Nise”, Carlos Heli de Almeida na China de Jia Zhang-Ke (bela matéria na capa de O Globo, na última sexta-feira, 27-10-17)

* QUEM É BARBARA VIRGINIA?

Luísa Sequeira, diretora portuguesa, nos revela a trajetória da atriz, locutora e siretora de “Três Dias Sem Deus”.

MATÉRIA NA REVISTA DE CINEMA/UOL

http://revistadecinema.uol.com.br/2017/10/mostra-sp-quem-e-barbara-virginia/
Julie Tseng – 11 98747-8965
www.revistadecinema.com.br

************* No meio da maratona
da Mostra SP, além de filmes e mais filmes, há o prazer de encontrar amigos como Thiago Stivalletti, que deixou Sampa e Santos, para trabalhar primeiro no Boletim Filme B, depois no VIDEO SHOW, na Globo, onde está, feliz com este novo desafio. Amigo querido, pessoa generosa, maravilhosa.

. Muita gente comentando texto de Luiz Carlos Barreto sobre medidas do MinC temerário. Vou me informar melhor.

. Ante-ontem, encontrei-me com o cineasta Marcelo Caetano e ele me contou que CORPO ELETRICO se aproxima dos 20 mil ingressos (mais, muito mais, que filmes que tiveram lançamento em 5 vezes mais salas).
. Roberto Berliner, que encontrei no Cinearte paulistano, me contou que há 2 anos, NISE segue correndo festivais (vai, dois anos depois de sua estreia no Fest do Rio, a um Festival na Índia, depois de ter vencido o FESTIVAL DOS BRICS, na China. Neste país asiático NISE será lançado com 400 cópias.

+ HERMES LEAL lança novo livro na Mostra SP (Livraria Blooks-Frei Caneca, nesta terça-feira, dia 31, a partir das 19h00)