BILHETERIAS BRASILEIRAS + CHICO BUARQUE + DRUMMOND + RAIZES DO BRASIL, SERGIO BUARQUE DE HOLLANDA, EDICAO CRITICA…

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS + MPB & CHICO BUARQUE + DRUMMOND + RAIZES DO BRASIL, SERGIO BUARQUE DE HOLLANDA, EDIÇÃO CRITICA + AGUARDEM FOTOS DO LANÇAMENTO DO LIBRO “VERDES ANOS” + REVISTA DE CINEMA 130 + CAJU & MARSEILLE + DIA 24, NITEROI GANHA COMPLEXO RESERVA CULTURAL COM PRE-ESTREIA DE AQUARIUS + OLYMPIA + MOSTRA DE CINEMA ARABE (CineSesc) + MOSTRA DE CINEMA ITALIANO

+ BILHETERIAS
BRASILEIRAS:

Fonte: Boletim Filme B
Data: 09-07-16
Assinaturas: filmeb

ESTREIAS:

Vidas Partidas………………………………..2.271
A Loucura Entre Nós……………………….806
Fome………………………………………………..301

CONTINUAÇÕES:

Carrossel 2……………………………………………….2.345.263
Mais Forte Q o Mundo (Zé Aldo)………………555.197
NISE, O CORAÇÃO DA LOUCURA…………148.259 (16 semanas em cartaz)
Entre Idas e Vindas……………………………………..109.501
MÃE SÓ HÁ UMA………………………………………..24.036
Espaço Além (Abramovic)…………………………….17.471
MENINO 23…………………………………………………….4.683
TRAGO COMIGO…………………………………………..3.303
Paratodos………………………………………………………….2.239
Travessias (PR)…………………………………………………1.669
O Diabo Mora Aqui………………………………………….1.622
MILLER & FRIED……………………………………………….192

ESTRANGEIROS:

JULIETA………………………………………………………….174.507 (Espanha-Almodóvar)
UM DIA PERFEITO………………………………………….80.498 (Espanha – Aranoa)
CHOCOLATE…………………………………………………….46.401 (França – Omar Sy)
Agnus Dei…………………………………………………………..41.387 (França)
Negócio da Arábia……………………………………………..19.643 (EUA-Tikwer)
Um Amor à Altura………………………………………………10.102 (França, Dujardin)
La Vanité………………………………………………………………8.984 (França – Carmen Maura)
NAHID, AMOR E LIBERDADE………………………….7.796 (Irã à beira-mar)
DE LONGE TE OBSERVO…………………………………..3.137 (Venezuela- VENEZA)
Os Cavaleiros Brancos……………………………………………..557 (França-LINDON)
O MONSTRO DE MIL CABEÇAS………………………….487 (México – PLÁ)

**********Faltam apenas 1.041 ingressos para NISE chegar aos 150 mil
tíquetes!!!! Chegará??? ******************Dois filmes espanhois encabeçam a lista de filmes de arte de “outras geografias” mais vistos no Brasil: Graças a São Almodóvar
e aos quatro atores que encabeçam “Um Dia Perfeito” (o guapo Benício del Toro e o grisalho Tim Robbins, dirigidos pelo ótimo Fernando “Lunes al Sol” Aranoa.
*******No BOLETIM FILME B,
o editor Paulo Sérgio Almeida dá destaque a declaração de RICARDO DARÍN, em ótima matéria (sobre o PLATINO DE HONOR, que ele conquistou e ao qual agradeceu com um “anti-discurso”) de Elaine Guerini, publicada no Valor Econômico.

***CINEMA ÁRABE
Começa amanhã, no CineSesc,
a Mostra de Cinema Árabe????

***BERNARDET:
Na entrevista que deu a Luiz Zanin Oricchio (Estadão, domingo, 07-07-16), o ator, cineasta e professor da USP, Jean-Claude Bernardet (que está no Festival de Locarno-Suíça, para prestigiar a exibição do documentário “Desconstruindo Bernardet”, e que protagoniza FOME, em cartaz nos cinemas) contou que dirigirá série de 4 capítulos, produzida por Eugenio Puppo, sobre
A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA. (Bernardet está mandando notícias de Locarno pelo facebook).

+ OLYMPIA (DOC):
Assisti, no CineArte 1, no Conjunto Nacional paulistano, ao trailler do documentário brasileiro OLYMPIA, que traz depoimentos de Raquel Rolnik e Vladimir Safatle (entre outros). Pelo que entendi — pelo trailer — trata-se de filme que discute as Olimpíadas e as imensas mudanças arquietônicas efetuadas nas grandes metrópoles brasileiras (em especial no Rio)… O filme já estreou em telas cariocas???

