+ GLOBO DE OURO: UM PREMIO ANACRÔNICO? + JAGUAR MAN NA REVISTA DE CINEMA + REDES SOCIAIS + FILMES BRASILEIROS NO STREAMING + TVT

+ NA REVISTA DE CINEMA: GLOBO DE OURO: UM PRÊMIO DE FORMATO ANACRÔNICO? + NOVOS FILMES BRASILEIROS NO STREAMING

+ “JAGUAR MAN”, DE VINICIUS REIS NO ARTHOUSE FILM FESTIVAL (NA REVISTA DE CINEMA) + CRITICA A “HOMEM ONÇA” (Por Carlos Alberto Mattos: no blog dele)

+ GLAUBER, CLARO”, DE CESAR MENEGHETTI, ESTREIA NO CURTA! Não percam esse belo (e premiado) documentário

+ SPARTACUS (BALÉ BOLSHOI EM DVD CPC-UMES) + “A ASCENSÃO” (CINECLUBE CPC-UMES): NESSE FINAL DE SEMANA (no YouTube)

+ FESTIVAL DE FÉRIAS (CURADORIA DE PATRICIA DURÃES: ótima matéria, hoje, no Estadão – Caderno 2) – Seleção de filmes brasileiros de Eduardo Escorel (Cavalinho Azul), de Helvécio Ratton (Menino Maluquinho), de Alê ; Abreu (O Menino e o Mundo), entre muitos outros. No espaço digital (Looke)

+ ESTREIAS DA SEMANA NOS CINEMAS: nessa quinta-feira.

+ NA Netflix: média-metragem “O Que Sophia Loren Faria?”, delicioso (EUA) + LONGA DOCUMENTAL BRITÂNICO SOBRE PELÉ

+ NESSA SEXTA: CONVERSA SOBRE CINEMA E ESTREIAS NO STREAMING (TVT) – Com Talita Galli e Luiz Zanin.

PRÊMIOS GOYA (MÁLAGA, TERRA DE PICASSO E BANDERAS – NA ESPANHA, DIA 5 DE MARÇO)

+ PREMIO CESAR (PARIS, DIA 12 de MARÇO): ESSE ANO SEM A POLEMICA CRIADA EM TORNO DE POLANSKI E SEU FILME SOBRE O CASO DREYFUS.

+ NA TVT, NESSA

  • SEXTA: BOM PARA TODOS, todos os dias, às 15h00 + Na TV247: excelente entrevista de Renato Janine Ribeiro.

***NA REVISTA DE CINEMA:

Globo de Ouro – Um prêmio anacrônico?

Correspondentes Estrangeiros realizam edição virtual de olho nas minorias, mas indiferente ao documentário. Seguem apegados à velha Hollywood. Nem parecem que são jornalistas oriundos da Europa, da Ásia, da América Latina….

http://revistadecinema.com.br/2021/02/globo-de-ouro-realiza-edicao-virtual-de-olho-nas-minorias-mas-indiferente-ao-documentario/

***REVISTADE CINEMA:
FILME “JAGUAR MAN”
NO FESTIVAL ARTHOUSE
QUARTO LONGA-METRAGEM DE VINICIUS REIS

http://revistadecinema.com.br/2021/02/jaguar-man-representa-o-brasil-no-arthouse-asia-film-festival/

*****NA REVISTA DE CINEMA:
****Cinema brasileiro RECENTE :

o que há para ver no streaming?????

ALGUNS TITULOS: A PONTE DE BAMBU, SAMBALANÇO, A FEBRE, FOTOGRAFAÇÃO, PACARRETE, PARTIDA, SEMENTES, MULHERES NO PODER, AOS OLHOS DE ERNESTO, CALLADO, DENTRO DA MINHA PELE e muitos outros. E CURTAS ofertados pela SPCine….

http://revistadecinema.com.br/2021/02/cinema-brasileiro-no-streaming/

+ ESTREIAS DA SEMANA

. O Mundo de Glória, de Robert Guediguian (5 estrelas da Cahiers du Cinéma) – França

. Mais Que Especiais, França: da dupla Nakashe & Toledanô (a mesma de INTOCAVEIS)

. Judas e o Messias Negro, sobre o pantera negra Fred Hapton, assassinado aos 21 anos (EUA) – filme vigoroso, com pegada documental.

. Depois a Louca Sou Eu, de Júlia Rezende (baseado em livro homônimo de Tati Bernardes) – Brasil

. MAMBO MAN (Guiado pela Música), de Mo Fini & Edesio Alejandro (Cuba-Inglaterra) — uma tentativa de fazerda música guajira (caipira) cubana algo semelhante ao Buena Vista Social Club….

+ NA TVT (TV DOS TRABALHADORES) + RADIO BRASIL ATUAL:

Nessa sexta-feira, no programa BOM PARA TODOS, o crítico Luiz Fernando Zanin Oricchio conversa com Talita Galli sobre estreias nos cinemas e atrações do streaming. O programa começa às 15h00, e pode ser acessado pela internet.

