+ FRANTZ FANON, LUMUMBA, INDHIRA E NOLLYWOOD

+ FLORESTAN FERNANDEZ 100 ANOS

+ RIACHÃO (“FEITIÇO”) + CINE SOVIÉTICO + DVDs CPC-UMES (BOLA DE SEBO) + EISENSTEIN E AS CORES DE “IVAN, O TERRÍVEL”

+ CINE MEXICANO + PAULO FREIRE + DESCOLONIZAÇÕES + REVISTA DE CINEMA (PRÊMIOS) + BELAS ARTES A LA CARTE + DVDs ON LINE (RESERVA CULTURAL) + PARIS VISTA POR…

***Crítica de três filmes europeus
portal a terra é redonda – 3 abril 2020

https://aterraeredonda.com.br/cinema-na-quarenta-ken-loach-luc-e-jean-pierre-dardenne-e-maren-ade/?

+ “PÁSSAROS

DE VERÃO“ NO STREAMING

+ BIFF 2020 EM VERSÃO DIGITAL (BRASÍLIA: de 21 a 26 de abril)

+ INSCRIÇÕES DO FEST GRAMADO 2020 (PRORROGADAS ATÉ o dia 2 de Maio):

mais informações nesta remessa

********”NOLLYWOOD”
NESTE DOMINGO, 23h00:
NO CURTA! – Reprise do episódio final de
DESCOLONIZAÇÕES (foco em Frantz Fanon, Patrice Lumumba e na Nollywood nigeriana): não percam! *Esta série documental francesa e a conversa de Caetano Veloso com Jones Manoel, no podcasting do compositor, foram minhas maiores (e melhores) surpresas nestes primeiros meses de 2020..

+ MOSFILM DISPONIBILZA
CLASSICOS SOVIÉTICOS:
Não tive tempo de conferir, mas o
cineasta, professor universitário e cinéfilo Fernando Severo, de Curitiba, me disse que as cópias são magníficas. Que nunca viu a parte colorida do
IVAN, O TERRIVEL eisensteiniano tão bela!!!

***** BELAS ARTES A LA CARTE:
Um excelente catálogo (principalmente em títulos eurasianos) — só precisa incrementar a parte brasileira! Assisti e recomendo o belíssimo PARIS VISTA POR… (1965). Um filme encantador, Nouvelle Vague na vêia (com acento, risos!). Os episódios que mais me surpreenderam (mais que o do Godard, pois deste a gente sempre espera muito, não é?!) foram os de Rouch (que coragem!!) e o de Douchet (sobre os dragueurs/paqueradores parisienses).

+ SECRETARIA DE CULTURA DO MÉXICO
disponibiliza 200 filmes mexicanos (incluindo clássicos e contemporâneos, como AMORES PERROS, de Iñarritu, e UM LUGAR SEM LIMITES, de Ripstein, com meu amado “Jaibo”/Roberto Cobo…. Na plataforma:
filminlatino

+ FLORESTAN FERNANDES 100 ANOS
Se vivo fosse Florestan Fernandes, sociólogo, professor da USP e ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores faria 100 anos em junho (ou julho!). No caderno Eu, do Valor, ótima matéria sobre o cientista social, cujo centenário será lembrado com peça teatral (que o filho Florestan Jr escreve em parceria com um ator), debates, seminários e reedição completa de sua obra. Falta só um longa-metragem documental sobre o autor de “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”.

+ PÁSSAROS DE VERÃO
Filmaço colombiano chega ao streaming (Now e Vivo) na próxima quarta-feira, dia 8. Leiam críticas de Luciano Ramos (Brasil) e de Marta Lígia Parra (El Tiempo – Colômbia)
*‘Pájaros de verano’: un canto de amor y dolor

https://www.eltiempo.com/colombia/medellin/pajaros-de-verano-un-canto-de-amor-y-dolor-251180

+ DVDS – RESERVA CULTURAL:
Como as 4 salas de cinema da Reserva Cultural estão fechadas, o belo cinema da Avenida Paulista está incrementando seu serviço de venda de DVDs de excelentes filmes. No hall envidraçado da casa, ao lado do restaurante.

+ PAULO FREIRE, UM HOMEM DO MUNDO (SESCTV) – De Cristiano Burlan. Assistam!!!!

***** RIACHÃO — Dia destes, Tárik de Souza me mandou uma mensagem sobre a partida do sambista Riachão, personagem central do filme “Samba Riachão”, de Jorge Alfredo, disponível no Belas Artes a la Carte. E lembrou matéria imensa, com ele, o baiano, no caderno EU, do Valor Econômico. Saiu há 3 ou 4 semanas. Um pouco mais, talvez. Matéria, salvo falha de minha memória, de Tom Cardoso. Como Tárik, fiquei muito impressionada, em especial com a abertura do texto. Riachão dizia: “nunca aceite convite (para almoçar) de estranhos”. Insistia sempre com o repórter, alertando-o para não aceitar convites para almoço… com estranhos. Cismado, o baiano, de 98 anos, dizia querer chegar aos 100, mas lembrava que estava adoentado desde que aceitara convite de estranhos para o tal almoço. Teria sido “enfeitiçado” pelos ….estranhos…

*****NA REVISTA DE CINEMA:
CANDIDATOS ARGENTINOS AOS PRÊMIOS CONDOR
DE PRATA + SOPHIA (AOS MELHORES DO CINEMA
PORTUGUÊS) + DAVID DI DONATELLO (ITALIANOS)

