ETTORE SCOLA NÃO SE BASEOU EM LIVRO DE CATHERINE RIHOIT AO ESCREVER “LA NUIT DE VARENNES”

BOLA DE SEBO + ETTORE SCOLA

E O ROTEIRO ORIGINAL DE

“LA NUIT DE VARENNES”

(CASANOVA E A REVOLUÇÂO)

POR ALICE TRUSZ

De Porto Alegre

25-02-2018

Oi, Rosário, Tudo bem?

Não tinha planos de dedicar a manhã do meu domingo a rever a pesquisa que fiz sobre o La nuit de Varennes/Il mondo nuovo no ano passado, mas me senti obrigada a dividir contigo as informações que obtive a fim de esclarecer e corrigir um equívoco histórico que observei nesta última edição do teu informativo. Trata-se do seguinte trecho:

“O crítico de cinema Ely Azeredo me lembra que La Nuit de Varrennes, de Ettore Scola, não baseia-se em “Bola de Sebo”, de Maupassant, mas sim em um romance de Catherine Rihoit. Sim, esta é matriz do filme.”

Como historiadora, participo, desde 2014, da coordenação do GT História Cultural RS, grupo de trabalho acadêmico vinculado à ANPUH-RS. Fundado em 1997, há 20 anos, pela professora Sandra Jatahy Pesavento, já falecida, o GT tem por objetivo fomentar as pesquisas na área, divulgá-las e mantê-las sob constante problematização. Para dar conta desse intuito, costumamos promover eventos como jornadas bianuais, seminários nos encontros regionais da Anpuh, mesas redondas na Feira do Livro, sempre interessados em socializar nossas pesquisas e os conhecimentos produzidos, trazendo novas perspectivas de análise sobre a história da sociedade. No nosso caso, cuja ênfase é uma abordagem cultural do social, voltamos o olhar sobre fontes e manifestações pouco usuais entre os historiadores até a pouco tempo, como as imagens de todo gênero (fotografia, cinema, artes gráficas), a literatura, a música, etc.

Desde 2014, temos procurado dar maior ênfase ao cinema nesse diálogo, também porque é um grande interesse pessoal meu e um campo de investigação e reflexão muito deficitário aqui no RS na área de História. E um dos eventos que oferecemos em 2017 foi um curso de extensão intitulado “A História Cultural vai ao cinema”. Ele foi realizado aos sábados na Cinemateca Capitólio Petrobrás, que tornou-se nossa parceira nessa atividade. Para desenvolvê-lo, convidamos uma série de historiadores, que apresentaram e discutiram filmes escolhidos por eles, de acordo com seus temas de interesse e pesquisa. Coincidentemente, eu abri o curso abordando o La nuit de Varennes, do Ettore Scola. Fiz uma extensa pesquisa para dar conta do recado, começando pela web, recolhendo informações textuais, mas também audiovisuais, como entrevistas com o Scola, além de bibliografia impressa, que foi o mais difícil de encontrar, aliás. E se a minha pesquisa não tivesse sido realmente ampla, teria caído na mesma armadilha que vocês podem ter caído, dado que a informação que é divulgada e reproduzida em muitos lugares é realmente que o roteiro do filme foi escrito a partir do tal romance da Catherine Rihoit. Contudo, é justamente o contrário. O romance foi escrito a partir do roteiro do filme. O fato inclusive, deixou Scola muito indignado na época, já que o livro foi lançado no festival de Cannes, na mesma ocasião em que o filme foi lá exibido e, segundo a reação do Scola em entrevista dada na ocasião, a Gaumont, que editou o livro e distribuía o filme, parece não ter avisado o cineasta a respeito. Ou seja, a produção do livro foi uma encomenda à escritora e teve intuito promocional, chegando a ser até desrespeitosa com o Scola, de certo ponto de vista, pela forma como foi conduzida.

