: BERNARDET EM DEBATE NA MOSTRA CINEMA URGENTE + VERONICA PERROTTA + MOSTRA SANJINÉS + LIVRO “PROCURANDO IRACEMA”, DE JORGE BODANZKY

***CINEMA
URGENTE:
JEAN-CLAUDE
BERNARDET E
“o filme Mundo
Cão-circense”
(ver breve, ligeiro, resumo abaixo).

*VERONICA PERROTA:
Atriz uruguaia
debateu seu filme
OS GOLFINHOS
VÃO PARA O LESTE,
ontem, no Itau Frei Caneca.

*ERRO NO
GUIA-ROTEIRO FOLHA:
Em menos de duas semanas,
perco a segunda viagem.
Fui ver o belo “COLO”,
de Teresa Villaverde,
ontem, no IMS, 16h30,
seguindo o roteiro da Folha de S. Paulo. O filme não está
em cartaz lá. Tive que correr para o Frei Caneca.
15 dias atrás, quebrei a cara, quando,
seguindo o roteiro da mesma
Folha, fui ao Belas Artes assistir à
pre-estreia do filme de
FRANCESCA COMENCINI.

****HÁ FILME CAPAZ DE
derrotar “Com Amor, Van Gogh” no
OSCAR de melhor animação???

**MOSTRA “JORGE
SANJINÉS: UM CINEMA
JUNTO AO POVO”:
Política, Memória e Resistência
Indígena na Bolívia”. Entrada franca,
De 28 de novembro a 3 de dezembro,
no CCSP-Vergueiro-SP

**IMOVISION TRAZ
AO BRASIL THIERRY
FRÉMAUX, O DIRETOR
DO FESTIVAL
DE CANNES, PARA AS
PRÉ-ESTREIAS DE
“LUMIÈRE! A
AVENTURA COMEÇA”,

**********BERNARDET E
“o filme Mundo Cão-circense”.
Foi excelente o debate final da Mostra
CINEMA URGENTE, no Cine-Teatro Bijou, na
Praça Roosevelt paulistana. Escalado, junto com
Raul Arthuso e Luiz Zanin Oricchio, para
debater o filme “Intervenção- Amor Não
Quer Dizer Grande Coisa”, Jean-Claude Bernardet
colocou nitroglicerina na discussão. Depois de lembrar que o
filme segue caminhos semelhantes aos de “Um Dia na Vida”,
de Eduardo Coutinho, Bernardet definiu “Intervenção” — uma
colagem de que soma diversas intervenções da extrema
direita brasileira disponíveis na internet — como
“UM FILME MUNDO CÃO-CIRCENSE,
que joga na vala comum temas importantes como
a maçonaria”. E acrescentou: “a esquerda tem medo deste
tema, assim como os jornalistas brasileiros, cineastas, etc.
Já jornalistas portugueses, mais conectados
que os daqui, mostraram as
relações da maçonaria com os mais diversos níveis de
poder (em Portugal)”. E mais: “os vociferantes (vozes
enraivecidas que bradam contra, na internet e no filme,
os políticos, Lula e Dilma em
especial, e vêem comunismo em todos os pontos do
território nacional) abordam temas pertinentes,
caso da afirmação de que marchas e passeatas
não derrubam governos. Alguém
acredita que foram os caras-pintadas que derrubaram Collor?
Ou que foram os manifestantes da Av. Paulista que depuseram
Dilma?”. E agregou em seu arroazado demolidor: “Discordo do
Zanin quando ele diz que o filme é raio x do momento que
vivemos. Não é. ‘Intervenção’ é um mero catálogo circense
. O momento brasileiro exige tomada de posição e vocês (os
diretores Rubens Rewald, Tales Ab’ Saber e Gustavo
Aranda, todos sentados à mesa de debates) não
tomaram posição. Só catalogaram
imagens”. Antes de encerrar
sua dura, provocadora e sintética fala, Bernardet,
afirmou que os diretores do documentário “passaram ao
largo de um pensamento popular”, fazendo assim
“um filme elitista, como a campanha
de Freixo, contra Crivella”,
no Rio. “O Freixo não enxergou nada”.
E finalizou: “o filme de
vocês não fala de Bolsonaro, nem da articulação de mídia
que ele vem fazendo. Isto, sim, é um tema a ser enfrentado.
Ao invés de um filme urgente, vocês deveriam ter
feito um filme urgentíssimo”. ****Com
serenidade surpreendente,
os realizadores não alteraram a voz. Explicaram que,
quando realizaram “Intervenção” (o filme consumiu um ano no
processo de montagem e o material colhido na internet
se refere ao período do impeachment de Dilma), Bolsanaro
ainda não estava no centro das atenções da
direita pro-intervenção militar, como acontece hoje.
******Um debate riquíssimo se seguiu (a sala do Cine-Teatro
Bijou estava lotada), com perguntas sólidas da platéia
e respostas serenas e reflexivas dos realizadores. Dali
em diante, Bernardet mais ouviu que falou (rebateu com
veemência citação de Rewald, que comparou a
função do filme com a desempenhada pelo
pelo ready made “Urinol”, de Duchamps).
O público concordou
com parte da análise de Bernardet,
mas reconheceu a importância e
força do filme da trinca Rewald-Saber-Aranda.
Creio que a turma da
MIDIA LIVRE gravou todo o

