A DOCE VIDA – FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA,
PROGRAMA DIRIGIDO POR ANTOINE DE GAUDEMAR

*************** LA DOLCE VITA:
No programa “Os Filmes

Que Marcaram Época”
CANAL CURTA! (Canal 56 da NET)
O mais belo, consistente e original dos documentários da série francesa (dedicado ao filme A Doce Vida, de Fellini) tem mais duas exibições, esta semana, no Canal Curta! Nesta sexta-feira, 9h00 (nove da manhã). E mais uma, da qual não me lembro dia e horário. “Os Filmes Que Marcaram Época – La Dolce Vita” tem direção de Antoine de Gaudemar (escrevo sem tempo para pesquisar a grafia correta), material de arquivo de tirar o fôlego, depoimentos, sem exceção, qualificadíssimos. Vou destacar dois.
1: o do jovem francês Julien Neutre, estudioso da obra de Fellini e, em especial de “A Doce Vida”. Ele buscou nas revistas mundanas do final dos anos 1950 as fontes de inspiração das principais sequências desta obra-prima do cinema pensinsular e mundial.
2. O escritor Antonio Tabucci, que fala do impacto que o filme causou nele, que era adolescente quando o assistiu (e viu a Igreja católica iniciar campanha de perseguição ao filme). Da série francesa, o documentário dedicado a “este” Fellini é, para mim, o top do top. Depois seguem magníficos programas dedicados a “O Desprezo”, do Godard, “Lacombe Lucien”, do Malle, “A Regra do Jogo”, do Renoir…

Anúncios