São Paulo, Rio e Belém exibem A CATÁSTROFE (“Das Unheil”),
longa alemão fotografado pelomestre brasileiro Dib Lutfi

O filme “Das Unheil” – “A Catástrofe” — do diretor alemão Peter Fleischmann, rodado em 1970, com fotografia de Dib Lutfi, foi restaurado para DCP e vai passar em São Paulo dia 27/11, no Rio 8 de dezembro, e depois em Belém do Pará (22 de dezembro).

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

O filme alemão A Catástrofe (“Das Unheil”), fotografado por Dib Lutfi em 1970, será exibido pela primeira vez no Brasil. A primeira exibição acontece no dia 27 de novembro, às 20h, na Cinemateca Brasileira em São Paulo. No dia 8 de dezembro, às 18h30, o filme será exibido na Cinemateca do MAM-Rio, seguido de uma conversa com o diretor de fotografia Lauro Escorel, ABC (assistente de Dib Lutfi na época) e com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche, ABC. Já no dia 22 de dezembro, às 19h, o projeto segue para Belém com uma exibição no Cine Líbero Luxardo.
Essa obra, dirigida por Peter Fleischmann, narra uma fase da vida de Hille (Vitus Zeplichal), jovem estudante que mora numa pequena cidade em preparação para a chegada dos sinos da igreja. Lançado apenas na Europa – no Festival de Cannes de 1972, onde ganhou o prêmio Luis Buñuel – o filme ficou esquecido até 2015, quando começou a ser restaurado no Deutsche Filminstitut, em Frankfurt.
O projeto de cooperação internacional foi coordenado pelo cineasta e pesquisador Michel Schettert, com apoio da Casa de Estudos Germânicos de Belém e do Goethe-Institut.
Para mais informações sobre as exibições e o filme, acesse: https://abcine.org.br/site/das-unheil-filme-alemao-fotografado-por-dib-lutfi-sera-exibido-no-brasil-pela-primeira-vez/

. QUINTA-FEIRA, 8 DEZ. 18h30 – Sessão especial. A catástrofe (Das Unheil) de Peter Fleischmann. Alemanha, 1972. Com Vitus Zeplichal, Silke Kulik, Reinhard Kolldehoff e Helga Riedel-Hassenstein. 104’. Exibição em DCP. Classificação indicativa 12 anos. Seguido de conversa com Lauro Escorel, Walter Lima Jr. (a confirmar) e Michel Schettert. Mediação Hernani Heffner. Sessão em parceria com a ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e com o apoio da Casa de Estudos Germânicos de Belém e Goethe-Institut.

* DAS UNHEIL (A CATÁSTROFE) – 50 ANOS DE DIB LUTFI NA “CATÁSTROFE” ALEMÃ — APOIO: INSTITUTO GOETHE + CASA DE ESTUDOS GERMÂNICOS DE BELÉM

No dia 8 de dezembro, às 18:30, a Cinemateca do MAM-Rio fará uma homenagem a Dib Lutfi com a exibição de “A Catástrofe” (Das Unheil), filme em que o fotógrafo trabalhou em 1970, na Alemanha. Esta obra, dirigida por Peter Fleischmann, narra uma fase da vida de Hille (Vitus Zeplichal), jovem estudante que mora numa pequena cidade em preparação para a chegada dos sinos da igreja. Lançado apenas na Europa – no Festival de Cannes de 1972, onde ganhou o prêmio Luis Buñuel – o filme ficou esquecido até 2015, quando começou a ser restaurado no Deutsche Filminstitut, em Frankfurt. Uma cópia digital vem pela primeira vez ao Brasil e será exibida no Rio, São Paulo e Belém, como celebração aos 50 anos do filme. O projeto de cooperação internacional foi coordenado pelo cineasta e pesquisador Michel Schettert, com apoio do Goethe Institut. Após a sessão haverá conversa com o diretor de fotografia Lauro Escorel (assistente de Dib Lutfi na época) e o cineasta Walter Lima Jr.