debate: vale a pena assisti-lo

LIVRO “PROCURANDO IRACEMA”, DE JORGE BODANZKY – Convite

*DIA 2 DE
DEZEMBRO:
entrega dos prêmios pelo
Memorial do Cinema Paulista.
Aguardem detalhes.

* LIVRO “PROCURANDO
IRACEMA”, DE JORGE
BODANZKY – Convite

Compareçam e divulguem,

Neste sábado (dia 25 de novembro às 17h)
estarei no IMS lançando o meu livro
Procurando Iracema.
Conto com a sua presença.
Lembro que, durante o Festival ZUM,
os meus filmes super 8 abrirão
todas as mesas (vide programação).
Um grande abraço,
Jorge Bodanzky

FERNANDO DUARTE
EM BELO EPISÓDIO
DE LUZ E SOMBRAS:
NÃO PERCAM!!.

Não percam o LUZ &
SOMBRA – FERNANDO DUARTE? (CANAL CURTA?)
Foi muito bom. Com trechos do
CABRA MARCADO (inclusive
aquele em que o morador conta que
queriam saber até do livro do
“subversivo” Fernando Duarte….

. Ele filmando Maranhão 66, com Glauber
. Filmando TOM & ELIS + os Doces
Bárbaros, ambos do jom tob azulay
. Temendo que negativos de A Dança dos Bonecos
tenham desaparecido e lembrando WILSON GREY!
+ Imagens belíssimas de
VESTIBULAR 70, dele e de Vladimir
. Contando coisas deliciosas de Davi Neves e
louvando LUCELIA “Luz del Fuego” Santos
. Evocando DESPERATO, de Sérgio Bernardes, etc, etc.
. Liloye Boublie e novo
filme sobre Balé Bolshoi…
Vale VER, SEM FALTA. bjs rô

**Luz & Sombra – Episódio com
Fernando Duarte:

NA SÉRIE
série Luz & Sombra, de Betse de
Paula & Jacques Cheuíche,
episódio sobre o diretor de
fotografia Fernando Duarte.
O programa “Fernando

Duarte – Ao mestre com carinho”
será reprisado

nos dias 23 (3h30 e

17h30), 24 (11h30) e
25 de novembro (21h30).

A série é
exibida no canal

Curta! Para mais informações:
http://bit.ly/2zVqe0i

REVISTA DE CINEMA/Uol + BILHETERIAS BRASILEIRAS + MOSTRA MOSFILM (CINE RUSSO & KUROSAWA) + VENCEDORES DE GOSTOSO + NEI LOPES (UFRGS) +

* “Derzu Uzala” é um dos filmes da
Mostra de Cinema Sovético e Russo (MOSFILM), naCinemateca Brasileira.

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS + NEI LOPES + VENCEDORES DA MOSTRA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

+ AMANHÃ (sem agá, claro),
SEXTA: INTERVENÇÃO:
exibição e debate
no CINE BIJOU (MOSTRA
CINEMA URGENTE).
NESTA SEXTA-FEIRA:

novo filme – “INTERVENÇÃO”,
exibição e debate

com Jean-Claude Bernardet:
Cine Bijou, 20h00.

