*****Prêmios GOYA serão entregues nesse sábado, na ESPANHA. Na disputa, O BOM PATRÃO, com JAVIER BARDEM, e MADRES PARALELAS, com PENÉLOPE CRUZ.

****ELIZABETH TEIXEIRA, protagonista de CABRA MARCADO PARA MORRER completa 97 anos vacinada contra a Covid


******PREMIOS Platino 2022:
7 PRISIONEIROS E CARRO REI
LIDERAM PRÉ-INDICAÇÕES

7 PRISIONEIROS E CARRO REI SAEM NA FRENTE NA DISPUTA DOS IX PRÊMIOS PLATINO DO CINEMA IBERO-AMERICANO

7 Prisioneiros e Carro Rei, com seis indicações cada, lideram a lista de produções brasileiras pré-indicadas, seguidas por Deserto Particular e Marighella, com cinco cada.

Cidade Invisível obteve seis pré-indicações entre as produções televisivas.

Isabel Zuaa (Doutor Gama), Rodrigo Santoro (7 Prisioneiros) e Seu Jorge (Marighela) estão na disputa pelo prêmio de melhor interpretação feminina e masculina.

Madri, 10 de fevereiro de 2022 – Depois da complexa temporada que a produção visual ibero-americana enfrentou em 2020, a indústria reencontrou o seu ritmo, alcançando a marca de mais de 800 obras estreadas em 2021. Entre todas estas produções, um total de 206 foram pré-selecionadas para esta IX Edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano, cuja Grande Gala será em 1º de maio, novamente no IFEMA Palácio Municipal de Madri.

Entre os 21 países representados nesta primeira lista, a diferença de pré-indicações é mínima: Espanha lidera com 9%, seguida por Argentina, México, Peru, Portugal e Uruguai, todos com 6%. O mesmo se passa nas candidaturas a séries: México domina 16%, seguido por Espanha (14%), Argentina e Chile (10%). Desta primeira lista, sairão vinte indicados em cada categoria, e, finalmente, os quatro finalistas que irão Madri.

OS BRASILEIROS NA DISPUTA

Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, concorrem 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, Deserto Particular, de Aly Muritiba e Marighella, de Wagner Moura. Aly Muritiba e Wagner Moura concorrem na categoria Melhor Direção.

Rodrigo Santoro por 7 Prisioneiros e Seu Jorge por Marighella foram os pré-selecionados na categoria Melhor Interpretação Masculina. Isabél Zuaa, por Doutor Gama, representa o Brasil na categoria Melhor Interpretação Feminina.

Jules Elting (Carro Rei) e Vilma Melo (Selvagem), foram pré-escolhidos na categoria Melhor Coadjuvante Feminina, e Christian Malheiros (7 Prisioneiros) e Bruno Gagliasso (Marighella) na categoria Melhor Coadjuvante Masculino.

Cidade Invisível, de Carlos Saldanha, Dom, de Breno Silveira e O Caso Evandro, de Aly Muritiba despontam na categoria Melhor Minissérie ou Telessérie. Carlos Saldanha e Aly Muritiba estão pré-indicados para Melhor Criador de Séries.

Alessandra Negrini e Marco Pigossi (Cidade Invisível), Gabriel Leone (Dom) e Renata Sorrah (Filhas de Eva) são os pré-indicados nas categorias de interpretação das séries e minisséries. Jessica Córes (Cidade Invisível) e Raquel Vilar (Dom) estão na lista de Melhor Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie; para Melhor Coadjuvante Masculino estão relacionados Dan Stulbach (Filhos de Eva) e Wesley Guimarães (Cidade Invisível).

Para a categoria Melhor Documentário estão pré-selecionados A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, Callado, de Emília Silveira e Cavado, de Rafhael Barbosa e Werner Salles. Para melhor Obra de Estreia, Os Caminhos de Meu Pai, de Mauricio Osaki.

Os roteiristas brasileiros pré-indicados são Henrique dos Santos e Aly Muritiba (Deserto Particular) e Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro e Leo Pyrata (Carro Rei).

Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente, de Cesar Cabral está na disputa por Melhor Animação. E A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, e Deserto Particular, de Aly Muritiba, pré-indicados ao Prêmio de Educação em Valores (no caso de Muritiba é a sua quarta pré-indicação em uma mesma edição).

Melhor Música Original: Carro Rei e Deserto Particular.

Melhor Direção de Arte: Carro Rei e Doutor Gama.

Melhor Montagem e Edição de Som: 7 Prisioneiros e Carro Rei.

Melhor Fotografia: 7 Prisioneiros e Marighella.

Em anexo, segue a lista completa dos 205 filmes pré-selecionados.

Os Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano, promovidos pela EGEDA, (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), com FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e com o apoio das Academias e Institutos de Cine Ibero-Americanos, destacam as produções e criadores mais importantes a cada ano, com vinte duas premiações e um Prêmio de Honra. Com efeito, desde 2014 os Prêmios Platino trabalham pela difusão do cinema e do audiovisual ibero-americano.

Para arquivos de mídia

FTP

Servidor: 89.248.106.191

Usuario: pplatino22

Contraseña: Vertical_2022

ONEDRIVE

https://cutt.ly/ONE_PLATINO2022

DROPBOX

https://cutt.ly/DRB_PLATINO2022

uc?export=download&id=1YB5UhIu2K_dTFX0IMmXYEOCsZ5JygG7-&revid=0BzF5W-7DntZiTmNNakwxclpBTTJiZnBRdFB0cy93OStTTWZnPQ

Marcus Veras

21-3256-3763
21-99243-5165
Skype: mveras666_1
www.coringacomunica.rio

LISTA DE CANDIDATURAS.DOCX