BERNARDET & BUÑUEL (FILME LAS HURDES) + FEST VENEZA (BRASIL) + Terceirização Cinemateca Capitólio

+ CINEMATECA CAPITOLIO (RIO GRANDE DO SUL: atenção para material abaixo) + DE LEITURA OBRIGATORIA A COLUNA DE RENATO TERRA, HOJE, NA FOLHA DE S. PAULO (sob a recriação de clássicos do cinema brasileiro nos padrões da era “bozonárica”).

+ + FEST VENEZA NA REVISTA DE CINEMA (WASP NETWORK, BABENCO, A LINHA) — fotos acima

+ DEBATE COM RENATO JANINE RIBEIRO

+ JEAN-CLAUDE BERNARDET
& BUÑUEL (LAS HURDES)

*********ATENÇÃO:
Terceirização Cinemateca Capitólio

Conforme foi anunciado em fala durante a última Cine OP, o processo de terceirização (ou “contratualização”, como prefere o idioma tucanês) da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre,
segue a passos largos, e de forma pouco transparente.
Houve uma articulação com os representantes da classe cinematográfica local, que organizou um debate com o Secretário Municipal de Cultura, aberto à comunidade (link abaixo), na próxima segunda-feira.
Hoje, durante um debate numa rádio local, um representante do governo municipal trouxe uma nova informação estarrecedora: a ideia é “contratualizar” apenas a sala de cinema, ficando de fora o Centro de Documentação e Memória, responsável pelo acervo, e o Programa de Alfabetização Audiovisual, nossa ação educativa. Ou seja, fatiar a Cinemateca Capitólio.
O argumento é de que as questões envolvendo o acervo e PAA são muito complexas, o que é uma falácia, porque se há um setor que hipoteticamente poderia ser beneficiado com a “injeção desburocratizada de recursos via contratualização” (por exemplo, contratando profissionais especializados que não temos aqui no estado) seria justamente o Centro de Documentação e Memória e, claro, o Programa de Alfabetização Audiovisual. Ambos não produzem renda como a sala de cinema, hoje um dos espaços mais cobiçados da cidade, com uma média de público de 33 espectadores por sessão, e portanto não interessam ao mercado.
Enfim, temos uma nova luta a travar, e qualquer manifestação de solidariedade será bem vinda neste momento.
A ideia é buscar pelo menos adiar o lançamento do edital, pois ele inclusive engessaria a próxima administração, já que o contrato com a OS terá a duração de 5 anos.

https://guia21.sul21.com.br/acontece-em-poa/aptc-e-secretario-municipal-da-cultura-debatem-o-futuro-da-cinemateca-capitolio-petrobras-na-segunda-feira-29/

+ NA CARTA CAPITAL: MATERIA SOBRE ANCINE/CSCinema e etc (VOLTA DA CENSURA)
+ JACKSON DO PANDEIRO (CENTENARIO & FILME)

+ PATRICIO CONTRERAS POR PÔLO MUÑOZ + BILHETERIAS BRASILEIRAS + NA REVISTA DE CINEMA/Uol: LANÇAMENTOS

+ DVDs DO CPC-UMES: PROMOÇÃO DIA
DOS PAIS – 15 FILMES COM 30% DE DESCONTO!

*****BRASIL EM VENEZA, NA REVISTA DE CINEMA:

http://revistadecinema.com.br/2019/07/brasil-marca-presenca-em-veneza/

*****LONGAS DO ANIMA MUNDI:

Que maravilha o longa de animação

MAIS UM DIA DE VIDA – ANGOLA,

produção Espanha-Polônia, vencedor do GOYA. Sobre a Guerra de Libertação de Angola e a cobertura do jornalista e escritor “Ricardo Kapucinski” (abrasileirei o nome dele).

Este filme disputa o prêmio

de melhor longa do

ANIMA MUNDI 2019 com

. Cidade dos Piratas, de Otto Guerra (Brasil)

. Buñuel no Labirinto das Tartarugas (Espanha)

. Ruben Brandt, Collector, da Hungria

ATENÇÃO: última sessão de

“Buñuel no Labirinto das Tartarugas”,

neste sábado, 20h00, no Petra Belas Artes (na sala 2, a grandona, ingressos a ótimos preços). Fiquem atentos ao que acontece com o mundo animal neste filme (galo, cabras e um burro/abelhas). ONTEM, no CCSP Vergueiro, fui assistir a um trecho do debate em torno de BERNARDET, com Vânia Debs, Kiko Goifman e Cristiano Burlan (Jean-Claude na platéia). ****Antes do evento começar, contei ao grupo que ia sair meia hora depois, portanto, bem antes da metade do encontro, não por desinteresse (estava interessadíssima!), mas porque ia ver dois longas de animação no Petra Belas Artes (o do Kapucinski, premiado com o GOYA e o do Buñuel). Contei a Bernardet que um dos filmes referia-se ao jovem Buñuel de LAS HURDES – Terra Sem Pão e na hora ele me perguntou “se eu sabia da história da cabra”. “Sim”, respondi, “que Buñuel mandou matar a cabra montanhesa para filmar a queda dela”. BERNARDET me disse que conhecia outra versão: que ele (ou alguém da equipe) atirara para cima, para assustar a cabra e para que ela caísse do penhasco e fosse filmada. No livro do ADO KIROU sobre Buñuel, editado no Brasil pela Civilização Brasileira, 1966 (no qual Bernardet participa com texto sobre Diário de uma Camareira) a história tem outra versão. Em cada fonte, há uma. *****No novo filme, inspirado numa graphic novel, Buñuel, em pessoa, atira nas cabras, mata as duas, filma as suas quedas e leva os animais para alimentar a população famélica da paupérrima Las Hurdes, na Extremadura. *****Não percam este filme por nada deste mundo, pois é ótimo e, o que é melhor, trechos de “Terra Sem Pão” aparecem nele. Tenho para mim que este filme deve ganhar o GOYA deste ano (entrega em fevereiro de 2020). E ser finalista ao PLATINO, etc, etc. Em Anecy, ganhou Prêmio Especial do Júri.

