********* “BATGUANO”, um filme paraibano, com EVERALDO PONTES e Tavinho Teixeira (ator e diretor, visto nesta foto) está em cartaz no CINE CAIXA BELAS ARTES, em SÃO PAULO. Lhes conto uma breve história: ano passado, no FEST ARUANDA, em João Pessoa, o grande EVERALDO PONTES (Trofeu Candango de melhor ator por SÃO JERÔNIMO, de Bressane) lamentou a exclusão do filme BATGUANO da competição do festival pessoano. O assunto rendeu. LUCIO VILAR, diretor do Festival e professor da UFPB, prestou dois esclarecimentos: primeiro, o filme NEM SE INSCREVEU. Segundo: o Festival só trabalha com filmes 100% INÉDITOS na Paraíba. E o filme protagonizado por EVERALDO PONTES E TAVINHO já tivera exibição na cidade. Sobre BATGUANO, que irei conhecer nesta quarta-feira, cito frase destacada no belo folheto do CINE CAIXA BELAS ARTES: “Provavelmente a mais curiosa adaptação do Homem-Morcego feita pelo cinema” (Gabriel Papaléo, do Cineplayers). Sobre o filme, li matéria de capa assinada, salvo engano, por ERNESTO BARROS, no JORNAL DO COMERCIO, do Recife, em dezembro de 2014.

********** EM BREVE ESTREIA NO BRASIL,
LONGA FICCIONAL CHILENO: “NERUDA”.
No elenco, a atriz CATALINA SAAVEDRA, da La Nana e
La Mujer de Barro. Ela interpreta uma costureira. Saavedra e Paulina García, de GLORIA, são hoje as duas mais requisitadas atrizes do país andino. NERUDA será tema de debate no PROJETO CINEMA DO PROFESSOR, neste sábado, no Cine Itaú Frei Caneca-SP. O diretor do filme, MIGUEL BASOALTO (sobrinho-neto do
poeta chileno que conquistou o NOBEL DE LITERATURA em 1971)
debaterá o filme com o público.

********** MARATONA DE FILMES:
Além de uma cabine de NERUDA, vi três filmes ontem
(e seguirei em maratona, pois passei quase três semanas fora de São Paulo):
*CASADENTRO, da peruana Joanna Lombardi, filha de FRANCISCO LOMBARDI, diretor de La Boca del Lobo, Caídos del Cielo e Pantaleão e as Visitadoras),
*”Enquanto Éramos Jovens”, de Noah Baumbach, interessante discussão sobre “verdade” no documentário (apesar da sequência de vômitos no ritual do Santo Daime, que fez cinco espectadores deixarem o Cine Livraria Cultura 2) e * VILANOVA ARTIGAS – O ARQUITETO DA LUZ.

*******************VILANOVA ARTIGAS (1915-1985):
não percam este belo documentário sobre o grande arquiteto paranaense-paulista, criador do estádio do Morumbi e do prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo). Militante comunista, professor universitário, grande arquiteto, Artigas faria 100 anos se vivo fosse. Por causa de seu centenário, várias cidades brasileiras podem assistir a este filme. E DE GRAÇA. Ontem, fui comprar meu ingresso e me avisaram ser entrada franca. Trata-se de projeto patrocinado pelo Instituto Itaú Cultural. Havia um bom público. A maioria, deduzi, estudantes de Arquitetura da USP, pois riam muito quando viam a sede desta escola desenhada por ARTIGAS. A dois amigos, em especial, indico o filme: a JOSÉ GERALDO COUTO, já que a cidade paulistana de JAÚ aparece bem na fita. E a CARLOS EDUARDO LOURENÇO JORGE, de Londrina, outra cidade que aparece bem na fita. O Instituo Itaú Cultural da Avenida Paulista apresenta grande exposição sobre a trajetória de ARTIGAS. Um breve registro: no filme, aparece programa da TV EXCELSIOR (com C ou S??) que debatia……ARQUITETURA. Ah, anos 1960!! o Brasil já cultivou a INTELIGENCIA na TV!!

******************** O PREMIO PLATINO
aos melhores do cinema ibero-americano será entregue dia 18 DE JULHO, em Marbella, na Costa Mediterrânea da ESPANHA. O Brasil participa com quatro filmes: O LOBO ATRÁS DA PORTA, O SAL DA TERRA, O MENINO E O MUNDO e ATÉ QUE A SBORNIA NOS SEPARE.