INACIO ARAUJO + CINE DH + ARTUR XEXEO: OSCAR (SOBRE AGRADECIMENTOS) + MARAVILHA A COLUNA PORTELA X MANGUEIRA

Rô Caetano
Maria do Rosário Caetano
Blog: www.almanakito.wordpress.com

+ HOJE, BOA REPERCUSSÃO, NOS JORNAIS, DA DISPUTA DAS TELES COM O CINEMA BRASILEIRO.

+ INACIO ARAUJO: FILMES NA TV

+ LEIAM, HOJE, NO VALOR ECONOMICO,
A COLUNA DE ALBERTO CARLOS DE ALMEIDA, UM DEVOTO FIEL DE N. Sra DO CONTEXTO, PADROEIRA
DE LUIS FERNANDO VERISSIMO.

+ CINEMA E DIREITOS HUMANOS

+ ARTUR XEXEO: OSCAR
(SOBRE AGRADECIMENTOS)

+ MARAVILHOSA COLUNA
“PORTELA X MANGUEIRA”

XEXEO, QUERIDO:

Me explique seu comentário sobre as novas regras do OSCAR (para AGRADECIMENTOS).

Passou um naviozão aqui em Santos, APITANDO, na hora do seu

comentário (NO “ESTUDIO I”, na GloboNews)

e só entendi um trechinho.

P.S. – MARAVILHOSA SUA COLUNA
PORTELA X MANGUEIRA
(O Globo, DOMINGO, 14-02-16).

XEXEO RESPONDE:
Vamos lá: a Academia acha que os premiados estão aproveitando mal os 45 segundos que cada um tem direito para agradecimentos. Ela espera discursos inspiradores. E o premiado sobe no palco para agradecer a Deus, a Spielberg, ao meu agente, a papai, a mamãe, ao cachorro do vizinho… Então, pediu para que cada indicado enviasse uma lista com os nomes das pessoas a quem ele quer agradecer. Assim, quando seu nome for anunciado, esta lista vai passar embaixo da tela. Isto é para desobrigar o premiado de agradecer a todo mundo. Assim, ele pode usar os 45 segundos para um discurso mais bacana. é isso. Mas, se ele quiser, pode subir lá e agradecer a Deus, a Spielberg, ao meu agente…

Filme de Sérgio Machado e Fernando Coimbra no projeto Cine Direitos Humanos: grátis, 27/02 e 2/03

“Aqui Deste Lugar”

PROJETO CINE DIREITOS HUMANOS EXIBE FILME SOBRE AS TRASFORMAÇÕES DE FAMILIAS BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS ANOS

* obra acompanha o cotidiano de três famílias brasileiras que participam do Programa Bolsa Família

* sessão gratuita acontece em 27/02, sábado, às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (SP) e em 2/03, quarta-feira, às 19h00, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

* iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo

Nos últimos anos, em virtude de programas de distribuição de renda como o Bolsa Família, milhões de brasileiros conseguirem sair da situação de pobreza extrema. O longa-metragem “Aqui Deste Lugar” acompanha a vida de três famílias no Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul e a as transformações em suas vidas ao longo dos anos.

Dirigido pelos premiados cineastas Sérgio Machado e Fernando Coimbra, “Aqui Deste Lugar” (2015, 87 min) é atração do projeto Cine Direitos Humanos no dia 27/02, sábado, às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo, tel 11-3472.2368), e na quarta-feira, 2/03, às 19h00, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Rua Inácio Monteiro 6.900, Cidade Tiradentes, São Paulo, tel 11-2555.2840).

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Pauloe a entrada é franca.

Na produção de “Aqui Deste Lugar” foram empregados dois anos de viagens pelo Brasil e quase mil entrevistados, todos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os diretores e roteiristas do filme nos guiam pela história do Brasil recente, tendo como protagonistas brasileiros que pouco frequentam o nosso cinema. Os Barcelos (de Rio Grande, no Rio Grande do Sul), os Coresma (de Tauá, no Ceará) e os Souza Leal (de São Paulo, capital) são mostrados de forma crua, com o mínimo de intervenções por parte da equipe de filmagem. “Apenas chegávamos para filmar de manhã. Em algum momento as pessoas esquecem das câmeras”, conta o codiretor Sérgio Machado.

