img 3241
+ CINEMATECA NACIONAL DO MEXICO RECEBE 1,5 MILHÃO DE VISITANTES POR ANO +  CINECEARÁ 2017 (CHILE) + NOVOS BRASILEIROS NA ACADEMIA DE CINEMA DE HOLLYWOOD (incluindo Heloísa Passos: ver nota abaixo)

+ FHC E O FILME DE PAUL SINGER (DIREÇÃO
DE UGO GIORGETTI) + OLHAR DE CINEMA 2017 (POR JOÃO MORIS)

+ MARÇAL AQUINO E SEU FINO HUMOR + LIRA NETO, GETÚLIO E O LEITOR DO METRÔ + NA GLOBONEWS: CONTI, LILIAN E LIMA BARRETO

+ CINECEARÁ 2017
E O CINEMA CHILENO

+ NA CARTA CAPITAL
+ O MINISTERIO DA VINGANÇA
Além de entrevista do sociólogo JESSÉ SOUZA,
recomendo OTIMA MATERIA DE JOTABÊ MEDEIROS SOBRE O MinC, que em breve deverá ter seu quarto ministro, em 13 meses de desgoverno temerário. Aliás, em seminário na CineOP, com os homenageados da Mostra mineira ——– Cristina Amaral (montadora), Antônio Leão (dicionarista) e Vídeo nas Aldeiras (imagens indígenas) —— Cristininha, montadora de filmes de Carlos Reichenbach, Andrea Tonacci, Edgard Navarro e do belíssimo “A Voz e o Vazio – A Vez de Vasourinha”, de Carlos Adriano, evocou expressão do crítico Inácio Araújo, para definir o MinC:
“O MINISTERIO DA VINGANÇA”. Como o temerário sabe que, no meio cultural, enfrenta oposição fortíssima, ele resolveu VINGAR-SE, transformando o Ministério que ganhou grandeza em alguns momentos (em especial na fase GILBERTO GIL-JUCA FERREIRA) em nada. O órgão está à míngua, com o Fundo Nacional de Cultura na base do caixa ZERADO!!!!!!

**FHC ENTRA NA
“VAQUINHA”
PELA FEITURA DE LONGA
DOCUMENTAL SOBRE
PAUL SINGER (seu colega de leitura nos tempos
em que os uspianos estudavam “O Capital” – Aliás,
livro de Marx está completando 150 anos)

+ GREVE GERAL NESTA SEXTA-FEIRA
(ABAIXO O GOVERNO TEMERÁRIO!)

+ NOVO FILME DA ATRIZ-ROTEIRISTA-DIRETORA
NICOLE GARCIÁ (COM MARION COTILLARD)
+ NOVO FILME DE OMAR SY, O INTOCÁVEL
(UMA FAMILIA DE DOIS)

 

*****CINECEARÁ 2017 PROMETE
EDIÇÃO HISTÓRICA (DE OLHO
NA PRIMAVERA CHILENA)

+ MOSTRA SESC DE
CINEMA PAULISTA:
Na abertura, lotada, o vigoroso
LIMPAM COM FOGO,
longa documental sobre
incêndios higienizadores…..da
paisagem paulistana

***SUCESSO TOTAL NA
MOSTRA SESC DE
CINEMA PAULISTA,
QUE PROSSEGUE ATÉ O
PRÓXIMO DIA 5 DE JULHO.
Noite inaugural lotada e aplausos calorosos para o vigoroso longa documental LIMPAM COM FOGO, do trio Cesar Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo. O filme será reprisado hoje à noite. “Limpam com Fogo” joga luz sobre o problema dos incêndios de favelas em São Paulo e suas relações com a especulação imobiliária. O documentário nasceu como trabalho de TCC, creio que na USP. Participam do filme Ermínia Maricato Guilherme Boulos, Nabil Bonduki, entre outros. Não percam. Abaixo (ou em anexo), série de fotos de Rô Caetano. P.S. — O filme traz um depoimento sobre as relações da imprensa com a indústria imobiliária
e a rala cobertura destinada aos incêndios que é de arrepiar!!!

 

+ BRASILEIRAS NAS TELAS:
Leandra Leal, com “Divinas Divas” (leram o Contardo
Calligaris, hoje???), Cristiane Oliveira com “Mulher
do Pai”, Eliane Caffé, com “Era o Hotel Cambridge”, Debby
Brennand com “Danado de Bom”, Caroline Fioratti, com “Meus 15 Anos”, Ana Luiza Azevedo, com “Quem é Primavera Neves” (parceria com Jorge Furtado). *** E ouso acrescentar “Vermelho Russo”, pois sei que Charly Braun não ficará aborrecido, já que a atriz e co-roteirista Martha Nowill
foi fundamental na criação do filme. O MULHERIO está bombando no nosso cinema!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Aliás, registre-se, Laís Bodanzky venceu o Festival de Cinema Brasileiro em Paris, com “Como Nossos Pais”).

