PREMIO FENIX SERÁ ENTREGUE NA CIDADE DO
MEXICO, DIA SETE DE DEZEMBRO DE 2016

*Atriz Dolores Heredia, presidente da Academia de Cinema do México, participou

da coletiva do PREMIO FENIX 2016

********CINEMA23

APRESENTA A

TERCEIRA EDIÇÃO

DOS PRÊMIOS FÉNIX

Quarta-feira, 24 de agosto de 2016.

• O Prêmio ibero-americano de cinema Fénix® será realizado no dia 7 de
dezembro, no Teatro da Cidade “Esperanza Iris”, na Cidade do México.

• Integrantes do Cinema23 e convidados especiais irão apresentar a pré-seleção dos filmes.

• Será apresentada a Semana Fénix, ciclo de atividades e projeções em torno dos prêmios.

Cinema23, associação formada por mais de 650 profissionais para promover e incentivar a cultura cinematográfica da Ibero-América, anunciou detalhes da terceira entrega do Prêmio ibero-americano de cinemaFénix®, homenagem anual outorgada ao cinema feito na região, e aos profissionais envolvidos em sua realização. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 7 de dezembro de 2016, no Teatro da Cidade “Esperanza Iris”,na Cidade do México, e será transmitida ao vivo e direto pela televisão para mais de 35 países da América Latina, Caribe e Estados Unidos, através dos canais: E! Entertainment Television, Studio Universal, Canal 52 MX eCinelatino.

Na conferência de imprensa que aconteceu no Museu da Cidade do México estiveram presentes: CuauhtémocCárdenas Batel, assessor de assuntos culturais doGovernador da Cidade do México; a deputada Cristina Gaytán, secretária da Comissão de Cultura da Câmara dos deputados; Ricardo Giraldo, diretor do Cinema23; a atriz Dolores Heredia, presidenta da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas e integrante do Cinema 23, Armando López Cárdenas, diretor do Fundo Misto de Promoção Turística da Cidade do México; Luis Gerardo Méndez, ator, produtor e integrante do Cinema23; Rodrigo Peñafiel, presidente dos Prêmios Fénix; Jorge Sánchez Sosa, diretor geral do Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE) e Cecilia Suárez, atriz e integrante do Cinema23. Eles deram seus pontos de vista sobre a relevância dos Prêmios Fénix e compartilharam detalhes da cerimônia de premiação, os filmes pré-selecionados, as novas atividades que foram realizadas este ano e suas colaborações.

O Comitê de seleção e indicação do Cinema23, formado por mais de 200 profissionais do cinema, vindos principalmente dos países que formam a Ibero-América, pré-selecionou 58 longas-metragens de ficção e 25 longas-metragens de documentário – de um total de 790 longas-metragens –, que serão candidatos às indicações nas 13 categorias: Longa-metragem de ficção, Direção, Atuação masculina, Atuação femenina, Roteiro, Fotografia, Edição, Direção de Arte, Som, Música, Figurino, Longa-metragemdocumentário e Fotografia de documentário.

Além disso, como nas edições anteriores, serão concedidos quatro reconhecimentos especiais: À contribuição cinematográfica, eleito por um conselho do Cinema23; ao Trabalho Crítico, concedido pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI); o Reconhecimento dos exibidores, outorgado pelos principais exibidores da região e convocados pela rede Cinépolis; e o Reconhecimento à Trajetória, entregue pelas diferentes academias e associações de cinema dos países da região e convocados pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas.

A novidade desta edição é a Semana Fénix, 10 dias de atividades que incluem exibições de filmes indicados aos Prêmios Fénix 2016, além dos filmes selecionados e premiados nas duas edições anteriores, encontros dosindicados, conferências, atividades acadêmicas e da indústria com profissionais dos distintos ofícios cinematográficos.

A Semana Fénix acontecerá de 1 a 10 de dezembro na Cidade do México, com projeções simultâneas no Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e Uruguai.

Cinépolis, Cinemateca Nacional e o Teatro Ángela Peralta serão as sedes na Cidade do México, assim como o Cinema Tonalá, que também terá sessões em Tijuana. Ecocinemarealizará uma mostra itinerante ao ar livre e em universidades, em Querétaro, Morelos e na Cidade doMéxico. As sedes no exterior serão: Cinema Tonalá em Bogotá, Colômbia; Sala Palafox em Madrid, Espanha e Sala Zitarrosa em Montevidéu, Uruguai. Ecocinematambém participará no circuito internacional com sessões ao ar livre em Montevidéu, Santiago do Chile e Porto Alegre, Brasil.

Além disso, o Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE) irá desenvolver algumas atividades da indústria e de formação por ocasião da Semana Fénix. Incluem oficinas públicas e espaços de mercado, que se apresentam como cenário ideal para impulsionar o intercâmbio criativo e a interação de profissionais da indústria, assim como o comércio e a internacionalização das produções audiovisuais da região.

Por sua conta, as plataformas digitais de exibição como Cinépolis Klic, Festival Scope e Filmin Latino irão oferecer uma seleção de filmes deste ciclo.

Outras sedes para diferentes atividades estão contempladas, como o FARO Aragón, o Centro Cultural da Espanha no México e alguns espaços mais. O IMCINE desenvolverá ainda algumas atividades da indústria e de formação por ocasião da Semana Fénix.

Anúncios