A realização de um intenso trabalho de pesquisa e análise de dados serviu como ponto de partida para que fosse possível compreender a realidade das famílias retratadas. A ideia era desenhar um painel o mais preciso possível sobre como vivem os milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família.

O objetivo do documentário é levar o espectador para dentro das casas, transformá-lo num cúmplice, para que ele partilhe dos dilemas e conquistas de cada família em diferentes regiões do país.

As histórias narradas são simples e partem do cotidiano: no Ceará, uma menina, ajudada por sua mãe, sonha em cantar numa banda de forró; no Rio Grande do Sul, uma adolescente enfrenta a oposição do pai para namorar; na periferia de São Paulo, uma doméstica batalha diariamente para manter a família. São relatos que representam de alguma forma os avanços e as dificuldades das camadas mais pobres da população brasileira.

Segundo a jornalista Eleonora de Lucena “a opção dos diretores é a do cinema direto. As câmaras acompanham as rotinas dos grupos, instaladas nas salas, cozinhas, escolas, ônibus e nos lugares de trabalho. Não há entrevistas. As pessoas falam sabendo que estão sendo filmadas, mas, aparentemente, não são guiadas. (…) A filmagem entra no cotidiano e capta movimentos que parecem espontâneos – especialmente das crianças”.

sobre os diretores

Sérgio Machado iniciou sua carreira no cinema como assistente de direção de Walter Salles nos filmes “Central do Brasil”, “O Primeiro Dia” e “Abril Despedaçado”, sendo que nesse último dividiu também a autoria do roteiro. Em 2001, estreou na direção com o documentário “Onde a Terra Acaba”, um retrato do lendário cineasta Mário Peixoto. O filme foi eleito melhor documentário no Festival do Rio, na Mostra Internacional de São Paulo e nos festivais de Havana e Biarritz, entre outros. Em 2005, estreou na direção de longa-metragem de ficção com “Cidade Baixa”, recebendo inúmeros prêmios, entre eles o de melhor filme no Festival do Rio e o prêmio da juventude no Festival de Cannes. Em 2010, lançou seu terceiro longa-metragem, “Quincas Berro D’água”, baseado na obra de Jorge Amado e dirigiu junto com Karim Aïnouz dois episódios especiais da série “Alice” para a HBO. Seu mais recente longa-metragem de ficção é “Tudo que Aprendemos Juntos”, protagonizada pelo ator Lázaro Ramos.

Já o diretor e roteirista Fernando Coimbra trabalhou por nove anos no Teatro Oficina como ator, dramaturgo e diretor de vídeo. Paralelamente, escreveu e dirigiu curtas-metragens com os quais participou e foi premiado em importantes festivais de cinema como Brasília, Clermont-Ferrand, Guadalajara, Bilbao e Festival do Rio. Lançou no primeiro semestre de 2014 o premiadíssimo “O Lobo Atrás da Porta”. O filme trilhou uma ótima trajetória em festivais de cinema, tendo sido contemplado com o Prêmio Horizontes Latinos no Festival de San Sebastián, como melhor longa de ficção no Festival do Rio e como melhor filme no Festival de Cinema de Miami. O filme rendeu-lhe ainda a indicação na categoria de melhor diretor estreante em longas-metragens da premiação do Sindicato dos Diretores da América (DGA, da sigla em inglês). Dirigiu também dois episódios da série “Narcos”, da Netflix e atualmente finaliza “Sand Castle”, produção norte-americana passada na Guerra do Iraque estrelada por Nicholas Hoult (“Mad Max: Estrada da Fúria”), Luke Evans (“O Hobbit: A Desolação de Smaug”) e Henry Cavill (“O Homem de Aço”).

sobre o projeto Cine Direitos Humanos

Criado com a proposta de exibir filmes brasileiros e internacionais cujo enredo dialogue com temas ligados aos direitos humanos em sessões gratuitas, o projeto Cine Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, com apoio do Grupo Circuito Espaço de Cinema.