SINOPSE – Alemanha, anos 1970. Uma pequena cidade se prepara para celebrar a volta dos sinos que haviam sido confiscados da igreja à época da guerra. Quem consegue repatriá-los é o pastor Leonard Wawra, chefe de uma família protestante composta por uma mulher dona de casa e dois filhos jovens, Dimuth e Hille. A primeira, mais velha, terminou a escola e resolveu desviar da faculdade através da fama. Posou nua em umas fotos e foi à Roma tentar a carreira de modelo, porém voltou para casa dos pais depois de ter sido enganada pelo agente italiano. Já o caçula, o jovem Hille, passa pela crise do vestibular pela segunda vez. A narrativa do filme se dá através da voz deste, que comenta a maré de azar antes da entrada na vida adulta. Há diversos flashbacks. Ele olha para a irmã como um horizonte, já que ela teve sucesso em afrontar a família conservadora; Arma uma mentira para fugir do exame de Latim, fingindo-se doente; Envolve-se com colegas subversivos que querem explodir instituições. As paixões de Hille saltam entre uma senhora infiel e uma mocinha da Igreja. Desmotivado, ele ainda esquece de cuidar da loja de animais que lhe fora confiada. Todos os bichos morrem de um dia para o outro. Fica a pergunta: a culpa é de Hille, um garoto irresponsável, ou isso seria um sinal da catástrofe porvir?
A cidade está agitada. A festa dos sinos será patrocinada pela indústria local, a qual é criticada por poluir o meio ambiente e desprezar seus funcionários. Os lixeiros estão em greve. Hille diz que a luta deles está mais bem organizada do que os seus colegas subversivos – entre eles um desertor do exército e dois alunos banidos da escola. Eles brigam entre si por não haver um plano de ataque eficiente. Eles guardam também uma arma biológica. Hille se acha um potencial criminoso. Enquanto isso, sua irmã corre atrás de dinheiro. Dimuth pede a um velho amigo e rouba da própria mãe. Faz visita a um biólogo que investiga o tumor de um cisne contaminado por cianeto. Há sérios problemas com o rio da cidade e tudo indica que a fábrica não trata seus resíduos como deveria. O pastor, pai desses jovens e figura política da região, mantém a festa dos sinos apesar do caos.

CURIOSIDADES — “A Catástrofe” (Das Unheil) é um filme a cores que ultrapassou os 55.000 metros de celuloide rodados (com dinheiro da United Artists), em 11 semanas, repleto de planos-sequência magistrais realizados pela dupla Dib Lutfi e Lauro Escorel. Trata-se de uma obra inédita do currículo dos dois fotógrafos, uma oportunidade única para críticos, cinéfilos e fãs de dois dos maiores diretores de fotografia do cinema brasileiro.
O filme foi rodado após o polêmico Festival de Berlim de 1970, em que não houve vencedores. O diretor Peter Fleischmann – então expoente do Novo Cinema Alemão – assistiu ao filme Os Deuses e Os Mortos e interessou-se pelo trabalho de Dib Lutfi, que estava na comitiva brasileira junto ao diretor Ruy Guerra e ao ator Ruy Polanah. Fleischmann então convidou Dib para trabalhar e os dois Ruys incentivaram o fotógrafo a ficar na Alemanha. Dib aceitou o convite e acabou rodando uma ficção – Das Unheil – e um documentário – Mein Freund der Mörder – filme que dá voz a um assassino político, Bernhard Kimmel, o qual também atua em Das Unheil no papel de desertor.

FICHA TÉCNICA – Título: Das Unheil – (A Catástrofe; Havoc; Les Cloches de Silésie) – Ano: 1972 – Duração: 104’ – País: Alemanha – Classificação: 12 anos – Direção: Peter Fleischmann – Roteiro: Peter Fleischmann, Martin Walser – Produção: Hallelujah Film, München / Artemis Film, Berlin – Les Production Artistes Associées, Paris – Fotografia: Dib Lufti – Montagem: Odile Faillot – Designer de Produção: Heinz Eickmeyer – Assistente de Direção: Jean-Francois Stevenin – Roteiro: Ina Fritsche – Som: Karl Heinz Frank – Assistentes de Câmera: Lauro Escorel, Ricardo Souzet – Música: Xhol, Unter Verwendung der Passacaglia in D-Moll von Max Reger – Organist und Chorleitung Karl Wolfgang Schäfer – Distribuição: United Artists (35 mm), Atlas (16 mm) – Elenco:

Hille – Vitus Zeplichal

Dimuth – Silke Kulik

Pai – Reinhard Kolldehoff

Mãe – Helga Riedel-Hassenstein

Industrial, Dr. Hauchesein – Werner Hess

Esposa do Industrial, Sibylle – Ingmar Zeisberg

Roswitha – Frédérique Jeantet

Gabi – Gabi Will

Farmacêutico – Christoph Geraths

Desertor – Bernhard Kimmel

Biólogo, Uli Walter – Ulrich Greiwe

Professor de Biologia – Erich Filipek

Professor de Latim – Werner Meinel

Velho trompista – Ludwig Beyer