+ CINEMA MEXICANO + BILHETERIAS + PETRONIO LORENA
+ FRIDA & DIEGO (na foto abaixo, Leona Cavalli e José
Rubens Chachá, na peça de Maria Adelaide Amaral)
+ CINEMA MEXICANO + ANTONIONI + JUAN RULFO

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS

+ PROTESTOS NA ENTREGA
DO PRÊMIO APCA (MATERIA,
HOJE, 17-05-17, NO ESTADÃO)

+ REVISTA DE CINEMA
versão digital aberta
a todos os interessados:
www.revistadecinema.com.br

+ FRIDA & DIEGO: NOVA

TEMPORADA
PAULISTANA

+ MOSTRA DE CINEMA

MEXICANO (NESTA

QUINTA-FEIRA) + MEXICO:
UMA PAIXÃO QUE TARDA,

MAS NÃO FALHA

+ ANTONIO CANDIDO
EM DOIS TEXTOS:
1. A coluna de Alfredo Monte, discípulo de Davi Arrigucci e do (saudoso) João Luiz Lafetá, em A Tribuna (da Baixada Santista).
2. Coluna de Humberto Werneck, no Caderno 2, do Estadão (embora, neste caso, quem roube a festa seja Hélio Pellegrino). Ambos publicados ontem, terça-feira (16-05-17).

+ “FRIDA & DIEGO” (TEATRO) + MOVIDA LITERARIA EM BRASILIA (MATERIA NO ESTADÃO, em 16-05-17)

+ OLHAR DE CINEMA (CURITIBA 2017) + FAM-FLORIPA + FEST GRAMADO 2017 RECEBE INSCRIÇÕES DE CURTAS GAUCHOS PARA PREMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
DO RIO GRANDE DO SUL.

+ LIVROS ABRACCINE

+ PETRONIO LORENA
E A POESIA POPULAR

NORDESTINA (FILME)

+ ANTONIA PELLEGRINO É
CO-AUTORA DO ROTEIRO DO
FILME “ÉDEN”, DE BRUNO SAFADI, COM
DESEMPENHO ARREBATADOR
(e premiado) DE LEANDRA LEAL.

+ MOSTRA ANTONIONI:
ÚLTIMO DIA NO CINESESC.
MOSTRA PROSSEGUE NOs CCBBs.
EXCELENTE CATÁLOGO (NA VERDADE UM
LIVRO) DE MAIS DE 700 PAGINAS CAUSA
FRISSON ENTRE OS CINÉFILOS (das mostras que frequentei, em São Paulo, destaco mais dois catálogos que me chamaram muita atenção: o da Retropectiva CRIS MARKER, e o da Mostra-Seminário “AFRICA(S)”. Mas este catálogo-livro dedicado a Antonioni é um caso à parte. Registro aqui o mais veemente cumprimento aos CCBBs e ao SESC pela parceria conjunta em evento de tamanha qualidade. É para isto que existem instituições culturais dignas deste qualificativo: promover, de forma orgânica, com catálogos, debates, etc, mostras de autores (ou movimentos de criação) que estão fora do poder (do alcance) avassalador das TVs e cinemas comerciais. Parabéns também à Caixa Cultural, por mostras como ÁFRICA(S) e as três que abriram espaço para artistas negros (Grande Otelo, Ruth de Souza e Nélson Pereira dos Santos, que é branco, mas sempre se preocupou, em seus filmes, em abrir espaço para personagens black, caso de Grande Otelo, que protagonizou “Rio Zona Norte”, em.. 1957).

+ O MEXICO E A
CULINARIA MEXICANA
NA COLUNA DE LUIZ HORTA +
CENTENARIO DE JUAN RULFO

+ CIRANDA DE FILMES (ESPAÇO ITAU AUGUSTA) + CPC-UMES (MOSTRA 100 ANOS DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO + DVDs MOSFILM, INCLUINDO O CLASSICO “BOLA DE SEBO”)

+ DOSSIÊ FEST É TUDO VERDADE NO SITE ABRACCINE + FIME B 20 ANOS (EDIÇÃO ESPECIAL EM PAPEL) + MANIFESTO DOS CRITICOS

+ DIA 3 DE JUNHO: NA TV EDUCATIVA DA BAHIA, PRIMEIRO EPISODIO DA SÉRIE “O SENHOR DAS JORNADAS” (GUIDO ARAUJO E O CINEMA BAIANO)

+ BILHETERIAS
BRASILEIRAS
Fonte: Boletim Filme B
Editor: Paulo Sérgio Almeida
Data: 16-05-17
Assinaturas: filmebr

ESTREIAS:
Taego Ãwa…………………………….462
Crônica da Demolição……………342

CONTINUAÇÕES:
Ninguém Entra Ninguém Sai………158.630
Era o Hotel Cambridge…………………..27.649
Central o Filme (RS)………………………..14.339
Joaquim……………………………………………14.073
Todas as Manhãs do Mundo……………10.877
MARTIRIO………………………………………..6.254
Vermelho Russo…………………………………6.002
Pitanga………………………………………………..4.344
A Família Dionti…………………………………2.052
Elon Não Acredita na Morte……………….2.024

**** Uma breve observação: “Era o Hotel Cambridge” segue em cartaz em várias cidades, mesmo que em poucos horários, e aproxima-se dos 30 mil espetadores. E dois documentários brasileiros passaram dos dez mil ingressos: o gaúcho “Central, o Filme” e o paulistano? carioca? “Todas as Manhãs do Mundo”.
P.S. — Aos pouquinhos, o filme francês “Insubstituível”

Anúncios