****** INOCÊNCIA ROUBADA

Voltará ao cartaz semana que vem, no Petra Belas Artes. Fiquem atentos. (Houve uma interrupção rápida, por causa de atividade extra)

*********INOCÊNCIA ROUBADA (FILME FRANCÊS):

La Chatouille (As Cócegas, no original), de
Andréa Bescond & Eric Métayer
Só ontem, pude ver “Inocência Roubada”, filme francês sobre assédio infantil. O tema, confesso, não me atrai. Mas resolvi conferir depois de ler várias críticas e receber recomendação entusiasmada de meu amigo Tárik de Souza. Um filme impressionante, tão bom quanto o do Ozon sobre o mesmo tema… Corajoso, ousado (o contraponto da dança dá imensa vitalidade ao filme, mais enfrentamento pulsante da questão das drogas, relacionamento ‘fora do esquadro’ com a psicanalista, e ++++ a coragem da própria atriz, dramarturga, roteirista e diretora, etc). Pena que o filme passou pelo circuito paulistano como um raio…PRÊMIOS CESAR: “La Chatouille”: melhor roteiro
adaptado (Andréa Bescond & Eric Métayer), atriz coadjuvante (Karin Viard)

+ Lançamento e debate:
A GRANDE REGRESSÃO,
COM RENATO JANINE RIBEIRO
Livro com artigos de
Zygmunt Bauman,
Nancy Fraser, Bruno Latour,
Arjun Appadurai, Slavoj Zizek
e Renato Janine Ribeiro.
DIA 13 DE AGOSTO – Com moderação de Angel Bojadsen.
Na Martins Fontes, na Avenida Paulista
Das 19h00 às 21h30 – Lançamento: Estação Liberdade
Evento de lançamento propõe

debate sobre a crise da

democracia liberal e progressista: de

grandes esperanças a ilusões perdidas?

+ FEST VENEZA 2019 NA REVISTA DE CINEMA

Fernando Morais, autor do livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, que deu origem a “Wasp Network”, externou sua felicidade com a seleção do filme de Olivier “Carlos” Assayas para a disputa do Leão de Ouro:

“como um santo de vitral,

estou varado de luz”.

* BRASIL MARCA PRESENÇA EM VENEZA

com “Wasp Network”, Wagner Moura,

Fernando Morais, documentário sobre

Babenco e o curta “A Linha”

*****CineSesc SP:
estreia A Serpente,
longa com Matheus
Nachtergaele e Lucélia
Santos, dia 15 de agosto

O longa-metragem “A Serpente”, de Jura Capela, estreia em São Paulo, no CineSesc São Paulo (15/8) e Recife, no Cinema São Luiz, (22/8). O filme está em cartaz no Rio de Janeiro desde 25/7 (ontem). Em encontro inédito, filme do último texto de Nelson Rodrigues reúne os atores Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos – que vive as duas irmãs -, a grande intérprete do dramaturgo que retorna ao cinema nesta estreia.

******DVDs DO CPC-UMES:
PROMOÇÃO DIA DOS PAIS –
15 FILMES COM 30% DE DESCONTO!
informações nesta remessa

***TROFEU GRANDE OTELO:

Tudo pronto para primeira entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em São Paulo (edições anteriores aconteceram no Rio e em Petrópolis). Dia 14 de agosto, no Teatro Municipal.

ALMANAKITO
QUINTA-FEIRA (25-07-19)

“como um santo de vitral,
estou varado de luz”.

****DO ESCRITOR FERNANDO MORAIS,
à Revista de Cinema, tomado pela alegria da seleção de
WASP NETWORK, de Olivier Assayas (baseado em seu livro “OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA”, Companhia das Letras), produção de Rodrigo Teixeira e
parceiros e com Wagner Moura entre os protagonistas,
para o FEST VENEZA 2019 (ano 76)

+ PATRICIO CONTRERAS POR POLO + FILME INSPIRADO EM LIVRO DE FERNANDO MORAIS NA SELEÇÃO DE VENEZA + BILHETERIAS BRASILEIRAS + NA REVISTA DE CINEMA/Uol: CINEMA BRASILEIRO: LANÇAMENTOS DO SEGUNDO SEMESTRE

+ FEST VENEZA + FEST LATINO SP
+ FEST GRAMADO + FERNANDO MORAIS

+ FEST LATINO SP 2019 + CRITICO CHILENO
LEOPOLDO MUÑOZ: DEPOIMENTO SOBRE PATRÍCIO CONTRERAS + LUIS BUÑUEL & LAS HURDES + OTTO GUERRA (CIDADE DOS PIRATAS)