Cine Brasília será palco de eventos sobre a UnB

Haverá lançamento do livro
“UnB Anos 70”, apresentação
de filmes e debates com cineastas

O Cine Brasília será palco, nesta quarta-feira, 27 de julho, de três eventos tendo a Universidade de Brasília como foco: o lançamento do livro “UnB Anos 70 – Memória do Movimento Estudantil”, a apresentação de quatro filmes de curta-metragem que tematizem a universidade e debate com cineastas que realizaram obras audiovisuais sobre instituição, sua história, professores e alunos, abrangendo período de 60 anos.

O carro-chefe dos eventos é o lançamento do livro coordenado pela jornalista Maria do Rosário Caetano, que conta a história e traz depoimentos de 40 ex-alunos sobre o movimento estudantil da UnB ocorrido na década de 70, sobretudo nos anos 75, 76 e 77. Por suas páginas desfilam acontecimentos como a retomada do movimento estudantil em 1970, a construção do Diretório Universitário, a grande greve de 1977 e o ato contra o então secretário de estado dos EUA, Henry Kissinger que, em 1981 e sob uma “chuva” de ovos, teve de sair do campus em camburão e escoltado pela polícia. Publicado pela Alameda Editorial de São Paulo, o livro poderá ser adquirido no local.

Após uma pequena abertura, com a participação do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, serão exibidos quatro curtas-metragens, totalizando 60 minutos.” — “Vestibular 70”, de Vladimir Carvalho e Fernando Duarte, abordando a saga de mais de 5 mil concorrentes a uma vaga na universidade; “Universidade de Brasília – a Construção da Liberdade”, de 1988, dirigido por Jorge Bodanski, mostrando a vida acadêmica efervescente em novo momento político do país; “O Vidreiro”, de Marcos Mendes, de 1997, sobre a arte do servidor Joaquim Ferreira de fabricar suas obras a partir do sopro; e “ Kiss Kiss Kissinger”, de 1981, de Jimi Figueiredo, registro documental do ato político estudantil por ocasião da vinda do executivo americano para palestra no auditório Dois Candangos, no campus, em 18 de novembro de 1981.

Após a apresentação dos filmes, e sob a moderação de Maria do Rosário Caetano, será realizado debate com os cineastas Vladimir Carvalho, Jorge Bodanzky, Fernando Duarte, Jimi Figueiredo, Maria Coeli Vasconcelos, Dácia Ibiapina, Maria Maia, Lino Meirelles, Caetano Curi, Antônio Pádua Gurgel, o arquiteto José Carlos Coutinho e o diretor da TV UnB, Rafael Vilas Boas. Os eventos, com início às 19 horas, serão gratuitos.