 

+ BRASIL NO FESTIVAL BRICs, NA CHINA:
FILME VENCEDOR: “NISE”, DE ROBERTO
BERLINER (ver matéria no Blog do Zanin-Estadão)

 

+ OLHAR DE CINEMA 2017 + MARÇAL AQUINO E
SEU FINO HUMOR + LIRA NETO, GETÚLIO E
O LEITOR DO METRÔ + CONTI, LILIAN E LIMA BARRETO

 

********OLHAR DE CINEMA 2017
POR João Moris.

Escrevo para dizer que escrevi artigo sobre o Festival Olhar de Cinema no site do Grupo Cinema Paradiso e dedico um parágrafo

à mesa das Elviras. Se tiver tempo e paciência, veja lá (http://www.grupocinemaparadiso.com.br/2017/06/um-olhar-renovado-sobre-o-cinema.html)

*****”AOS INVÉS DE
CRÉDITOS, DÉBITOS”-
COM SUA FINA IRONIA, O
ESCRITOR MARÇAL AQUINO
— Nesta foto, de camisa vinho, conosco no Restaurante do Paquito, em Santos — nos diverte, hoje, na coluna de Ancelmo Gois, em O
Globo (leiam a nota, na íntegra).
*** E por falar em escritores, lhes conto que, ontem, em Sampa (estou agora em Santos), no Metrô, me deliciei com um LEITOR de um colega de Marçal, o cearense LIRA NETO. Um cidadão de uns 40 anos lia um dos volumes de GETULIO, com imenso prazer. ÀS vezes movia os lábios, como se lesse em voz alta só para ele, às vezes sorria um sorriso bem leve, enfim, parece que fruia a leitura com imensooooo prazer. E por falar em LIRA NETO, que maravilha a coluna dele, domingo passado, na Folha.
****E daqui a pouco vou ler a coluna de ARNALDO BLOCH, em O Globo, de sábado passado, no segundo caderno encapado por LIMA BARRETO. Aliás, guardei o caderno cultural do Estadão, da Folha e de O Globo para fruir tudo sobre AFONSO HENRIQUES DE LIMA BARRETO, este grande brasileiro. Ainda não li, pois estava na maratona da CineOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto, correndo de seminários matutinos e vespertinos para sessões de cinema, subindo e descendo ladeiras,
o que não é fácil para uma senhora de 62 anos recém-completados.
*** E ATENÇÃO: hoje, quinta, 23hOO, Mario Sergio
Conti entrevista a biógrafa do Brasil (com STARLING) e
agora de LIMA BARRETO, Lilian Schwartz (nunca
acerto este sobrenome).
***E COM ATRASO de uma semana,
acabo de ler a coluna de Amir Labaki, no Valor Econômico, sobre CINEBIOGRAFIA DA CANTORA FRANCESA, de origem egípcio-italiana, DALIDA (1933-1987). O suicídio fez parte profunda da vida da artista, que suicidou-se, aos 54 anos. Antes dela, três namorados (dela) partiram desta para outra pela via do suicídio. UM deles, o cantor italiano LUIGI TENCO (1938-1967), tinha apenas 29 anos. E suicidou-se em pleno FESTIVAL DE SAN REMO…..
*******Ainda não tive tempo de fazer o balanço da
CineOP. Mas o farei em breve. Tenho que escrever flash sobre a Cinemateca Nacional do México, sobre Joel Yamaji, novo filme de Bodanzky (sobre Assis Horta), sobre Luís Alberto Rocha Mello (novo
filme, magistério, Alinor Azevedo, etc), etc, etc, etc.

 

 

***HELOISA PASSOS, ENTRE
OUTROS BRASILEIROS, NOVOS
MEMBROS DA ACADEMIA
DE CINEMA DE HOLLYWOOD

*****GRANDE FOTÓGRAFA E DOCUMENTARISTA
HELOISA PASSOS — NESTA FOTO COM KATIA LUND,
DE OCULOS — AGORA MEMBRO DA ACADEMIA DE
CINEMA DE HOLLYWOOD. ELA E OUTROS BRASILEIROS, MULHERES E BLACK. UM VIVA A TODOS. bjs rô caetano,
autora desta foto em fundo vermelho.

 

 

27° CINE CEARÁ ANUNCIA
FILME DE ABERTURA
Festival acontece em Fortaleza de 5 a 11 de agosto

“Uma Mulher Fantástica”, de Sebástian
Lelio. Chile é o país homenageado desta edição
DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema divulgou o longa-metragem escolhido para abrir a 27ª edição, dia 5 de agosto. Será “Uma mulher fantástica”, que faz no Cine Ceará sua première no Brasil, abrindo também a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Produção chilena de 2017, com direção de Sebastián Lelio, o filme foi vencedor do Urso de Prata de roteiro e do Prêmio Teddy no Festival de Berlim, na Alemanha. O Chile é o país homenageado nesta edição, que realiza, de 1 a 6 de agosto a Mostra do Cinema Chileno, na Caixa Cultural Fortaleza, ocasião em que será exibida uma outra produção de Lelio, “Glória”, de 2013.

ENEL COMPARTILHA ANIMAÇÃO – Antes do longa, será exibido o filme de animação “A luz da mata”, realizados pelos alunos do projeto Enel Compartilha Animação, em oficina conduzida pelo cineasta Telmo Carvalho. Será a estreia nacional deste curta-metragem. O Enel Compartilha Animação, antigo Cine Coelce, integra os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult). Desde sua criação já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado, realizando oficinas de cinema de animação com foco no meio ambiente e na importância de se preservar os recursos naturais.

