MOSTRA MOSFILM III & DEBATE DE “VERMELHO RUSSO” + MARCIO CURI + FESTA DO LIVRO NA USP, ALGUMAS SUGESTÕES

Rô Caetano
Maria do Rosário Caetano
Blog: www.almanakito.wordpress.com

ALMANAKITO
QUARTA-FEIRA (23-11-16)

+ NA CINEMATECA BRASILEIRA:
MOSTRA MOSFILM III & DEBATE
DE “VERMELHO RUSSO”
+ A PERDA DE MARCIO CURI
+ MOSTRA BRASILEIRA
(ITAU AUGUSTA & MATILHA: COM
“ENCANTADOS”, NA ABERTURA. Sempre
às 19h30, no Augusta com sete filmes. No
Matilha, vários horários).
+ FESTA DO LIVRO NA USP
– ALGUMAS SUGESTÕES

***HOJE: MOSTRA
MOSFILM III
& DEBATE DO FILME
“VERMELHO RUSSO”

Foi aberta na noite de ontem (22-11-16) a terceira edição da Mostra Mosfilm (Cinema Russo), na Cinemateca Brasileira. Sala lotada, os jovens do CPC-UMES cheios de alegria, a banquinha deles vendendo muitos DVDs soviéticos e russos (parece que o mais vendido foi “Bola de Sebo”, de Mikhail Romm). O filme que abriria a noite — “Alexandre Nevsky”, de Sergei Eisenstein — não foi exibido, pois houve um problema técnico (haverá sessão do épico de Eisenstein, com música de Prokofiev, no próximo sábado. Fiquem de olho na programação, no site do CPC-UMES). Frente à emergência, a turma do CPC-UMES mostrou ARSENAL, do Dovchenko (1928). O belo (e lírico) épico do diretor soviético de origem ucraniana foi exibido sem legendas (o filme é da era muda). Mesmo assim, 70% da plateia ficou até o fim. Reproduzo abaixo, para os que resistiram, o que George Sadoul escreveu sobre o filme do diretor de TERRA, um dos filmes preferidos de Sílvio Tendler. *** Mas antes lembro que hoje, segue a Mostra Mosfilm III:
* 19h00 – Noite de Inverno em Gaga (89min)
****20h30 – VERMELHO RUSSO, do brasileiro Charly Braun, que estará presente, junto com suas atrizes Martha Nowill e Maria Manoela, para debater o filme com o público. Trata-se de
uma história de duas atrizes brasileiras que vão estudar interpretação em Moscou. Entrada franca……
SOBRE ARSENAL (por Sadoul): “Um dos melhores filmes de Dovchenko, quase do mesmo valor de A Terra. Guerra de 1914. A miséria nos campos, o horror no front. Confraternizações revolucionárias, motins. Volta ao país de um trem que descarrilha. Em Kiev, na Ucrânia, os nacionalistas fazem manifestações. Reação dos bolcheviques. A Fábrica Arsenal entra em greve. Inquietação dos burgueses, combates nas ruas. Os grevistas são finalmente derrotados. Os Brancos (mencheviques) fuzilam o herói”. E mais: “Miséria camponesa, nacionalistas desfilam com retrato de Chevtchenko e o depositam como ícone diante dos círios (o retrato, de repente, ganha vida e sopra). O trem descarrilha metáfora do acordeon que se esmaga). O herói proletário (mecânico da fábrica Arsenal) abre a camisa e expõe o peito para que os mencheviques o fuzilem…

***BRASILIA PERDE O MONTADOR,
PRODUTOR E DIRETOR DE CINEMA,
MARCIO CURI, de 69 ANOS
Montou Meteorango Kid, o Heroi Intergalático
Produziu “Loucos por Cinema” e muitos outros longas e curtas
Co-dirigiu “A TV Que Virou Estrela de Cinema (junto com Yanko del Pino) e dirigiu “A Última Estação” (co-produção Brasil-Líbano)

***FESTA DO LIVRO NA USP – ALGUMAS
SUGESTÕES DE CEZAR VERONESI (EM ANEXO)

FESTA DO LIVRO.docx

Anúncios