+ Saiu a pré-lista dos
concorrentes brasileiros ao
TROFEU GRANDE OTELO

****OS FINALISTAS AOS PRÊMIOS
CONDOR DE PRATA (ARGENTINA)

http://revistadecinema.com.br/2020/04/critica-argentina-seleciona-finalistas-aos-premios-condor-de-prata/

+ MASSAO ONO, UGO
GIORGETTI + O POÇO:
Leiam (hoje, 04-04-2020), na Folha o belo texto do PÉCORA, hoje, sobre Massao Ono (citando, inclusive, filme documentário de UGO GIORGETTI). Ah, leiam no Estadão, a bela e incisiva (juro não tratar-se de opinião condescendente- conjugal) crítica de Zanin a este horror (não aguentei ver inteiro!!!) O POÇO… E logo neste momento em que o cinema espanhol está bombando, com Almodóvar iluminado, Buñuel em fascinante animação e uma penca de filmes bons, todos em várias categorias do PLATINO!!!!!!….

****DIBUJO ANIMADO::: PAUL LEDUC — EL REGRESO DE BARTOLO Y SU FLAUTA” — UMA DICA DE LEDUC (DIRETO DO MÉXICO)

el link para que pudieran entrar :
http://www.bartoloenlared.net/

también pueden entrar por
https://archiblog19.blogspot.com/

¡suerte, saludes, saludos, salucitas y salsitas………!

***FEST GRAMADO 2020 (ANO 48)

***As inscrições para o 48º Festival

de Cinema de Gramado foram prorrogadas

****Cineastas ganham mais 20 dias e

inscrições seguem até 02 de maio.

O 48º Festival de Cinema de Gramado comunica que as inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem estrangeiro (LME) e curta-metragem brasileiro (CMB) foram prorrogadas até o dia 02 de maio, às 23h59. A comissão organizadora entende que muitas produções tiveram seu cronograma de finalização alterado em função da pandemia da Covid-19 e decide estender por 20 dias o prazo para que as obras sejam inscritas.

As fichas estão disponíveis no site www.festivaldegramado.net e todas as regras e critérios para participar da seleção permanecem inalterados, podendo ser consultados no regulamento que também está disponível no site do Festival. Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização do Festival de Cinema de Gramado informa, também, que até agora as datas estão mantidas e, em princípio, o Festival se realiza entre 14 e 22 de agosto de 2020.

+ PODCAST ABRACCINE + CINEMA BRASILEIRO NO STREAMING + BACURAU NO Filme B +

***JORIS IVENS: Alguém saberia me dizer se “Terra de Espanha” (The Spanish Earth, 1937), de Joris Ivens, o holandês voador (com texto de John dos Passos e Ernest Heningway) foi lançado no Brasil??? Um amigo me consultou e eu não soube responder…

*** CINEMA BRASILEIRO NO STREAMING: A professora Andresa Castro de Bastos me pediu uma lista capaz de indicar espaços digitais para assistir a filmes brasileiros. Hoje, Stephanie Dennison entrou no meu facebook para saber onde estou colocando a LISTA DE possibilidades de filmes brasileiros no STREAMING. (Sugeri, em resposta, que façamos, COLETIVAMENTE, uma lista com todos os endereços possíveis).

. PODCAST ABRACCINE (UNIVERSIDADE E CRITICA) – Finalmente assisti ao podcast com Ivonete Pinto e Rafael Carvalho. Muito bom. Aprendi muito. Os dois âncoras, Amanda Bahia e Renato MG, ótimos, serenos, bem-informados e, o que é maravilhoso (além de fazerem perguntas com ponto final) SABEM OUVIR!!!. E os entrevistados também ótimos, serenos, bem “formados” e informados, mix de jornalistas, críticos e professores universitários.
**Maratona de programas de
TV (filmes e até séries, que não costumam
fazer parte da minha fruição cotidiana)
em tempos de quarentena:
1. Estou vendo e revendo DESCOLONIZAÇÕES (a minha maior surpresa emocional-visual desse ano, para mim, junto com o podcast (surpresa emocional-auditiva) do Caetano Veloso com JONES MANOEL, este baiano-pernambucano, de quem virei admiradora fiel (já com Sabrina Fernandes, ainda não me entusiasmei muito!!!!). Mas continuarei atenta a ela…
2. ZeroZeroZero (me tomou bastante tempo e agora quero ver GOMORRA, a série, já que gosto tanto do filme italiano baseado em Roberto Saviano)
3. Paulo Freire, Um Homem do Mundo (vendo e revendo para captar detalhes, até porque acabei de ler a biografia dele)… Como a presença de Castelo Branco, o futuro Marechal, na reunião de Angico-RN (com Jango)
4. A série baseada no P. Roth (Complô….)
5. ETV 1 – A Herança da Coruja, do Marker
6. ETV 2 – Ontem, vi as 3 primeiras horas de “Women Make Film”, do escocês Cousins (Zanin e eu vimos a série anterior dele, ODISSEIA, de quase 15 horas)…
e FILMES, muitos filmes, pois estes são essenciais… E dois livros, um deles uma lacuna histórica imperdoável para quem ama Eça de Queiroz (“A Cidade e as Serras”)… Agora falta o “Memorial de Aires”, de Machado de Assis, único livro do bruxo que nunca li…. *** Ah, estou lendo as memórias do Huston… diretor tão desprezado… autor de filmes péssimos (Annie, o do Pelé: Fuga para a Vitória, etc, etc) e outros que amo (O Tesouro de Sierra Madre….)…