TUDO SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO “CINEMA FALADO”, DE
EMERSON MARANHÃO

Cinema Falado reúne entrevistas

inéditas com 12 cineastas cearenses

Livro escrito por Émerson Maranhão será lançado no próximo dia 23 e traz, entre os entrevistados, Karim Aïnouz, Halder Gomes, Wolney Oliveira e Glauber Filho

O jornalista e realizador audiovisual Émerson Maranhão lança no dia 23 de junho, em Fortaleza, o livro Cinema Falado. A obra reúne entrevistas inéditas e exclusivas realizadas por ele com 12 cineastas cearenses. Entre os entrevistados, Karim Aïnouz (diretor de O Céu de Suely e Praia do Futuro), Halder Gomes (Cine Holiúdy e O Shaolin do Sertão), Glauber Filho (As mães de Chico Xavier) e Petrus Cariry (Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois e O Barco).

O livro é publicado pela Editora Dummar e tem apresentação da jornalista e escritora Maria do Rosário Caetano, uma das principais pesquisadoras do cinema latino-americano e um dos mais importantes nomes da crítica cinematográfica brasileira.

O lançamento do livro integra a programação oficial do Festival Vida & Arte 2018, maior evento multicultural do Brasil, que ocorre na capital cearense de 21 a 24 de junho, em comemoração aos 90 anos do jornal O POVO.

As entrevistas foram realizadas individualmente por Émerson Maranhão, entre outubro de 2017 e março de 2018. Ao longo de uma hora de conversa, os cineastas falam sobre sua trajetória profissional, seu processo criativo, suas relações com o Cinema, comentam as influências que receberam e apontam os momentos mais expressivos de suas carreiras.

Cinema Falado será lançado às 15 horas do dia 23 de junho, sábado, com mediação da jornalista Patrícia Karam, na sala Rosiane Limaverde, auditório 2, mezanino 1 do Centro de Eventos de Fortaleza. Após o lançamento, o autor autografa o livro no Café Lúcia Dumar, também no mezanino 1.

Site da editora: https://www.livrariadummar.com.br

Contatos do autor

Emerson.maranhao

(85) 9 8121 9130

Cineastas entrevistados

Allan Deberton

(O Melhor Amigo e Pacarrete)

Armando Praça

(O amor do Palhaço e Greta Garbo)

Glauber Filho

(Bezerra de Menezes e Bate Coração)

Guto Parente

(Doce Amianto e O Clube dos Canibais)

Halder Gomes

(Cine Holiúdy e Os Parças)

Karim Aînouz

(O Céu de Suely e Aeroporto Central THF)

Luciana Vieira

(Porque era ela e Guerra da Tapioca)

Márcio Câmara

(Rua da Escadinha 162 e Do Outro Lado do Atlântico)

Petrus Cariry

(O Grão e O Barco)

Pedro Rocha

(Com Vandalismo e Corpo Delito)

Roberta Marques

(Amá-la e Rânia)

Wolney Oliveira

(Milagre em Juazeiro e Soldados da Borracha)