O lançamento simultâneo, o desconhecimento das informações e/ou a irresponsabilidade de alguém, somados à facilidade de distribuição e acesso às informações promovida pela web, devem ser os responsáveis pela reprodução do equívoco ao longo dos anos. Mas é preciso que esclareçamos a questão, em memória de Scola e de seus colaboradores, do cinema e da história, mas também em respeito ao futuro, para que Scola e seus filmes possam continuar sendo objeto de prazer e estudo, MAS em bases seguras.

Te passo os dados da pesquisa para que verifiques por ti mesma:

Roteiro e diálogos (ORIGINAIS): Sérgio Amidei (1904 – 1981) e Ettore Scola (1931-2016).

Consultor histórico: Claude Manceron (1923-1999), autor de uma série de obras sobre a Revolução Francesa. As implicações dessa participação ou como foi feito o roteiro, de onde vieram as ideias: entrevista Jean Gili1.

O caso do livro: Catherine Rihoit (FR, 1950). La Nuit de Varennes ou l’Impossible n’est pas français. Paris:Editions Ramsay/ Gaumont2, 1982.

Filme seria adaptação literária– Informação incorreta (e falsa).

Segundo consta em muitos sites enciclopédicos, críticas de cinema e inclusive em artigos científicos publicados no Brasil e na França, bem como em programas de eventos universitários que incluiram a exibição do filme, ele seria uma adaptação cinematográfica do livro La Nuit de Varennes ou l’Impossible n’est pas français, escrito pela romancista Catherine Rihoit.

Por exemplo, na Wikipedia: https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Nuit_de_Varennes

Ou no blog de cinema do jornal Le monde:

http://films.blog.lemonde.fr/2013/11/07/scola-nuit-de-varennes/

“En s’inspirant d’un roman de Catherine Rihoit, Ettore Scola et son scénariste ont inventé ce trajet…”

Ou no artigo do historiador Christophe Rousseau, professor de história moderna e contemporânea na Université d’Angers:

http://quaina.univ-angers.fr/revues/numero-3-2012/article/a-la-recherche-de-la-noblesse

Outro exemplo do erro chegando à universidade:

file:///C:/Users/Usuario/Downloads/19107-79917-1-SM.pdf

Domínios da Imagem, Londrina, v. 7, n. 14, p. 37-54, jan./jun. 2014.

O texto do professor da UFRGS Cesar Guazzeli sobre o filme, publicado em livro a partir de palestra dada em curso de cinema em POA, também reproduz o erro3.

Ocorre que tal informação está incorreta. É mais um equívoco histórico, entre tantos que vem sendo reproduzidos na web.

A pesquisa de verificação e correção partiu de informação fornecida pelo crítico argentino Néstor Tirri, em seu livro Habíamos amado tanto a Cinecittà (Buenos Aires:Paidós, 2006. Prólogo de Ettore Scola), que foi confirmada por meio da consulta aos catálogos de bibliotecas universitárias francesas e BNF e de entrevistas concedidas por Ettore Scola e Catherine Rihoit ao Festival de Cannes, em maio de 1982, quando o filme e o livro foram lançados.

Por exemplo, o catálogo da Université de Toulouse:

http://catalogue.biu-toulouse.fr/ipac20/ipac.jsp?session=RY0508127943N.39537&profile=sicd&uri=link=3100009~!1770210~!3100001~!3100002&aspect=subtab28&menu=search&ri=2&source=~!biut&term=La+Nuit+de+Varennes+ou+l%27Impossible+n%27est+pas+fran%C3%A7ais&index=TITLE

Segundo esta fonte, o livro, com 312 p., foi escrito a partir do filme: “D’après le film d’Ettore Scola”.

