Rô Caetano
Maria do Rosário Caetano
Blog: http://www.almanakito.wordpress.com

+ VENCEDORES DO FEST É TUDO
VERDADE + REVISTA DE CINEMA
+ PIAUI & TERRA EM TRANSE

+ NO INTENSO AGORA + SERRAPILHEIRA

+ REVISTA CARTA CAPITAL + NEI LOPES (NOVO DICIONARIO) + YAMANDU COSTA, UM “SUDAKA” + QUE MARAVILHA A COLUNA DE HOJE, DE ANTONIO PRATA!!!

+ LIRA NETO EM GRANDE ESTREIA (HOJE
NA FOLHA): ELE ALTERNARÁ COLUNA DOMINICAL
COM CRISTOVÃO TEZZA (NA ILUSTRADA)

+ MOSTRA MICHELANGELO ANTONIONI NO CCBB (PALESTRA DE ADRIANO APRÀ: DIA 17 DE MAIO)

+ “TRAGA-ME A CABEÇA DE LIMA
BARRETO”, POR HILTON COBRA (TEATRO)

+ ULTIMO DIA DO FEST É
TUDO VERDADE: VENCEDORES
+ MARATONA SOVIETICA

+ OCUPAÇÃO CONCEIÇÃO
EVARISTO NO ITAU CULTURAL

+ ONTEM , EM SUA
COLUNA NO ESTADÃO, SERGIO AUGUSTO CONTOU QUE VEM AÍ AMPLO MATERIAL SOBRE OS 50 ANOS DE “TERRA EM TRANSE” NA REVISTA PIAUI. Será que haverá texto de Janio de Freitas, fonte inspiradora de Paulo Martins (Jardel Filho), o intelectual dilacerado entre a política e a poesia?

+ AMIGOS:
Ainda na correria,
pois sigo daqui a pouco para a maratona da “Mostra de Documentários Soviéticos”, na Cinemateca Brasileira. Todos devidamente apresentados por Luiz Felipe Labaki, co-organizador (com o pai, Amir labaki) deste conjunto de raridades da fase muda até Sokurov. Por isto envio rápidos (e sem copy) flashes

+ LIRA NETO EM GRANDE ESTREIA:
hoje na Folha, em ritmo de samba e choro…….

+ Não deixem de ler
a Ombudsman, da Folha de S. Paulo,
em aguda análise da tortuosa (vergonhosa, digo eu) cobertura da Greve Geral da última sexta-feira. Um dos momentos mais degradados de nossa imprensa!!!! Que “fechou total” com um “governo” que está pagando sua condução ao poder (sem o voto popular) com reformas antipopulares, vendidas como “salvação nacional”. Leiam, aliás, a coluna de Maria Cristina Fernandez, no Valor de quinta-feira passada (27-04-17). Nos ajuda a compreender este momento. E também a coluna de Aldir Blanc (O Globo): hilária!!!!

+ FESTIVAL É TUDO VERDADE

* OS VENCEDORES:

LONGA-METRAGEM:

. Melhor longa brasileiro: “Cidades Fantasmas”, de Tyrell Spencer (Rio Grande do Sul)

. Melhor longa internacional: “Comunhão”, de Anna Zanecka (Polônia)

. Melhor longa latino-americano: “Los Niños”, de Maite Alberdi (Chile)

. CURTA-METRAGEM:

. Melhor curta brasileiro: “Boca de Fogo”, de Luciano Pérez Fernández (Pernambuco)

. Melhor curta internacional: “O Cuidador”, de Joost Van der Wiel (Holanda)

. PRÊMIOS ESPECIAIS:

. “A Terceira Margem”, de Fabian Remy (MG) – Categoria longa e média-metragem: Prêmio da Crítica (Abraccine- Associação Brasileira de Críticos de Cinema)

. “Festejo Muito Pessoal”, de Carlos Adriano (São Paulo) – Categoria curta-metragem: Prêmio da Crítica (Abraccine) e Menção honrosa do Juri Oficial

. “Se Você Contar”, de Roberta Fernandes (Espírito Santo)– Prêmio Aquisição de Curta-Metragem Canal Brasil (troféu e R$15 mil)

. “O Show da Guerra”, de Andreas Dalsgaard & Obaidah Zytoon (Síria-Dinamarca) – Menção honrosa (longa estrangeiro)

“Atentamente”, de Camila Rodriguez Triana (Colômbia) – Menção honrosa (longa latino-americano)

. “Polonesa”, de Agnieszka Elnanowska (Polônia) – Menção honrosa de curta-metragem

+ DICIONÁRIO DE
HISTORIA DA
AFRICA (Séculos VII a XVI)
DE NEI LOPES e
JOSÉ RIVAIR MACEDO
DIA 15 DE MAIO,
das 19h00 às 22h00
Na LIVRARIA BLOOKS — No
Espaço Itaú de Cinema, em
Botafogo, Rio de Janeiro

