********NIVER NO OLHAR DE CINEMA — Mais um ano em Curitiba, cidade que tem ambientado meus últimos cinco aniversários. Nesta foto, feita no Espaço Itaú de Cinema, um dos cenários do Festival, mostro o presente FRIDA KAHLO que Orlando Margarido (de preto) me deu: uma linda caixinha para guardar meus analgésicos. Ele sabe dos males que me afligem (dores de cabeça frequentes). Na foto, além de Luiz Zanin, o paranaense FERNANDO SEVERO, que — hoje e quarta-feira — terá seu filme VISIONARIOS exibido nesta sexta edição do Festival Internacional de Curitiba. E por falar em SEVERO, vale um lembrete: em 2019, ele vai comemorar 40 anos de dedicação ao cinema (ao fazer e ao ensinar, na Universidade). Há quase quatro décadas, ele estreava no SUPER-8. Está, portanto, no Dicionário que ANTONIO LEÃO, homenageado da Mostra CINEOP, Ouro Preto, este ano, dedicou à bitola. Tomara que em 2019, o OLHAR DE CINEMA comemore a data com retrospectiva de todos os filmes de FERNANDO SEVERO. Em especial o belíssimo O MUNDO PERDIDO DE KOZÁK.

*****E aproveito este flash para agradecer a todos os parabéns que me chegaram pelo meu sexagésimo-segundo aniversário. Não respondi ontem porque fiz maratona: Re-Vi dois MURNAU (FAUSTO e A ULTIMA GARGALHADA, em cópias novíssimas e maravilhosas), fui abraçar a montadora CRISTINA AMARAL, companheira de ofício e vida de ANDREA TONNACCI (ela apresentou e debateu o filme CONVERSAS NO MARANHÃO, incluído na MOSTRA OLHARES CLÁSSICOS), e ainda assisti a mais dois filmes da competição: o indiano MAQUINAS e o tunisiano-francês CORPO ESTRANGEIRO.

*******E um P.S. — Prestigiem aí em Sampa, a animação campineira CAFÉ COM PROSA, de MAURICIO SQUARISI, que tem Vera Holtz & Wandi Doratiotto como mestres de cerimônia. Quero ver este longa-metragem. Para ele emplacar mais uma semana (ou semanas) no Espaço Itaú Frei Caneca, há que ter um bom número de espectadores. Chegando aí na quinta-feira, no mais tardar na sexta, irei vê-lo. Este é o segundo longa que o NUCLEO DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS lança nos dois últimos meses.

****E em breve chegará aos nossos cinemas o longa animado BRUXARIAS, parceria da OTTO DESENHOS ANIMADOS, do Rio Grande do Sul, com uma produtora espanhola. Este filme concorre aos Prêmios Platino, que serão entregues em Madri, dia 22 de julho próximo.

Enviado do Ipad de Rosário