+ PAULO CESAR
CAJU E MARSEILLE:
Se o ex-jogador tricampeão do mundo e, agora, cronista esportivo (escreve em O Globo, depois do fechamento do Jornal da Tarde) Paulo César Caju assistir ao filme “A CONEXÃO FRANCESA”, protagonizado por Jean “O Artista” Dujardim, ele vai emocionar-se muito. Afinal, a trama policial se passa na Marseille dos anos 1970 (até o começo dos 80), num tempo em que o tráfico de cocaína e heroina embalou grandes discotecas e casas noturnas. Caju, que nunca escondeu que, depois de abandonar o futebol, enfrentou período terrível de vício (e foi apoiado pelo amigo Claudio Adão e por sua mulher, a produtora de cinema Paula Barreto) deverá chegar às lágrimas com o filme. Por falar em Caju, dia destes, na coluna dele em O Globo, ele contou porque escolheu jogar em Marseille, cidade multicultural e praieira como o Rio, e não em Paris. Suas lembranças vieram à tona nas vésperas dele receber do presidente Hollande, uma comenda pelos muitos anos em que jogou em solo francês.

+ UGO GIORGETTI:
Que maravilha a crônica que o cineasta dedicou, no domingo (Estadão – Caderno Olimpíada) a Pelé. Ou melhor, a Edson Arantes do Nascimento. De leitura obrigatória.

+ CONSULESA NEGRA:
Ao longo do último ano, desde as vésperas do Carnaval, li muitos perfis e entrevistas da consulesa da França em SP, Alexandra Baldeh Loras: uma bela mulher negra (na internet está disponível entrevista que ela deu ao “Programa do Jô”). Ela e o marido cônsul desfilaram em escola paulistana e Alexandra passou a dedicar-se a palestras sobre temas ligados ao Racismo… Só que, a estada da dupla no Brasil estava com os dias contados, pois a diplomacia tem regras rígidas… Li, ontem ou ante-ontem, que o casal decidiu abandonar a diplomacia e viver no Brasil. Ele vai abrir uma empresa de assessoria comercial e ela vai seguir seu trabalho de combate ao racismo. Que bom.

+ DRUMMOND:
LEIAM HOJE A ÓTIMA
CRONICA DE MARIO SERGIO CONTI,
NA FOLHA DE S. PAULO. Conti nos recomenda o
ensaio de Iumma Maria Simon, sobre
“A Rosa do Povo”, na revista
NOVOS ESTUDOS. ******Na mesma Folha,
ótima crônica de Álvaro (….) sobre o belo papel da grande MPB
na festa de abertura das Olimpíadas. A MPB de Tom Jobim & Vinícius de Moraes (“Garota de Ipanema” está bombando de novo!!!), Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque (ausente, mas presente com uma obra-prima, CONSTRUÇÃO), Paulinho da Viola, Wilson das Neves, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, rap e funk… (Pelo menos um dia sem breganejo!!!!!!!)

+ RAIZES DO BRASIL,
SERGIO BUARQUE DE HOLLANDA,
EDICAO CRITICA, A NUMERO 28
+ MIÚCHA, LULA E O NAVIO PETROLEIRO
+ MARCELO E MAURĪCIO:
NOVIÇOS NA SEITA DA BUARQUEOLOGIA

******MARAVILHOSO LANÇAMENTO
DA EDICAO CRITICA DE “RAIZES DO BRASIL,
A VIGÉSIMA-OITAVA, ONTEM, NA LIVRARIA CULTURA DO CONJUNTO NACIONAL, EM SAO PAULO. NA FOTO (ver colagem no Blog Almanakito), OS ORGANIZADORES DA EDICAO CRITICA
LILIA SCHWARCZ E PEDRO MEIRA MONTEIRO, VISTOS NAS EXTREMIDADES. NO MEIO, DE BRANCO, MAURICIO ACUÑA, E MARCELO DIEGO, OS DOIS RESPONSÁVEIS PELO ESTABELECIMENTO DE TEXTOS E NOTAS. LILIAN, QUE ENCERROU AS FALAS DA EQUIPE, ANTES DESTA RESPONDER ÀS PERGUNTAS DA PLATÉIA, PROJETOU SLIDES, COMO ESTE DE LULA & MIUCHA (ver no Almanakito), ABAIXO, QUE MOSTRARAM O QUANTO SERGIO BUARQUE DE HOLLANDA CONTINUA VIVO NO IMAGINÁRIO BRASILEIRO. ELE E SUAS IDEIAS SOBRE O ” HOMEM CORDIAL”.
NA PLATEIA, MUITOS PROFESSORES E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, MAIS ANTONIO NOBREGA E JOSÉ MIGUEL WISNIK.

***UM NEOLOGISMO
AGRADOU A PLATÉIA:
os 4 estudiosos sentados à
mesa integram a seita que pratica a
BUARQUEOLOGIA.
Marcelo & Maurício se confessaram
NOVIÇOS entre os BUARQUEÓLOGOS.

****PEDRO HERTZ ME
contou (pois eu perguntei)
QUE VAI PREPARAR A SEGUNDA TEMPORADA DE
SEU PROGRAMA NO CANAL ARTE 1. PARA A PRIMEIRA TEMPORADA, ELE GRAVOU MAIS DE 40 ENTREVISTAS COM ESCRITORAS E ESCRITORES.

Anúncios