100 MELHORES FILMES
– Lançamento no Recife,
NESTA SEXTA-FEIRA, 18hOO,
NO CINE SÃO LUIZ



​LIVRO “100 MELHORES FILMES BRASILEIROS”

SERÁ LANÇADO NA 9ª JANELA

INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE

O Cinema São Luiz recebe nesta sexta (4), às 18h, o lançamento do livro 100 Melhores Filmes Brasileiros, organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), editora Letramento e Canal Brasil. A publicação reúne ensaios dos mais representativos críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre filmes que se destacaram na história de nossa cinematografia.

Para o lançamento, que faz parte da programação da 9ª Janela Internacional de Cinema do Recife, estarão presentes seis colaboradores: André Dib, Ernesto Barros, Fabrício Cordeiro, Heitor Augusto, Júlio Cavani e Luiz Joaquim. O evento completa a participação da Abraccine no festival, que em sua abertura apresentou o longa “Eles não usam black-tie” (1981), de Leon Hirszman, marcando o início de um novo projeto de exibição batizado SESSÃO ABRACCINE.

Sobre o livro – De confecção luxuosa, em formato de livro de arte e fartamente ilustrada, a publicação reúne textos dos mais importantes críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre as obras de maior destaque na nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem. São cem autores, entre associados da entidade criada em 2011 e convidados, que buscaram um viés ensaístico, resultando em análises que certamente se tornarão referência no estudo dos filmes, partindo de “Limite” (1931), a mais antiga produção da lista.

Entre as obras analisadas, há desde produções de clássicos diretores, como Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla e Carlos Reichenbach, a filmes recentes, a exemplo de Cidade de Deus, Central do Brasil, O Palhaço e Que Horas Ela Volta?, o mais jovem da lista. A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine no ano passado, com 100 associados e convidados de todo o Brasil, divulgada em novembro. É a primeira vez que uma publicação reúne, nessa seleção, curtas-metragens, representados por obras como Di e Ilha das Flores.

Paulo Henrique Silva, presidente da associação, adianta que “100 Melhores Filmes Brasileiros” é o primeiro de uma série de livros que serão publicados pela Abraccine nos próximos anos. “No início de 2017 deverá ser lançado Bernardet 80 Anos: o Impacto de seu Pensamento no Cinema Brasileiro, sobre um dos principais teóricos de cinema do Brasil e do mundo, que completou 80 anos em agosto”.

Serviço

Lançamento do livro 100 Melhores Filmes Brasileiros

Quando: Sexta, 4 de novembro, 18h

Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista)

Entrada franca / Preço do livro: R$ 79,90

Release 100 Melhores – Lançamento Recife.docx

Anúncios