JURANDYR NORONHA 100 ANOS

+ SÓCRATES BR + FEST GRAMADO 2016 + BELMONTE + VERDES ANOS
+ PREVIEW BRASIL + DE LONGE TE OBSERVO – VENCEDOR DE VENEZA

Rô Caetano
Maria do Rosário Caetano
Blog: www.almanakito.wordpress.com

+BILHETERIAS BRASILEIRAS (AGUARDEM) + FEST GRAMADO 2016

+ HOJE, NA TV CULTURA, 23h30, MARIA ADELAIDE AMARAL, TUNA DWEK E LEOPOLDO PACHECO

+ BELMONTE E A RAINHA DO BLOCKBUSTER NACIONAL + PREVIEW BRASIL + “DE LONGE TE OBSERVO” – VENCEDOR DO FESTIVAL DE VENEZA 2015 -ESTREIA EM 28 DE JULHO

+ PREMIOS PLATINO 2016 + DISCURSO DE BANDERAS (X TRUMP) + CERIMONIA DE GALA DOS PREMIOS PLATINO – OS MELHORES DO CINEMA IBERO-AMERICANO, NO CANAL BRASIL, DOMINGO, 22h00.

+ ‘CASTROALVINOS’ DE

INFÂNCIA (COMO EU): QUE DIA
E HORÁRIOS PASSA, NO CANAL

ARTE 1, O PROGRAMA QUE BETHANIA DEDICOU AO POETA BAIANO???

+ DIA SEIS DE AGOSTO, EM PORTO ALEGRE (NA CINEMATECA CAPITÓLIO): LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O FILME “VERDES ANOS”, DE GIBA ASSIS BRASIL & CARLOS GERBASE (AUTORA: ALICE TRUSZ)

+ CENTENARIO DE JURANDYR NORONHA (RIO) + CENTENARIOS DE PAULO EMILIO E ANTONIO CALLADO

+ O BRASIL EM CADA PLANO DE MURILO SALLES (NOSSA CAIXA-RIO) + MORRE O CIENTISTA SERGIO HENRIQUE FERREIRA, EX-PRESIDENTE DA SBPC (SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA): GRANDE FARMACÓLOGO)

+ CPC-UMES LANÇA NOVOS FILMES SOVIETICOS: O MAIS RARO DELES: BOLA DE SEBO, DE MIKHAIL ROOM

+ QUINTA-FEIRA, NO MEMORIAL DA AMERICA LATINA: DEBATE ENTRE ANNA MUYLAERT & LAERTE (SOBRE MÃE SÓ HÁ UMA): VIRAM A CHARGE DO LAERTE, HOJE, NA FOLHA DE S. PAULO??????

+ A TURMA DO VIOLÃO ESTÁ ARREBENTANDO: NOVAS (E INÉDITAS) GRAVAÇÕES DE SÃO BADEN POWELL + BELO TEXTO DE ALVARO COSTA E SILVA SOBRE JACOB DO BANDOLIM (FSP, HOJE)

+ AMANHÃ, NO BLOG DE JUCA KFOURI: Campanha
do MST por recursos para construção, na Escola Florestan Fernandes, de campo de futebol que levará o nome do
craque corinthiano Sócrates Brasileiro.

******* FEST GRAMADO 2016
Nesta quarta-feira, Gramado divulga a lista de
longas-metragens de sua competição número 44. Creio que das competições brasileira e a latino-americana. Ou só da brasileira???
Em que lista estará o novo filme de Selton Mello, adaptado de livro do chileno Antonio “O Carteiro e o Poeta” Skármeta?? Em Gramado, em Brasília ou no Festival do Rio?? Ou nenhum dos três?? Aguardemos, pois. Será que “Neruda”, de Pablo Larraín estará na competição latino-americana de Gramado???

+ CENTENARIO DE
JURANDYR NORONHA (RIO):
Os cariocas estão comemorando o centenário do pesquisador e cineasta Jurandyr Noronha (Juiz de Fora-1916 – Rio-2015). Leiam, no Dicionário do Cineastas Brasileiros, de Luiz Felipe Miranda, ótimo verbete sobre o diretor de três longas-metragens documentais: “Panorama do Cinema Brasileiro” (1968), Cômicos e Mais Cômicos (1971) e “70 Anos de Brasil” (1974). As comemorações se darão também em Minas e São Paulo?? E no Canal Brasil????

******PREMIOS PLATINO — ANO III:
Será que Ricardo Darín, Platino de Honor,
nesta edição que acontecerá numa gelada
Punta del Este uruguaia (neste domingo, com
transmissão pelo Canal Brasil, 22h00) fará discurso
tão arrebatador quanto o do malaguenho Antonio Banderas?? (Veja o discurso de BANDERAS X TRUMP, nesta remessa.
E também a lista de concorrentes aos Prêmios Platino)

*****”ENTRE IDAS E VINDAS”,
BELMONTE, INGRID GUIMARÃES,
A RAINHA DO BLOCKBUSTER NACIONAL,
O HUMOR DE ALICE BRAGA, PAI E FILHO, ANDRÉ LAVENÈRE, CLAUDIA JOUVIN, SEQUENCIA LACRIMAL, DO PLANALTO CENTRAL AO PLANALTO PAULISTA VIA ATLÂNTICO E O CARRO LADDA SOVIĒTICO…

***** HISTORIAS COTIDIANAS
(PREVIEW BRASIL):
De manhã, recebi e folheei a revista Preview Brasil 82, na correria, antes de ir à feira e aos correios. Na agência paulistana,
a caixa estranhou que eu andasse sumida (isto acontece porque tenho passado a maior parte dos dias em Santos) e comentou a capa da revista Preview Brasil, que traz um candidato a blockbuster. Respondi que era um filme de ação, gênero que pouco me interessa. Aí — para minha total surpresa — ela comentou: “você leu a matéria sobre o menino que foi escravizado?”. Na hora fiquei sem resposta. Mas logo concluí que ela falava da ótima matéria da revista sobre o filme “Menino 23 – Infâncias Roubadas no Brasil”, de Belisário Franca. Respondi que ainda não tinha lido a matéria, que a leria tão logo pudesse, e que já vira o filme no CineCeará. Ela comentou então: “não vi o filme, mas fiquei muito impressionada com a história. Quanta coisa impressionante acontece no Brasil e a gente nem fica sabendo”. (Terminei a postagem de minha correspondênia — sim, de papel, não é por outra razão que Zanin me chama de “missionária da celulose e do celulóide”

Anúncios