* 2 FILMES FRANCESES:
O Novato, delicioso filme francês, segue em cartaz em um (só) horário. Confiram também outro filme francês que merece ser visto: “O Grande Dia”, soma orgânica de quatro histórias de três crianças e um jovem que terão que enfrentar duras provas num “grande dia”: um cubano que quer ingressar na Academia de Boxe de Havana (e conta com um encantador “grilo falante” para ajudá-lo), uma estudante indiana que quer chegar à Escola de Engenharia, uma aspirante a bailarina-malabarista mongol (de Ulan-Bathor) que quer entrar na escola preparatória, e um jovem de Uganda que deseja tornar-se guarda florestal num grande parque. Um filme irresistível.

+ AINDA “NO INTENSO AGORA”

De leitura obrigatória a grande entrevista de João Moreira

Salles à Ilustríssima-Folha de S. Paulo deste domingo.

O cineasta e editor da PIAUI discorre sobre o INSTITUTO SERRAPILHEIRA, que criou com a mulher, a professora da PUC e linguista, Branca Vianna, e que destinará 380 milhões para pesquisas científicas (Matemática, Química, Física, etc) no Brasil.

João fala essencialmente de CIENCIAS, mas também toca em assuntos como Nobel, Oscar, divulgação científica, cinema documentário, etc. Fundamental a preocupação dele com o pouco interesse que mídia e sociedade brasileira dão às Ciências, em especial as Exatas. Quem são nossos cientistas? Algum dele recebeu prêmios internacionais? Algumas vezes enviei cartas de leitora a titulares do cargo de Ombudsman da Folha, pedindo mais atenção para as reuniões anuais da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), mais artigos de pensadores e cientistas e menos perda de tempo com bobagens de celebridades ocas (gente, o que foi a capa da Ilustrada, ontem, sábado??? Me senti, como leitora, aviltada!!!!)….

**********Mas a intenção deste flash

é destacar mais um momento luminoso de

NO INTENSO AGORA: justo aquele que enaltece a alegria e juventude dos manifestantes do Maio de 68, em Paris. Jovens, atrevidos, alegres (além

de Dan le Rouge, sempre cheio de vitalidade e sorrisos irônicos, o filme nos encanta com a conversa de jovem “telefonista” de um centro dos rebeldes que tenta “consolar” a mãe de um estudante-manifestante (sumido de casa há uma semana): comédia pura, vital, reveladora. E o filme estabelece o contraste com De Gaulle, o velho general que governa a França. Ele vai à TV e se mostra com suas rugas profundas e muitos anos de vida. Um contraste gritante com os jovens que enchem as ruas. Abandona a telinha e recorre ao rádio, veículo que usou para comandar, da Inglaterra, a resistência francesa aos nazistas (nunca podemos nos esquecer que a elite católica francesa preferiu Hitler a uma suposta invasão comunista). ***** Outro belo momento do filme: aquele em que o narrador (o próprio João Salles) compara as impressões que sua mãe teve da visita à China com as do escritor Alberto MORAVIA!!! Um grande filme, para vermos e revermos.

+ VERMELHO RUSSO NOS CINEMAS
Delicioso mix de comédia, documentário e autoficção, protagonizado por duas atrizes maravilhosas (Martha Nowill, que descobri ser neta de Dorina Nowill, aquela mulher que dedicou sua vida aos cegos, e Maria Manuela, a “Odete Lara” de Ana Maria Magalhães). Não entendi o mau humor de alguns críticos com o filme… Vi duas vezes e me diverti muito.

+ ESCOREL E
ERA O HOTEL CAMBRIDGE”,
DA MESMA DIRETORA DO
ÓTIMO NARRADORES DE JAVÉ:
Repito aqui o poderoso e sintético comentário do cineasta, montador, ensaísta e crítico de cinema Eduardo Escorel sobre o longa de Lili Caffé: “Um filme extraordinário – Fora do comum ou sem paralelo no cinema brasileiro atual, o filme de Eliane Caffé deve ser visto, debatido e reconhecido como um marco”. (Na Revista Piauí)

+ BIBLIOTECA DO PAIAIÁ (BAHIA)

III Encontro sobre Livro, Leitura e
Inclusão Social no Semiárido Baiano
Data: de 03 a 06 de agosto.

*******DOE LIVROS
À BIBLIOTECA
DO PAIAIÁ. SEGUE
ENDEREÇO ABAIXO:

Biblioteca do Paiaiá
Endereço de entrega:

Rua Sete de Setembro, 57
A/C Bar do João de Abílio,
Nova Soure – Bahia
CEP 48.460-000
Obrigado, Geraldo (Alagoinhas)

Anúncios