Com curadoria de Francisco Cesar Filho, o projeto promove projeções todos os sábados, às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, com reapresentação nas quartas-feiras seguintes no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Inaugurado em setembro de 2013, Cine Direitos Humanos já apresentou em pré-estreia os longas inéditos “Malala”, de Davis Guggenhein; “De Menor”, de Caru Alves de Souza; “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz; “Militares da Democracia: Os Militares Que Disseram Não”, de Silvio Tendler; “Avanti Popolo”, de Michael Wahrmann; “Os Dias Com Ele”, de Maria Clara Escobar; “Orestes”, de Rodrigo Siqueira; “Revolução Sexual em Cuba”, de Jon Alpert; “Corte Seco”, de Renato Tapajós; “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, F. Bardella e André Michiles; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; “Atrás de Portas Fechadas”, de Krishna Tavares e Danielle Gaspar; “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes”, de Hanna Korich; “Envelhescência”, de Gabriel Martinez; “Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas”, de Will Martins; “11:02 de 1945 – Retratos de Nagasaki”, de Roberto Fernández; “Parto para a Liberdade”, de Jesus Chediak; “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015” – Equipe GGN Notícias; “A Batalha da Maria Antonia”, de Renato Tapajós; “Trajetória de Uma Crise”, de Marco Ribeiro; e “A Pedra Mágica do Homem Invisível”, de Marco Fé e Andy Gomes.

Outros filmes exibidos em 2013 foram “O Dia Que Durou 21 Anos” (Camilo Tavares), “Hoje” (Tata Amaral), “Olhe Pra Mim de Novo” (Cláudia Priscilla e Kiko Goifman), ”Flores Raras” (Bruno Barreto), “Estamira” (Marcos Prado), “Uma História de Amor e Fúria” (Luiz Bolognesi), “O Caso dos Irmãos Naves” (Luís Sérgio Person), “Sabotage – Nós” (Guilherme Xavier Ribeiro), “Entre A Luz e A Sombra” (Luciana Burlamaqui), “Raça” (Joel Zito Araújo e Megan Mylan), “O Aborto dos Outros” (Carla Gallo), “Tatuagem” (Hilton Lacerda), “Mataram Meu Irmão” (Cristiano Burlan), “Sobre Futebol e Barreiras” (Lucas Justiniano e José Menezes) e seleção de curtas-metragens do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos.

Em 2014 a programação apresentou “O Retorno” (Rodolfo Nanni), “Muito Além do Peso” (Estela Renner) “Verdade 12.528” (Paula Sacchetta e Peu Robles), “Esse Homem Vai Morrer” (Emílio Gallo), “Sentidos à Flor da Pele” e “À Margem da Imagem” (ambos de Evaldo Mocarzel), “Meu Amigo Cláudia” (Dácio Pinheiro), “O Outro Lado da Rua” (Marcos Bernstein), “Mulheres Africanas – A Rede Invisível” (Carlos Nascimbeni), “A Memória Que Me Contam” (Lúcia Murat), “Caparaó” e “Em Busca de Iara” (ambos de Flavio Frederico), “15 Filhos (Maria de Oliveira e Marta Nehring), “Ação Entre Amigos” (Beto Brant), “Travessia” (João Batista de Andrade), “Batismo de Sangue” (Helvécio Ratton), “Pro Dia Nascer Feliz” (João Jardim), “Pelo Malo” (Mariana Rondon), “Sonhos Roubados” (Sandra Werneck), “Ato dos Homens” (Kiko Goifman), “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (Daniel Ribeiro), “Entre Vales” (Philippe Barcinski), “Do Lado de Fora” (Alexandre Carvalho), “Tarja Branca – A Revolução Que Faltava” (Cacau Rhoden), “Setenta” (Emília Silveira), “O Olhar Invisível” (Diego Lerman), “08:15 de 1945” (Roberto Fernández), “Cidade Cinza” (Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo), “O Invasor” (Beto Brant), “Yami no Ichinichi – O Crime que Abalou a Colônia Japonesa no Brasil” (Mario Jun Okuhara), “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” (Silvio Tendler), “A Chave da Casa” (Stela Grisotti e Paschoal Samora), “Cortina de Fumaça” (Rodrigo Mac Niven), “Sem Pena” (Eugenio Puppo), “O Menino e o Mundo” (Alê Abreu), Infância Clandestina” (Benjamín Ávila), “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” (Cao Hamburger), “Retratos de Identificação” (Anita Leandro), “Ilegal” (Tarso Araújo e Raphael Erichsen), “São Paulo em Hi-Fi” (Lufe Steffen), “À Queima Roupa” (Theresa Jessouron), “Castanha” (Davi Pretto), “Esse Viver Ninguém Me Tira” (Caco Ciocler) e seleções de curtas-metragens do Dia do Orgulho LGBT e premiados no Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade.