FOTOS, RELEASES E TRAILERS
Festival divulga também lista de curtas da mostra Olhar Ceará
O festival selecionou 23 filmes de curta-metragem para a mostra Olhar do Ceará, criada na edição de 1999 como um espaço para ver e discutir o audiovisual cearense. Dentre os selecionados, são dez filmes de ficção, nove documentários e quatro produções experimentais. A melhor obra eleita pelo júri receberá o Troféu Mucuripe. O Cine Ceará acontece de 5 a 11 de agosto em Fortaleza e as exibições da Mostra Olhar do Ceará acontecerão no Cinema do Dragão.

A curadoria da mostra Olhar do Ceará nesta edição foi composta por André Bloc, Beatriz Saldanha, Camila Vieira, Diego Benevides e Érico Araújo Lima, membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema. A composição curatorial teve por motivação fundamental expressar uma heterogeneidade de formas e desejos na relação com o cinema.

“Dentro da nossa aposta, elaborar essa curadoria consiste menos em estabelecer uma espécie de crivo valorativo do que em desenhar uma paisagem atravessada pelas diferenças constituintes dos cinemas feitos no Ceará”, explicam em texto assinado conjuntamente. “Tentamos possibilitar a uma comunidade de espectadores o encontro com filmes que nos interrogam constantemente sobre caminhos possíveis junto às formas cinematográficas e sobre múltiplas maneiras de engajamento no presente”, continuam.

Mostra Olhar do Ceará do 27º Cine Ceará:

A Lenda Cotidiana – Bárbara Moura e S. de Sousa. Documentário. HD. 11’38”. Cor. CE. 2016. Livre.
Ao Mar – Esaú Pereira Barbosa. Ficção. HD. 9′. Cor. CE. 2017. Livre

Atalanta – Fernanda Brasileiro e Hylnara Vidal. Experimental. HD. 11’40”. Cor. CE. 2017. Livre.

Candeias – Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues. Documentário. HD. 19′. Cor. CE. 2017. Livre.

Close – Rosane Gurgel. Documentário. HD. 20′. Cor. CE. 2016. Livre.

Estudos de Vertigem – Indira Brígido. Experimental. HD. 7′. Cor. CE. 2016. Livre.

Fôlego – Kamille Costa. Ficção. HD. 19′. Cor. CE. 2017. 16 anos.

Guiana Francesa – Edmilson Filho e Olavo Junior. Ficção. HD. 19′. Cor. CE. 2017. 14 anos.

Iracema – Francisco Carneiro. Ficção. HD. 16’19”. Cor. CE. 2016. Livre.

Jonas Banhado em Sangue – Mateus Bandeira. Ficção. HD. 18’30”. Cor. CE. 2016. 16 anos.

Lugar nenhum – Wesley Guerreiro. Experimental. HD. 12’55”. Cor. CE. 2016. 14 anos.

Maria Auxiliadora – Natália Maia. Ficção. HD. 11’26”. Cor. CE. 2016. Livre.

O Céu Desaba – Mariana Gomes. Documentário. HD. 8’09”. Cor. CE. 2016. Livre.

O Dia do Silêncio – Clébson Oscar. Documentário. HD. 12′. Cor. CE. 2017. Livre.

O Vigia – Priscila Smiths e P.H.Diaz. Ficção. HD. 19’53”. Cor. CE. 2016. 16 anos.

Ossuário -Diogo Braga e Thales Luz. Experimental. HD. 10’43”. Cor. CE. 2016. Livre.

Projeto Raízes – Jamylle Cavalcante e Rafaela Batista. Documentário. HD. 21′. Cor. CE. 2016. 12 anos.

Rastros – Sabina Colares e Samarkandra Pimentel. Documentário. HD. 19’34. Cor. CE. 2016. Livre.

Sintera – Fellipe Farias. Documentário. HD. 11’38”. Cor. CE. 2017. Livre.

Sítio Veiga – Carla Moreira. Documentário. HD. 11′. Cor. CE. 2016. Livre.

Soturna – Léia Ávila. Ficção. HD. 12′. Cor. CE. 2017. Livre.

Superdance – Pedro Henrique. Ficção. HD. 20′. Cor. CE. 2016. Livre.

Voar – Cesar Teixeira. Ficção. HD. 13’13”. Cor. CE. 2017. 14 anos.

O 27° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Enel e da OI, por meio do Mecenato Estadual do Ceará. Além disso, conta ainda com Apoio Cultural da Oi Futuro e Indaiá.

SERVIÇO —-27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – De 5 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza. Informações:www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465. GRATUITO.

ABAIXO, FOTOS DA

MOSTRA

SESC DE CINEMA PAULISTA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo “Abraccine Lista” dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para abraccine-lista+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para abraccine-lista@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/abraccine-lista.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/abraccine-lista/595571ce183d4_d7b1599121d33e46980%40a4-weasel9.mail.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Anúncios