Já o catálogo das Mediatheques do Vale de Chamonix coloca ambos, Catherine Rihoit e Ettore Scola, como autores:

http://www.mediatheques-valleedechamonix.fr/medias/detailstatic.aspx?INSTANCE=exploitation&RSC_BASE=ALOES&RSC_DOCID=0091627

Um terceiro catálogo, do Système Universitaire de Documentation da FR4, que também coloca o roteirista e diretor do filme e a romancista como autores do livro, acrescenta ser Ettore Scola o autor adaptado, o precedente: “Auteur adapté /précédent”. E acrescenta em nota que o livro é uma adaptação do filme: “D’après le film d’Ettore Scola”.

http://www.sudoc.abes.fr/DB=2.1//SRCH?IKT=12&TRM=000516244&COOKIE=U10178,Klecteurweb,I250,B341720009+,SY,NLECTEUR+WEBOPC,D2.1,Ea9a

As mesmas informações são fornecidas pelo catálogo da Biblioteca Nacional da FR:

http://data.bnf.fr/11921991/catherine_rihoit/

As fontes mais esclarecedoras e que confirmam que o livro foi escrito a partir do roteiro do filme e não o contrário são as entrevistas dadas pela própria romancista e pelo diretor e roteirista Ettore Scola (Amidei já havia morrido) por ocasião do 35º Festival de Cannes.

O vídeo com a entrevista da romancista foi gravado em 15 de maio de 1982 e na verdade não está indisponível para acesso gratuito. Mas ele é apresentado dessa forma: “Magazine spécial 35ème festival de Cannes du 15 mai 1982. Pour parler du film “La nuit de Varennes” d’Ettore SCOLA, Raoul MILLE reçoit Andréa FERREOL, Daniel GELIN ET Catherine RIHOIT qui a écrit un livre à partir du scénariodu film. Le film raconte la fuitede LOUIS XVI.”

A busca aos arquivos do Institut National de l’audiovisuel da França [http://www.ina.fr/] revelou a existência de dois outros vídeos, com entrevista feita ao diretor Ettore Scola durante o mesmo Festival de Cannes de 1982:

http://www.ina.fr/recherche/search?search=la+nuit+de+varennes

Plateau Ettore Scola, Volker Schloendorff, Jean-Louis Barrault

15 mai 1982 – 23min 27s

https://www.ina.fr/video/CAB8200841701

Interview sur la terrasse du Carlton tandis que des manifestants crient des slogans contre les emprisonnements en Turquie. Ettore SCOLA parle de son film “La nuit de Varennes”. Interview de Volker SCHLÖNDORFF / Jean-Louis BARRAULT sur son rôle dans “La nuit de Varennes”.

Ettore fala do filme e de sua relação com o momento político de sua produção e exibição -Falas de Scola: Início + 05:15 até 16:40 – sobre La nuit de varennes + 19:00 – sobre Scola em Cannes.

Bom, espero que esta pesquisa te seja útil e aos teus leitores.

1Ettore Scola – Flucht nach Varennes / Il mondo nuovo interview. Un monde nouveau. Entretien avec Ettore Scola – Entretien réalisé par Jean A. Gili – Gaumont vídeo 2010. Duração: 31min39. Entrevista feita a Ettore sobre La nuit de Varennes. O entrevistador é o historiador francês Jean A. Gili, especialista na história do cinema italiano. A entrevista foi feita em italiano. O vídeo faz parte de um DVD do filme lançado pela Gaumont em 2010. No youtube (onde foi publicada em maio de 2011), as legendas estão em alemão. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XSpsPu5KTuA>

2 O filme foi uma produção conjunta da Opera Films Produzione (ITA), Gaumont (FR) e FR3 Cinéma (FR). A distribuição foi da Gaumont (FR).

3A prova dos 9: a história contemporânea no cinema. SILVA, André Luiz Reis da (autor); GUAZELLI, Cesar Augusto Barcellos (Org. ).

4 Catalogue collectif français réalisé par les bibliothèques et centres de documentation de l’enseignement supérieur et de la recherche, disponível em : http://www.sudoc.abes.fr/