RESERVA CULTURAL EM SEDE NIEMÁRICA (NITEROI) + MAEVE
JINKINGS RECEBE HOMENAGEM EM TRIUNFO

+ “AQUARIUS” NA NOITE INAUGURAL
DA RESERVA CULTURAL DE NITEROI

+ MAEVE JINKING RECEBERÁ
HOMENAGEM DO FEST TRIUNFO

+ NOVO LIVRO DE JESSÉ SOUZA

+ RICARDO DARÍN (ANTI-DISCURSO)

+ PETER WATKINS (MUNCH)

+ HUMOR (POR ROSANE PAVAM)

+ COMISSÃO DO OSCAR (POLÊMICA)

+ JURANDYR NORONHA (LIVRO)

+ BIFF (FESTIVAL INTERNACIONAL
DE CINEMA DE BRASÍLIA)

+ BILHETERIAS BRASILEIRAS + PREMIO ALMANAQUE
+ DARÍN O ANTI-DISCURSO DE RICARDO DARÍN NO PLATINO 2016 (No blog Almanakito)

+ CINE LATINO-AMERICANO (PLATAFORMA)

+ FEST BRASILIA 2016 (ANO 49)

+ CECILIA ROTH: KIKITO DE CRISTAL
NO FEST GRAMADO 44

* INAUGURAÇÃO DA RESERVA
CULTURAL EM NITERÓI

APÓS O SUCESSO DO RESERVA CULTURAL

EM SÃO PAULO, JEAN-THOMAS

BERNARDINI E LAURE BACQUÉ

INAUGURAM UM NOVO COMPLEXO

DE CINEMA EM NITERÓI.

Antigo Centro Petrobras de Cinema, no Gragoatá,

que integra o Caminho Niemeyer abre as portas

24 de agosto com o filme “AQUARIUS”

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Elegante e aconchegante, o Reserva Cultural está em atividade há mais de dez anos. Localizado no coração da Avenida Paulista, o ambiente é referência de qualidade em vários seguimentos.

O espaço conta com quatro salas de cinema voltadas a exibição de filmes de arte, possui também uma livraria, um restaurante e um café/boulangerie, ambos oferecendo o que há de melhor na gastronomia nacional e estrangeira

O Reserva Cultural beneficia-se de um amplo catálogo de filmes trazidos da distribuidora Imovision, dirigida pelo sócio do Reserva Cultural Jean Thomas Bernardini, prestigiada no mercado cinematográfico há 27 anos, lançando no Brasil títulos vencedores dos mais consagrados Festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, e muitos ouros.

Em 24 de agosto de 2016, o Reserva Cultural ganha uma nova casa em uma nova cidade, o Reserva Cultural Niterói, antigo Centro Petrobras de Cinema, que integra o Caminho Niemeyer.

Planejado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço terá cinco salas de cinema, várias lojas (somando cerca de 600 m2), estacionamento de 1800 m2, além dos espaços livres que vão contemplar mesas para café na parte superior e mesas para restaurante e bar no piso inferior. O investimento para a reforma e adequação do prédio será de aproximativamente 12 milhões de reais.

O projeto original foi concebido por Oscar Niemeyer, e foi o primeiro complexo cinematográfico no mundo assinado por ele. Considerado uma verdadeira “obra-prima” o prédio se adequa perfeitamente à filosofia de “Miniplex” do Reserva Cultural.

A INAUGURAÇÃO — Já está fechada uma programação de festas para comemorar a abertura do cinema. A pré-estreia, dia 24 de agosto, será com a exibição do mais recente filme brasileiro indicado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes, “Aquarius”, e contará com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da atriz Sônia Braga, Maeve Jenkings, Humberto Carrão, Iradhir Santos, e grande elenco. A cidade de Niterói está ansiosa para a inauguração do complexo cultural. “Esse projeto é esperado pela população há alguns anos. Agora assinamos com um grupo extremamente bem-sucedido e teremos um equipamento cultural de muita qualidade tendo em vista a experiência do Reserva Cultural ”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O Reserva Cultural e a Imovision já trouxeram ao Brasil grandes nomes do cinema mundial, tendo um histórico de visitas ilustres para suas pré-estreias, como o diretor Francis Ford Coppola na pré-estreia de Tetro, os vencedores da Palma de Ouro Abdellatif Kechiche, Adèle Exarchopoulos e elenco para a pré-estreia de Azul é a Cor Mais Quente, uma das atrizes francesas mais consagradas, Catherine Deneuve na pré-estreia de Potiche – A Esposa Troféu dirigido por François Ozon, que também contou com a presença de Audrey Tautou. Gaspar Uliel e Bertrand Bonello vieram ao brasil apresentar Saint Laurent. Louis Garrel e Laetitia Casta apresentaram o primeiro longa do ator-fetiche como diretor, Dois Amigos. Frédéric Tcheng recebeu uma pré-estreia luxuosa para promover o documentário Dior e Eu, Héloïse Godet e Kamel Abdeli, protagonista de Adeus à Linguagem, primeiro longa em 3D de Jean-Luc Godard, apresentaram uma maratona de pré-estreias. Jaqueline Bisset e Abel Ferrara prestigiaram o aniversário de 25 anos da Imovision, marcando presença em um festival especial de 7 pré-estreias, com a presença de outras personalidades internacionais. O Reserva Cultural Niterói será um novo ambiente para a visita dos talents que realizam e estrelam os filmes distribuídos pela Imovision e exibidos pelo famoso cinema focado em programação autoral.

