Win Wenders e Nelson Xavier no CineCeará … “O Sal da Terra”, de Win Wenders, é destaque amanhã (20) no 24º Cine Ceará…..Na mesma noite, Nelson Xavier recebe homenagem

Um dos destaques da programação de quinta-feira (20), do 24º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é a exibição hors concours do “O Sal da Terra”, de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, a partir das 21h30. O novo filme do consagrado diretor é um documentário sobre um dos maiores fotógrafos do mundo, Sebastião Salgado.

Em quarenta anos de carreira, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. O longa apresenta os bastidores do seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

A 24ª edição do Cine Ceará acontece de 15 a 22 de novembro, no Theatro José de Alencar, com o tema “O novo cinema Argentino”. Em paralelo, serão realizadas atividades no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Casa Amarela Eusélio Oliveira e no Centro Cultural Banco do Nordeste.

O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O BNDES e a Coelce apresentam o evento. A Oi e o Grupo Aço Cearense são patrocinadores VIP, além do patrocínio do Banco do Nordeste, Indaiá e Transpetro. E do apoio cultural do Oi Futuro.

Nelson Xavier é o ator homenageado no 24º Festival Cine Ceará

Com mais de 50 filmes no currículo, entre eles Os Fuzis (1964) e Narradores de Javé (2003), Nelson Xavier é um dos homenageados na 24º edição do Cine Ceará. A homenagem será no dia (20), quinta-feira, às 19h30 no Theatro José Alencar. “Esse reconhecimento ao meu trabalho é uma coisa que me conforta muito. É a sensação que não foi em vão. É uma alegria muito grande” afirma o ator. Em 2010, Nelson destacou-se interpretando o médium Chico Xavier. Nelson, que tem 50 anos de carreira, é reconhecido também por inúmeros trabalhos na TV, entre as mais recentes novelas estão Gabriela e Joia Rara.