Já em 2015, o projeto programou “Marighella” (Isa Grinspum Ferraz), “Antonia” (Tata Amaral), “Depois da Chuva” (Cláudio Marques e Marília Hughes), “A Negação do Brasil” (Joel Zito Araújo), “Vale A Pena Sonhar – A Vida de Apolônio de Carvalho” (Stela Grisotti e Rudi Böhm), “Repare Bem” (Maria de Medeiros), “Nostalgia da Luz” (Patricio Guzmán), “O Fim do Esquecimento” (Renato Tapajós), “Cidade de Deus – 10 Anos Depois” (Cavi Borges e Luciano Vidigal), “Favela Gay” (Rodrigo Felha), “Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista Por Dentro” (Vandré Fernandes), “Vala Comum” (João Godoy), “Apelo” (Clara Ianni e Débora Maria da Silva), “Quase Samba” (Ricardo Targino), “Elvis e Madona” (Marcelo Laffitte), “Descalço Sobre a Terra Vermelha” (Oriol Ferrer), “Querô” (Carlos Cortez), “Doméstica” (Gabriel Mascaro), “O Estopim” (Rodrigo Mac Niven), “A Floresta de Jonathas” (Sergio Andrade), “A Cidade é Uma Só?” (Adirley Queirós), “O Som ao Redor” (Kleber Mendonça Filho), “Que Horas Ela Volta?” (Anna Muylaert), “Esse Amor Que Nos Consome” (Allan Ribeiro), “Las Acacias” (Pablo Giorgelli), “Bicho de Sete Cabeças” (Laís Bodanzky), “Doce Amianto” (Uirá dos Reis e Guto Parente), “Quebrando o Tabu” (Fernando Grostein Andrade e Cosmo Feilding-Mellen), “Iván” (Guto Pasko), “De Gravata e Unha Vermelha” (Miriam Chnaiderman), “Laura” (Fellipe Barbosa), a série “Impunidade em Crimes Contra Comunicadores” (Bruno Bertogna, Deco Beneoykt e Marcelo Nuccium), um programa de curtas-metragens celebrando o Dia da Visibilidade Trans, uma mostra de filmes do cineasta Jeferson De, duas seleções com os premiados no Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, uma sessão com filmes sobre a comunidade boliviana em São Paulo e uma programação com médias-metragens em parceria com o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Em 2016, a programação já apresentou “As Hiper Mulheres” (Takumã Kuikuro, Leonardo Sette e Carlos Fausto), “O Clube” (Pablo Larraín), “Tomboy” (Céline Sciamma), “Carol” (Todd Haynes), “Vera” (Sergio Toledo), “Betinho – A Esperança Equilibrista” (Victor Lopes) e a série “RUA!” (Tata Amaral).