**NA REVISTA DE CINEMA:
30 PRE-SELECIONADOS AO OSCAR
INTERNACIONAL E DOCUMENTARIO
Poderosa safra de filmes

estrangeiros (15) e longas

documentais (mais 15) busca vaga no Oscar

http://revistadecinema.com.br/2021/02/poderosa-safra-de-filmes-estrangeiros-e-longas-documentais-busca-vaga-no-oscar/

****LANÇAMENTO
CPC-UMES Filmes
– Spartacus (balé)

POR IGOR OLIVEIRA (DO CPC-UMES FILMES)
Nosso primeiro lançamento deste ano é o balé Spartacus, em DVD. Filmado em 1975, trata-se de um dos espetáculos mais importantes do repertório do Balé Bolshoi, com música composta por Aram Khachaturyan

  • CPC-UMES MOSTRARÁ,
  • ESSA SEMANA, O LONGA
    SOVIETICO A ASCENSÃO,
  • DE LARISSA SHEPTIKO
    ********A ASCENSÃO, de Larissa SHEPTIKO (URSS, 1977) – Atração dessa semana no Cineclube digital do CPC-UMES. Na quinta ou sexta-feira divulgo a caprichada arte dos cepecistas. Mas já antecipo que o filme dessa semana é obrigatório: uma bela realização de uma diretora que morreu jovem (num acidente de carro, quando buscava locações para novo filme). A ASCENSÃO ganhou o URSO DE OURO no Festival de Berlim. Larissa era companheira de ELEM “Vá e Veja” KLIMOV, que dedicou a ela (e à trajetória dela) um lindo curta-metragem (para ajudar a superar o luto). *****FILMAÇO. Um dos nove ou dez títulos que debateremos, em março, num podcast CPC-UMES: A GUERRA NO CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO. Vejam em O Globo (ou em post abaixo) incrível história sobre espião soviético que descobriu qu e Hitler ia invadir a URSS em 1941 (Stálin não acreditou) e descobriu, também, que o Japão não invadiria o país pela Sibéria. Daí que tropas siberianas puderam ser deslocadas para a defesa de MOSCOU. Cartaz do filme + VARDÁ & LARISSA.

***ALMANAKITO COLORIDO (E BAGUNÇADO) VAI PERDENDO O VIGOR * SYLVIE PIERRE, JORGE SÁNCHEZ SOSA, CARLOS ALBERTO MATTOS, BEATRIZ BUENO, PEDRO ANÍSIO, ELIAS OLIVEIRA

***REDES SOCIAIS: Dia desses, lendo um desabafo do crítico Carlos Alberto Mattos, que acompanha – em seu blog dedicado prioritariamente ao CINEMA DOCUMENTÁRIO — o que se passa no cinema como um todo, me coloquei a pensar: estamos perdendo tempo demais nas redes sociais…. Mattos reclamava de acessos modestos para textos críticos (e mais longos), enquanto fotos (domésticas, em especial) mobilizam centenas de pessoas. Ele tem razão. Parece que as redes sociais nasceram para cultivar o doméstico e a imagem… O que fazer para alterar este estado das coisa s??????. Eu não sei. Até porque sou uma analfabeta digital. Tenho consumido momentos valiosos fazendo colagens visuais para chamar atenção para temas políticos (o Brasil vive momento de gravidade paroxística), para filmes de “outras geografias”, etc, etc, mas a luta é inglória. Parece que estamos vivendo um tempo de anomia…. Antes, muitas vezes por semana, eu fazia edições (cheias de notas repetidas, claro!!) do Almanakito e mandava para quase cinco mil pessoas do meio cultural, de todo o país. Hoje me dedico mais ao “face” que ao Almanaque (de notas e colagens). E o que é o “face”???? Um círculo vicioso que não passa de um núcleo fiel de umas 20 pessoas e que, raramente, se expande para umas cem (100). Complicado, não??? E, para agravar, cometo barbeiragens digitais terríveis. A última resultou no travamento de meu endereço no icloud. TRAVOU GERAL!!!! E foi nele que consegui montar uma lista de uns 300 nomes (os que mais me mandam e-mails).. Então, agora, estou sendo obrigada a digitar os 300 nomes subdivididos em várias remessas, pois se passar de uns 30, TRAVA!!! Ah, não!!!! *******Só meus “gmail e uol” estão funcionando. E, para agravar, o out-look, uma maravilha que o Uol mantinha há anos, foi defenestrado… Fazer o Almanakito ficou muito complicado e muito demorado……… bjs rô
P.S. — Recebi, de Sylvie Pierre, de Paris, leitora fiel do Almanakito, delicioso apelo para que não deixe de emendar notas e releases no meio bagunçado boletim (enviado por e-mail). Elias Oliveira, o cineasta Pedro Anísio e outros amigos também me “animaram”a não deixar o colorido (e bagunçado, repito) Almanakito, que fa&cced il;o desde o começo de 2003, quando regressei de viagem pela região do ouro, de Minas Gerais… Acabo insistindo, mas confesso que já sem a energia de outrora, pelas razões que
nomeei acima!!! *****Mas – constato – como abandonar esta bagunça digital se, certa manhã, ao abrir a internet, deparo-me com solicitação de JORGE SANCHEZ SOSA, ex-cônsul do México no Rio de Janeiro, ex-presidente do ImCine (Instituto Mexicano de Cinema), parceiro de G abo na Amaranta Filmes: ele quer exibir série sobre PAULO FREIRE em TV de seu país… leu a nota no Almanakito e ficou entusiasmado!!!! E assim, o trôpego Almanaque vai prosseguindo, aos trancos e barrancos…

Rô Caetano

Maria do Rosário Caetano
Blog: http://www.almanakito.wordpress.com