RENATO TAPAJÓS — FILMES SOBRE IMPEACHMENT

+ RENATO TAPAJÓS

FILMES SOBRE IMPEACHMENT

Matéria da revista
PIAUI sobre filmes a

respeito do impeachment

*****RENATO TAPAJÓS

FILMES SOBRE

IMPEACHMENT,
CONGRESSO NACIONAL

E BRASIL EM TRANSE

Por Maria do Rosário Caetano

A revista PIAUI acaba de publicar, em sua versão digital, ampla matéria sobre filmes (e livros) que têm o impeachment de Dilma Roussef como tema principal (ou ponto de partida). Ou documentários que buscam desenhar perfil do Congresso Nacional (Câmara e Senado), que respaldou a retirada da presidenta eleita do comando do Executivo. Com foco especial em sessão que entrou para a história brasileira devido ao (baixíssimo) nível das “dedicatórias” proferidas por grande parte dos parlamentares-votantes.
Meses atrás, aqui no Almanaque-Almanakito, publicamos levantamento dos filmes (sobre a atual crise brasileira) que estavam em processo de realização. E eles eram oito. Além das produções (nenhuma finalizada ainda) são citados, na matéria da PIAUI, cinco documentários (ver lista abaixo).
Quatro títulos foram esquecidos. Três de projetos desenvolvidos fora das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Caso de “Esquerda em Transe”, de Renato Tapajós (Campinas) e dos filmes de Adirley Queirós (de Brasília) e de Boca Migotto, do Rio Grande do Sul. Também não é mencionado o documentário no qual o professor da USP, escritor, cineasta, roteirista e cineasta Jean-Claude Bernardet vem trabalhando e que tem a recente crise brasileira como foco.
Depois de ler a matéria da PIAUÍ, o cineasta e escritor Renato Tapajós, cujo filme “Linha de Montagem” integra a “Lista de 100 Melhores Documentários Brasileiros” — elaborada a partir de votação de quase cem associados da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e que em breve se transformará em livro

Anúncios