+ FEST ARUANDA (30 DE NOVEMBRO A SEIS
DE DEZEMBRO, EM JAMPA,

NA PARAÍBA)

+ NEI LOPES (UFRGS) + IV MOSFILM: MOSTRA RUSSA NA
CINEMATECA + CINE URUGUAIO + BIRRI: LIVRO & DOC

+ VENCEDORES DA MOSTRA DE
CINEMA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

+ CINE URUGUAIO NAS
TELAS BRASILEIRAS

+ IV MOSFILM : MATÉRIA DA
MOSTRA RUSSA NA CINEMATECA

+ NEY LOPES (DOUTOR

HONORIS CAUSA/UFRGS)

+ LIVRO DE MONICA LIMA SOBRE BIRRI

+ Documentário sobre Fernando Birri

*BILHETERIAS
BRASILEIRAS
*ESTREIAS:
.On Yoga – Arquitetura da Paz…………………………………2.130
.Maria, Não Se Esqueça Que Venho dos Trópicos………..16
* CONTINUAÇÕES:
. PF, Lei para Todos……………………………1.377.336
. Como Ser o Pior Aluno………………………..487.432
. LINO…………………………………………………….300.000
. Gosto se Discute…………………………………..121.104
. Entre Irmãs…………………………………………….57.501
. A Comédia Divina………………………………….45.419
. A Menina Índigo……………………………………..42.148
. Dona Flor e Seus Dois Maridos……………….37.832
. Historietas Assombradas…………………………31.187
. Gabriel e a Montanha……………………………….29.662
. No Intenso Agora……………………………………….6.162
. Vazante……………………………………………………….5.482
. Olhando para as Estrelas………………………………..317
. Aqualoucos……………………………………………………..194
. Cinemagia (Locadoras Paulistas)……………………..

****NA REVISTA
DE CINEMA/Uol:

MATÉRIA SOBRE
A “IV MOSTRA
MOSFILM DE CINEMA
SOVIÉTICO E RUSSO”, COM
EISENSTEIN & KUROSAWA,
NA CINEMATECA BRASILEIRA

http://revistadecinema.uol.com.br/2017/11/mostra-comemora-centenario-da-revolucao-russa/

***PUBLICO DA MOSTRA
DE CINEMA DE GOSTOSO
PREMIA “ESCOLAS EM LUTA”

http://revistadecinema.uol.com.br/2017/11/publico-da-mostra-de-gostoso-atribui-premio-ao-longa-“escolas-em-luta”/

**ARISTIDES SOUSA, O
JUNINHO, PROTAGONISTA
DE “ARÁBIA”, DEIXOU A
PRISÃO PARA ATUAR
NO FILME. SEU DESEMPENHO
LHE VALEU O TROFEU CANDANGO:

http://revistadecinema.uol.com.br/2017/11/mostra-de-gostoso-–-publico-potiguar-assiste-e-debate-arabia/

.BIRRI E O CINE LATINO-AMERICANO:
MONICA LIMA lança livro
sobre Fernando Birri
(Editora Papagaio)

**Documentário sobre o
cineasta Fernando Birri

Rosário, Para sua informação, entre no link:
http://cinelatinoamericano.org/texto.aspx?mnu=13&cod=26084
Hasta…
Sergio Muniz

**Lançamento de ‘Documentário
Brasileiro: 100 Filmes Essenciais’
no RJ, dia seis de dezembro
Dia 6 de dezembro, o livro ‘”Documentário
Brasileiro: 100 Filmes Essenciais”
será lançado na Livraria Blooks, no Rio
de Janeiro, com realização do debate:

“Do Globo Repórter ao Canal Brasil:
A TV faz a diferença no documentário”

****CONVITE

NEI LOPES – UFRGS
– Doutor Honoris Causa.
O compositor, pesquisador e ficcionista Nei
Lopes receberá título de Doutor Honoris Causa
em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, dia 30 de novembro próximo, às 10h30, na sala dos Conselhos-Reitoria, à Av. Paulo Gama, 110, 2o. andar. O título será entregue pelo reitor Rui Vicente Oppermann.

******Título merecidíssimo.
Parabéns aos gaúchos
que a ele atribuirão tal honraria.
Bjs rô

***** CINEMA

URUGUAIO

EM NOSSAS TELAS:

*****“Os Golfinhos Vão para o Leste”

estreia nas salas comerciais de Porto Alegre e São Paulo em 23 de novembro

Produção Uruguaia com distribuição no Brasil pela Okna Produções, é dirigida por Gonzalo Delgado e Verónica Perrota, vencedora do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado

convite IMS .pdf

Anúncios