CURSO COM SUSANA SCHILD, NO RIO.

Amigas e amigos,


Segue o início de uma abordagem

sobre o feminino no cinema

Curso O FEMININO NO SÉCULO XXI,

com a crítica, roteirista e

escritora SUSANA SCHILD

uma pacata dona de casa na Índia,
uma menina de 10 anos na Arábia Saudita,
uma jovem de 18 anos de uma familia ultra ortodoxa, em Israel,
uma mulher perto dos 60, livre de amarras, no Chile:

o que elas tem em comum?

4 aulas, de 9 a 30 de

março no Estação NET Botafogo

Curso: Dos 10 aos 60 – O Feminino no Século XXI
4 Aulas. Quintas: 17h às 20h. 09/03, 16/03, 23/03, 30/03

Em quatro aulas a crítica de cinema, roteirista e escritora Susana Schild analisa quatro filmes – exemplos da representação do feminino no século XXI. Dos 10 aos 60 anos, elas podem não ter nada em comum, apenas a necessidade de superar obstáculos.

Elas têm entre 10 e 60 anos e vivem em países tão diferentes como Arábia Saudita, Chile, Israel e Índia. Elas podem ser mães ou filhas, solteiras, casadas ou divorciadas, oprimidas ou liberadas. Apesar de tão distantes, elas têm uma coisa em comum: dar conta de desafios, sonhos e ambições pessoais e/ou familiares/religiosos em contextos sociais nem sempre favoráveis.

Os filmes: Lunchbox, O sonho de Wadja, Gloria, Preenchendo o Vazio.

aula 1
Na Índia, uma pacata dona-de-casa, mãe de uma menina, vislumbra um mundo novo quando a marmita que prepara diariamente para o marido é entregue ao homem, a princípio, errado.
LUNCH BOX (The lunchbox /Dabba) / Índia 2013 / Direção e roteiro de Ritesh Batra. Com Irrfan Khan e Nimrat Kaur. 104 minutos. O extraordinário sistema de entrega de marmitas na megalópole de Dubai cruza os destinos de um homem solitário e de uma mulher ignorada pelo marido. Premiado nos Festivais Internacionais de Dubai e Asia Pacific, somando ao todo 25 prêmios internacionais.

aula 2
Na Arábia Saudita, uma garota de dez anos tem um sonho proibido no país: andar de bicicleta. Para isso, precisa da ajuda da mãe.
O SONHO DE WADJA (Wadjda) / Arábia Saudita 2013. Direção e roteiro de Haifaa Al Mansour. Com Waad Mohammed e Reem Abdullah. 98 minutos Para ganhar o direito de andar de bicicleta em um subúrbio de Riad, capital da Arábia Saudita, uma menina de dez anos se emprenha em um concurso sobre o Alcorão. Primeiro longa-metragem oficial realizado na Arábia Saudita, premiado em vários festivais internacionais, entre eles Dubai, Durban, Fribourg e Goteborg.

aula 3
No Chile, uma mulher perto dos 60 anos, livre de amarras, não abre mão de viver plenamente as suas possibilidades afetivas e sexuais
GLORIA / Chile 2033 / Direção e roteiro de Sabastián Lélio. Com Paulina Garcia, Sergio Hernandez, Diego Fontecilla. 110 minutos Aos 58 anos, Gloria é uma mulher solitária. Seus filhos já saíram de casa e ela tem o hábito de freqüentar bailes voltados para a ‘terceira idade’ onde conhece vários homens. A situação muda quando se apaixona por um ex-oficial da Marinha. Prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim 2013.

aula 4
Em Israel, uma jovem de 18 anos de uma família ultra-ortodoxa, após a morte da irmã, é pressionada a casar com o ex-cunhado. Ela terá direito de escolha?
PREENCHENDO O VAZIO (Israel / 2012 / 90 minutos) Lemale et ha´halal
Direção e roteiro: Rama Burshtein. Com Hadas Yaron, Yiftach Klein, Ido Samuel. Em comunidade ultra-ortodoxa de Tel Aviv, uma jovem de 18 anos, após a morte da irmã, é pressionada a casar com o cunhado. Cria-se um embate entre desejo individual e obediência à tradição. Pela sua atuação, Hadas Yaron recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza em 2012.

Professor:
Susana Schild. Jornalista, crítica de cinema, roteirista e escritora.
Trabalhou no Jornal do Brasil, foi colaboradora de O Estado de São Paulo e dirigiu a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Escreveu os roteiros de Depois daquele baile e Mão na Luva, dirigidos por Roberto Bomtempo (e co-direção de José Joffily no segundo). Para teatro, adaptou Um Sopro de Vida”, de Clarice Lispector, e em parceria com Isabel Muniz, De Verdade, de Sandor Marai. Autora do livro infantil ‘As Aventuras de Jajá’ (Editora Rocco).
Desde outubro de 2010, integra o quadro de críticos de cinema de O Globo.
Membro da Accrj, Abraccine e Fipresci.

****

CURSOS NO ESTAÇÃO
Inscrições e outros cursos: www.grupoestacao.com.br

Anúncios