LOCALIZAÇÃO — Localizado numa área privilegiada, o Reserva Cultural Niterói está muito próximo ao terminal de barcas Rio-Niterói (travessia de 15mns) eao lado da Universidade Federal Fluminense, próximo ao Shopping Plaza e de Icaraí, bairro que possui o melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro segundo o jornal O Globo.

O complexo, seguindo a filosofia da Matriz, contará com outras atrações nos espaços planejados por Oscar Niemayer, como a prestigiosa Livraria Blooks, a novidade Bizu Bizu, que oferecerá um misto de hamburgueria, comidinhas francesa e sucos naturais, além do Bistrô Reserva, que apresenta o melhor da cozinha mediterrânea, já conhecido e admirado pelos frequentadores paulistas e turistas, que incluem a Reserva Cultural em sua programação quando visitam a cidade. Outros espaços ainda estão sendo negociados.

Reserva Cultural Niterói – Av. Visconde do Rio Branco, nº 880 | Niterói

****MAEVE JINKINGS
será homenageada na 9ª edição
do Festival de Cinema de Triunfo

Evento que celebra e debate o cinema brasileiro

acontece de 8 a 13 de agosto, no Sertão do Pajeú

Em sua nona edição, o Festival de Cinema de Triunfo ganha fôlego novo, contemplando a diversa e recente produção audiovisual pernambucana e nacional. De 8 a 13 de agosto, 33 curtas e longas-metragens em competição vão ganhar a tela do Cine Theatro Guarany, um dos mais belos equipamentos públicos e também patrimônio material do estado.

Nesta edição, o Festival prestará homenagens a atriz Maeve Jinkings que tem parceria de longa data com o cinema de Pernambuco. Sendo assim, reconhecida pela importante contribuição no desenvolvimento da produção audiovisual do Estado. “Em julho de 2009 vim a Recife filmar Passageira S8, primeiro de uma série de filmes que viria a realizar em Pernambuco. Naquela ocasião escutei falar de um festival de cinema que ocorreria numa linda cidade no sertão do Pajeú chamada Triunfo, com clima serrano e lindos casarios históricos. A cidade permaneceu em meu imaginário desde então, por isso é uma honra e um prazer enorme ser convidada a estar no Festival para ser homenageada em sua nona edição.” diz Maeve.

Maeve Jinkings – Nasceu em Brasília, mudou-se aos cinco anos para Belém do Pará, onde se formou em Comunicação Social. De lá, seguiu para São Paulo, onde estudou artes dramáticas. Em 2009, filmou um curta-metragem no Recife, o primeiro de uma série de trabalhos no Estado. Sua parceria com a produção de cinema pernambucano resultou até hoje em mais de dez longas, entre eles Aquarius (2016), Açúcar (em finalização), Boi Neon (2016), Seu Cavalcanti (em edição), Amor Plástico e Barulho, Boa Sorte Meu Amor (2013), Era Uma Vez Verônica (2013) e O Som ao Redor (2013). Pela atuação em Amor Plástico e Barulho, recebeu diversos prêmios de melhor intérprete, entre eles o de Melhor Atriz no 46º Festival de Brasília e o prêmio de Melhor Atriz no BRAFFT 2014, Festival Brasileiro de Cinema em Toronto. Sua estreia em teledramaturgia ocorreu em 2015, na novela A Regra do Jogo. Maeve também tem atuado como preparadora de elenco, atividade que desempenhou nos filmes Sem Coração e Big Jato.

Mais informações sobre o Festival: http://festivaldecinemadetriunfo.blogspot.com.br

Mais informações e fotos de Maeve Jinkings:

http://www.maevejinkings.com

Anúncios