*****CINEMATECA BRASILEIRA
EXIBE ANIMAÇÃO IRLANDESA: “Uma
Viagem ao Mundo das Fábulas” (em
sessão quinzenal para o público infantil).

******E reabre sua PROGRAMAÇÃO 2023
com Mostra sobre o “NORDESTERN, o BANG-BANG À BRASILEIRA” (de 19 a 28 de janeiro). Entre os 17 títulos selecionados figura
O CANGACEIRO, que completa 70 anos. De LAMPEÃO, de Benjamin Abrahão, passando por A MULHER NO CANGAÇO, CORISCO E DADÁ, BAILE PERFUMADO, CANTA MARIA e chegando a OS ÚLTIMOS CANGACEIROS, SERTÂNIA e BACURAU….

Sábado infantil — A partir de janeiro de 2023, a Cinemateca Brasileira inicia sessões dedicadas às crianças com frequência quinzenal, sempre aos sábados. Serão exibidos filmes brasileiros e estrangeiros, de diferentes períodos e estilos, de modo a fomentar a formação de público cinematográfico desde a infância.

21 de janeiro – 15h00 — Uma Viagem ao Mundo das Fábulas” (The Secret of Kells) — Irlanda-Bélgica-França, 2009, 75′, cor, 35mm — Sinopse: Na remota floresta irlandesa, Cellach constrói uma fortaleza para se defender de um iminente ataque viking. O jovem sobrinho de Cellach é recrutado por um monge para completar uma série de tarefas perigosas e fazer magias.
Comentários: O estilo de desenho do filme é inspirado na arte celta e medieval, sendo o primeiro longa da trilogia de folclore irlandês dirigida por Toom Moore, que conta também com “A Canção do Oceano” (2014) e “Wolfwalkers” (2020).
Filme selecionado para a 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, indicado ao Oscar de Melhor Animação e premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy.
Direção: Tomm Moore, Nora Twomey — Vozes: Evan McGuire, Brendan Gleeson, Christen Mooney, Mick Lally, Michael McGrath, Liam Hourican, Paul Tylak
Classificação indicativa: livre