Serviço

Cine Direitos Humanos

exibição do filme “Aqui Deste Lugar”, de Sérgio Machado e Fernando Coimbra(Brasil, 2015, 87 min, classificação indicativa: 12 anos)

27 de fevereiro de 2016, sábado, às 11h00

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo, tel 11-3472.2368)

2 de março de 2015, quarta-feira, às 19h00

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Rua Inácio Monteiro 6.900, Cidade Tiradentes, São Paulo, tel 11-2555.2840) – entrada franca

*****ESTREIAS BRASILEIRAS:
+ LAZARO RAMOS
EM “MUNDO CÃO”,
NOVO FILME DE
MARCOS “ESTÔMAGO” JORGE
(ESTREIA DIA 17 de MARÇO)
. Pedi a um amigo que subsidiasse minha coluna na Revista de Cinema (o número 128 sai em março ) sobre o (possível) BOM desempenho do cinema brasileiro neste 2016.
Que, afinal, começou anabolizado pelo imenso sucesso de “Os 1O Mandamentos (que ele estima, ficará em 6,5 milhões e 7 milhões de ingressos) + Até Q a Sorte nos Separe 3 e, em menor medida, “Vai Que Dá Certo 2” e “Suburbano Sortudo”.

****Ele previu o sucesso de mais
11 títulos (salvo intercorrências):

. Elis, cinebiografia da cantora
. Em Nome da Lei (Sérgio rezende)
. Malasartes e o Duelo Contra a Morte (O2)
. O Shaolin do Sertão (a volta de Halder Gomes,
depois do sucesso regional “Cine Holiúdy)
. Carrosel 2
. Toc (a estreia no longa de Paulinho Caruso)
. Porta dos Fundos, o Filme
. Um Namorado para Minha Mulher
. Tô Ryca
. Os Penetras 2
. Minha Mãe é Uma Peça 2.
**** Se estes filmes tiverem realmente bom desempenho, minha fonte calcula que o cinema brasileiro chegará, este ano, perto dos 30 milhões de ingressos. NA LISTA ABAIXO, alguns filmes com lançamento pré-agendado (mas filme brasileiro nunca tem data 100% garantida. Se for um pequeno lançamento, então!!!!)

***ALGUMAS
OUTRAS ESTREIAS
PROGRAMADAS:
Fonte: Boletim Filme B

. Ela Volta na Quinta (dia 25)
. Amor em Sampa (25-02)
. A Vizinhança do Tigre (fevereiro)

MARÇO:
. Apaixonados (dia 3)
. Meu Amigo Hindu (3)
. Mulheres no Poder (dia 10)
. Eu Sou Carlos Imperial (dia 17)
. Mundo Cão (dia 17)
. A Frente Fria que Traz a Chuva (dia 24)
. O Outro Lado do Paraíso (dia 31 de março)
. Zoom (dia 31)
. O Último Virgem (31)
. A Palavra (março) – de Guilherme de Almeida Prado
. Yorimatã (março)

ABRIL:
. De Onde Eu Te Vejo (dia 7)
. Amores Urbanos (dia 7)
. Sinfonia da Necrópole (dia 14)
. Escaravelho do Diabo (dia 14)
. Geraldinos (dia 14)
. Mate-me, Por favor (dia 21)
. O Caseiro (21)
. Em Nome da Lei (21)
. Prova de Coragem (dia 28)
. Teobaldo Morto, Romeu Exilado (28)
. La Vinganza (28)

MAIO:
. Doidas e Santos (dia 5)
. Através das Sombras (dia 19)
. Uma Loucura de Mulher (dia 19)
. Mais Forte Que o Mundo (José Aldo) – dia 26
. Vidas Partidas, dia 26

JUNHO:
. Campo Grande (dia 9)
. A Comédia Divina (dia 9)
. Porta dos Fundos, o Filme (dia 30)
. Carrosel 2 (dia 14)
. Se a Vida Começasse Agora (dia 28)
. Tudo Bem Quando Acaba Bem (junho)

AGOSTO:
. Tô Ryca (dia 11)

SETEMBRO:
. Um Namorado para Minha Mulher (01-09)
. Um Homem Só (dia 15)

OUTUBRO:
. O Shaolin do Sertão (dia 27)
. TOC (outubro)

NOVEMBRO:
. Malasartes e o Duelo com a Morte, dia 10
. Os Penetras 2 (novembro)

DEZEMBRO:
. O Vendedor de Sonhos
. Minha Mãe é Uma Peça 2